Clannad – Será que estou vivendo ou apenas existindo?

Olá, leitores, hoje irei compartilhar com vocês sobre as principais mudanças que impactaram a vida de Tomoya no anime Clannad e Clannad After Story. Peguem os lenços e leiam o texto feito com amor e carinho.

Para aqueles que ainda não assistiram ao anime, recomendo que assistam antes.

Vamos do começo

Clannad conta a história de Tomoya, um jovem comum do ensino médio que não se importa com a escola ou com o seu futuro. Além disso, ele vive sem ter um objetivo claro em sua vida. Quando o protagonista era mais jovem, Tomoya estava no time de basquete e infelizmente teve que sair devido ao deslocamento do ombro. Essa lesão o deixou fisicamente incapaz de levantar os braços acima da cabeça, e por consequência, as suas ações no clube foram encerradas.

O pai de Tomoya foi o culpado por ter machucado o rapaz e colocando um fim na sua carreira no basquete. Após o falecimento da mãe do protagonista, o seu pai teve que criá-lo sozinho. Posteriormente, o senhor entrou em desespero e virou um alcoólatra e, furioso, agrediu Tomoya, causando uma lesão no ombro.

A cada dia, o rapaz permanece com sua existência vazia e acabada. Isso até o momento que Tomoya conhece Nagisa. Ela é uma garota tímida e que tem problemas de saúde. Por causa disso, a garota não é capaz de fazer muitas coisas sozinhas e tende a ser ajudada a confiar nas pessoas. No entanto, ela é gentil e compreensiva.

O protagonista acaba se interessando pela jovem estranha e unica. Nagisa quer criar um clube de drama, mas o clube anterior foi dissolvido, porque não tinha membros suficientes. Tomoya decide ajudá-la, já que o protagonista não tem outra coisa para fazer. A partir desse momento, a garota mudaria a vida dele para sempre. O protagonista mostra um amadurecimento em lidar com as situações em sua volta. É um momento que acabei percebendo que muitas das coisas que acontecem em nossas vidas não são por acaso.

Encontrar propósito para aqueles ao seu redor

Inicialmente,  Nagisa e Tomoya descobrindo maneiras de reiniciar as atividades do clube de drama. Durante esse processo de reestruturação, os dois conhecem vários outros personagens, como Fuuko, Kyou, Ryou e Kotomi.

Podemos perceber que o protagonista é uma pessoa muito gentil. O rapaz ajuda as personagens que aparentam ter problemas pessoais. Apesar de ter vários exemplos do Tomoya contribuindo a favor do próximo, o mais interessante foi o arco da garota chamada Fuuko. A carga dramática envolvendo as lembranças e laços entre os personagens, foram essenciais para as pessoas lembrarem do casamento da irmã de Fuko.

De modo geral, a primeira temporada do anime foi capaz de mostrar a evolução dos personagens. Além disso, o protagonista encontrou um novo objetivo para seguir adiante. O anime buscou transmitir que há coisas mais importantes do que bens materiais como riqueza ou status. De vez em quando, dedicar um tempo com uma pessoa de quem você gosta — seja um amigo, um membro da família é o suficiente para fazer você se sentir completo.

O protagonista compreendeu isso por meio da experiência obtida durante as atividades após ter conhecido Nagisa. Apesar disso, a mudança que ele sentiu no ensino médio foi um dos melhores momentos em sua vida. As pessoas passam por muitas fases diferentes ao longo dos anos, e Tomoya não é exceção. O seu caminho de crescimento continua em Clannad After Story.

A perda e a recuperação do objetivo novamente

No final da primeira temporada de Clannad, Tomoya e Nagisa começam a namorar. Em After Story, o anime aborda seu relacionamento à medida que cresce. Após terminar o ensino médio, os dois se casam e Nagisa decide ter um bebê. Tomoya consegue um emprego como eletricista para ajudar a sustentar sua nova família. É complicado porque o trabalho do protagonista é cansativo e eles moram em um pequeno apartamento. Além disso, a saúde de Nagisa ainda não é das melhores devido ao seu corpo frágil. É uma gravidez bastante difícil. Porém, eles estão muito felizes juntos.

Infelizmente Nagisa não resiste e morre após o nascimento do bebe. A gravidez exigiu muito do seu corpo e ela morreu. Por outro lado, o bebê sobrevive e o protagonista entra em desespero. Depois da difícil adolescência, o rapaz encontrou um novo motivo para viver. Tomoya trabalhou muito duro para manter esse propósito, para ajudar a  Nagisa permanecer feliz e alegre. Mas tudo foi arrancado dele em um período curto de tempo.

Após o incidente, o protagonista enfrentou a depressão que durou cinco anos. Durante esse período, Tomoya raramente conversava com sua filha, Ushio. A mãe de Nagisa assumiu a responsabilidade de cuidar da Ushio nos primeiros dois anos de sua vida, enquanto Tomoya permanecia em um estado de fraqueza.

Erros e acertos

Depois ter melhorado o seu estado emocional, Tomoya faz uma viagem com Ushio. Ele compra um robô de brinquedo e a leva para um campo de flores. A garota perde o brinquedo e começa a procurá-lo. Enquanto isso, Tomoya encontra sua avó, a mãe de seu pai. A senhora explica como foi complicado para seu pai cuidar de Tomoya quando criança após sua mãe morreu. O protagonista volta para Ushio, que está muito chateada por não ter conseguido encontrar o robô. A menina chora porque foi a primeira coisa que o pai lhe deu.

Após um flashbackTomoya percebe que está cometendo o mesmo erro que seu pai cometeu. O rapaz abraça Ushio e afirma com segurança que ele será um bom pai a partir de agora. Ushio soluça, feliz por finalmente estar interagindo com o pai. Embora Tomoya tivesse perdido Nagisa alguns anos atrás, ele conseguiu encontrar outro propósito cuidando de sua filha Ushio.

A história de Tomoya mostra a indecisão da vida e como todos passam por fases. De vez em quando, algo horrível tem que acontecer para que possamos crescer e não voltar a cometer os mesmos erros. No final, embora a dor e sofrimento que ele passou, Tomoya decide que faria tudo diferente, somente para viver esse tempo com Nagisa novamente.

Finalmente, terminei de compartilhar com a respeito de um anime que marcou a vida de muitas pessoas e ensinou inúmeras lições. Obrigado a todos que leram o texto e fiquem à vontade para deixar um comentário com suas próprias interpretações.

David Gutierres

Sou estudante de Pós Graduação, 24 anos, programador e amante da cultura japonesa. Formado em Tecnólogo em Sistemas para Internet. Animes que eu indico: Suzumiya Haruhi no Yuuutsu, Major e Fate/stay night: Unlimited Blade Works.

Posts Relacionados