Coincidência nos animes: Temporada de outono/2015

Olá a todos, aqui é o David e irei falar de coincidências muito curiosas que ocorreram na temporada de outono de 2015.

Foram lançados três animes semelhantes em vários quesitos: enredo, características dos personagens, entre outros. Os animes são Rakudai Kishi no Cavalry, Gakusen Toshi Asterisk e Taimadou Gakuen 35 Shiken Shoutai.

Academia

Os animes citados são do gênero de comédia, romance, fantasia, ação e vida escolar. As escolas possuem um sistema de ranqueamento sendo classificados por pontos ou letras.

Rakudai trabalha com nivelamento de rank “E até A”, no qual temos o protagonista no rank mais baixo e a heroína principal está no rank A. Na minha opinião, o sistema de ranks deveria ter sido melhor explicado para mostrar como funciona a promoção.

Asterisk buscou trabalhar o rank sendo por numeração, mais conhecido por páginas. Diferente de Rakudai Kishi, Gakusen tem o protagonista que está no rank mais baixo, mas sobe de rank rapidamente e a garota mais próxima pertence a primeira página dos personagens da academia.

Apesar do anime Taimadou trabalhar com ranks, ele possui um sistema de pontuação por esquadrão. No qual o protagonista tem a equipe mais fraca e a heroína principal já havia se formado, mas por problemas de má conduta, acabou voltando para academia sendo colocada no esquadrão mais fraco.

©Rakudai Kishi no Cavalry

Protagonistas

A maioria das pessoas que assistiram devem ter percebido que os protagonistas possuem muitas semelhanças. Os rapazes têm segredos que envolvem problemas familiares e que precisam ser resolvidos no presente da história. 

Todos utilizam espadas como arma primária, técnicas únicas e habilidades passadas por gerações. Eles possuem o mesmo objetivo ao entrar nos respectivos torneios: ter o seu desejo concedido, mas o pedido de cada um é diferente.

Com base no que foi mostrado nos animes, os desejos são os seguintes: 

Ikki: mostrar para todos, mas principalmente para sua família que ele é muito forte e merece ser feliz com sua amada. Assim, colocando um fim nas injustiças que sua família está fazendo com ele.

Ayato: descobrir o paradeiro de sua irmã desaparecida. 

Takeru: devido a sua situação financeira, ele prefere ganhar o prêmio em dinheiro para pagar as contas de casa.

Os protagonistas são considerados os mais fracos, entretanto, no decorrer da história sabemos que eles são extremamente fortes. Além disso, eles possuem personalidade calma e espírito guerreiro que não desiste dos seus sonhos. 

O primeiro episódio desses animes dispõe da coincidência do protagonista estar em uma cena ecchi com a heroína principal e posteriormente começam a treinar juntos nos próximos episódios. Mais uma coisa muito parecida é o famoso episódio que possui a cena da garota extremamente preocupada assistindo a luta do protagonista liberando o poder oculto para derrotar o oponente.

©Gakusen Toshi Asterisk

Heroínas principais

Não são só os protagonistas que possuem semelhanças, as heroínas principais também estão envolvidas nas comparações. As garotas possuem cabelos longos; com algum acessório neles. Além disso, elas são de famílias importantes que tendem a ter um impacto político na história. Em determinado episódio, as jovens são salvas pelos protagonistas e a relação amorosa deles aumenta de maneira absurda.

Outro ponto em comum: personalidades/ações das heroínas principais, elas são tsunderes, ciumentas, possuem o papel de liderança nas decisões e utilizam o poder do fogo como força primária. Assim como os rapazes, elas possuem o seu objetivo para participar das competições, mas os propósitos são extremamente distintos.  

Com base no que foi mostrado nos animes, os propósitos são os seguintes: 

Stella: mostrar para todos que ela é forte por ter treinado muito e não por seus dons naturais.

Julis: conseguir grande quantia em dinheiro para ajudar o orfanato que está passando por momentos difíceis.

Ouka: até o presente momento do anime ela era movida pela vingança, mas mudou o jeito de pensar e decidiu apoiar seus amigos.

©Taimadou Gakuen 35 Shiken Shoutai

Algumas curiosidades

O mangá de Rakudai foi lançado em julho de 2013 e ainda não foi finalizado.

A light novel de Asterisk saiu em setembro de 2012 e ainda não foi finalizada.

A light novel de Taimadou começou em maio de 2012 e terminou em julho de 2016 com 13 volumes.

Dos seus respectivos materiais originais, Taimadou é o mais antigo a ser publicado dentre os citados nesse artigo.

Obs: Aos desinformados que falam sobre Asterisk e Taimadou serem cópias de Rakudai, saibam que eles foram lançados antes de Rakudai. 

Na minha opinião, as obras citadas são legais e conseguem cumprir o que prometem (ou tentam pelo menos). Prefiro aproveitar todos eles e não desmerecer o trabalho bacana dessas obras, mesmo que tenham muitas semelhanças.

Caso vocês tenham percebido mais semelhanças entre eles, comente.

David Gutierres

Sou estudante de Pós Graduação, 24 anos, programador e amante da cultura japonesa. Formado em Tecnólogo em Sistemas para Internet. Animes que eu indico: Suzumiya Haruhi no Yuuutsu, Major e Fate/stay night: Unlimited Blade Works.

Posts Relacionados