Dragon Ball Z: 5 Coisas Que Você Não Sabia Sobre Gohan

©Toei Animation / Dragon Ball Z

Olá leitores! Eu sou o David e irei contar hoje algumas curiosidades de um dos personagens principais do anime e mangá Dragon Ball Z. Do verdadeiro nome de sua transformação que supera o Super Saiyajin 2 até a sua morte inútil no especial futuro de Trunks, aqui estão as 5 coisas que você (provavelmente) não sabia sobre Gohan.

5 – Nome verdadeiro de sua transformação que supera o Super Saiyajin

©Toei Animation / Dragon Ball Z

Em Dragon Ball Z, Gohan treina com o supremo senhor Kaioh de dez gerações passadas para despertar o potencial adormecido. Após ter finalizado o treinamento, o filho mais velho de Son Goku ganha um poder além do Super Saiyajin 2. No anime foi mencionado que o Gohan era o guerreiro mais forte, mas perdeu espaço para o seu pai no final da saga Buu. Os fãs popularizaram o nome da transformação como “Gohan Mistico”. O nome realmente apareceu em algumas das publicações que acompanhavam os DVDs. Entretanto, o último nome oficial da transformação mencionada e também pouco utilizada pelas pessoas é conhecido por Ultimate Gohan.

4 – Referência em Dr. Slump

©Toei Animation / Dragon Ball Z

Na versão em inglês do Dr. Slump, há uma referência ao super-herói, Great Saiyaman, no capítulo “Here Comes Arale!” O filme que Senbei Norimaki e Aoi Kimidori foi originalmente intitulado “Nekotoraman vs. Nekotora-7” (uma referência a Ultraman e Ultra Seven) na versão japonesa. Além disso, o mesmo foi rebatizado de “Tigerman versus Saiyaman” na tradução inglesa.

3 – Gohan e o arroz

©Toei Animation / Dragon Ball Z

No Japão, a palavra Gohan é um homófono para ( ), conhecido por ser “arroz cozido”. O nome também se refere a refeições, em geral. Inclusive é um dos diagramas utilizados por Akira Toriyama na troca de nomes envolvendo comida. Por outro lado, a leitura em mandarim de 飯 飯 é um homófono para 午飯 (wǔfàn), que significa “almoço”. No episódio “Memories of Gohan”, Goku, Chi-Chi e o rei cutelo estavam pensando no nome para o bebê. Chi-Chi originalmente sugeriu que ele fosse nomeado com o nome Arquimedes ou Einstein. Mas, eles decidem colocar o nome de Gohan, sendo uma referência ao homem que criou Goku quando criança.

2 – Mudança de idade

©Toei Animation / Dragon Ball Z

Quando o capítulo 196 foi publicado pela primeira vez na Weekly Shonen Jump, Son Gohan foi apresentado aos três anos. No entanto, isso seria contradito no capítulo 197, onde Gohan é reintroduzido ao leitor com a idade alterada para quatro anos na página de rosto do mangá. O anime seguiu o exemplo, alegando que Gohan tinha quatro anos, e mudou a cena de modo que ele sustente quatro dedos em seu lugar.

1– Morte inútil 

©Toei Animation / Dragon Ball Z

A primeira vez que o Trunks apareceu em Dragon Ball Z, rapidamente se tornou um dos personagens mais populares da série. Além disso, o filho do Vegeta teve um especial na TV, baseado em seu passado Dragon Ball Z: A História de Trunks. O filme mostrou o tempo alternativo em que Goku morreu de uma doença cardíaca e os andróides  dominaram a Terra. Existe uma enorme discrepância entre as versões do mangá e anime sobre a vida de Trunks. A principal diferença é que no mangá, Trunks já se tornou um Super Saiyajin. Isso torna o sacrifício de Gohan totalmente inútil, já que não havia necessidade de jogar sua vida fora se Trunks tivesse a transformação.

Você conhece outras curiosidades interessantes sobre Gohan? Conte-nos sobre eles na sessão de comentários!

David Gutierres

Sou estudante de Pós Graduação, 24 anos, programador e amante da cultura japonesa. Formado em Tecnólogo em Sistemas para Internet. Animes que eu indico: Suzumiya Haruhi no Yuuutsu, Major e Fate/stay night: Unlimited Blade Works.

Posts Relacionados