BlackClover e seus problemas com OutSourcing

Olá leitores do animystic  eu sou o Guaraná e essa semana irei falar um pouco sobre o OutSourcing e os problemas que isso traz em muitos episódios de BlackClover.

OutSourcing

OutSourcing é um termo que define quando um estúdio contrata outro para auxiliar no trabalho. Essa prática é muito comum em áreas como Keyanimation, já que nem sempre todos os animadores conseguem arcar com todas as cenas,  ou em áreas mais relacionadas a artes, tais como coloração e background (Vários estúdios de animação não tem seu próprio departamento de arte, então é comum contratar um estúdio terceirizado. Estúdios como Kyoani, Ufotable e Production I.G fazem todo o trabalho de arte em seus próprios estúdios).

Sobre a animação de Black Clover

Agora, vamos falar de Blackclover que é um dos grandes sucessos da Weekly Shounen Jump  e que está sendo adaptado para anime pelo Studio Pierrot. São recorrentes as reclamações quanto a animação de Blackclover, seja por um uso exagerado de CG, ou até por várias inconsistências em character design. Mas agora, porque Blackclover tem tantos problemas em sua animação? é culpa da Pierrot?

Bom, no meu ponto de vista, a culpa não é totalmente da Pierrot. Claro, foi eles que quiseram optar por outro estúdio para produzir a animação, e isso muito provavelmente já é motivo para a maioria de vocês já colocarem toda a culpa neles.

Mas eu estou aqui para lembrar que OutSourcing é uma prática muito comum no Japão e no resto do mundo! É só ver que a maioria dos estúdios americanos designam uma boa parcela de seus trabalhos para estúdios na índia, já que lá a mão de obra é bem mais barata e em vários casos é tão eficiente quanto. E claro, o estúdio de animação mais endeusado do Japão, a Kyotoanimation,  começou como um estúdio que fazia trabalho de coloração para a Pierrot, que depois virou um estúdio que produzia keyanimation para outros estúdios (E investir na Kyoto era visto como prática segura durante muito tempo) até se tornar um dos maiores estúdios de animação do Japão nos dias atuais.

Conclusão

Mas como alguém que é fã de animação, não da pra dizer que sou fã dessa pratica. Até porque, quando você exporta sua animação para um estúdio menos experiente, com funcionários menos experientes e menos habilidosos, é normal que a qualidade da animação tenda a cair e isso é algo extremamente normal, e que eles tem total noção de que isso vai acontecer. Mas claro, isso ajuda eles a investirem bem mais em momentos de mais impacto, sejam ele de lutas, ou de cenas mais emocionantes, que são as que tendem a ficar marcadas na cabeça do telespectador.

 

 

 

Pedro Guarani

Tenho 21 anos de idade, sou apaixonado pela parte técnica da animação japonesa. Escrevo sobre animação, enquanto tento engolir o fato de que meu melhor amigo me trocou pela namorada.

Posts Relacionados