Fate/Stay Night — As Histórias e Mitologias personificadas nos personagens

Hello galerinha! Aqui é a Andressa e dessa vou falar um pouquinho de histórias e mitologias.

©Fate/Stay Night/Studio Deen

Fate/Stay Night é uma animação japonesa adaptada de uma visual novel, lançada em 2006 e produzida pelo Studio Deen, possuindo também uma outra versão com uma rota alternada chamada Fate/Stay Night: Unlimited Blade Works que teve a animação feita pela renomada Ufotable. 

Fate em suma, é uma série de jogos, animações e visual novel’s que possuem os mais variados universos. A premissa principal das obras é a guerra que acontece de tempos em tempos entre os magos e seus servos a fim de conseguirem obter o Santo Graal, um artefato que é capaz de realizar qualquer desejo do mestre. As guerras são sempre bem disputadas e sangrentas; e na maioria das vezes o mistério que envolve o Santo Graal está revestido de tragédia. 

©Fate/Stay Night/Studio Deen

As obras de Fate são extremamente ricas quando se trata de mitologia e história. Todos os servos que os magos invocam para poderem lutar na guerra, são seres que em suas vidas passadas contribuíram para formarem o imaginário de lendas e estórias da nossa realidade. 

HISTÓRIAS E MITOLOGIAS

Santo Graal 

Muita gente acha que o Santo Graal Mágico realmente existe e faz parte de algum ritual da religião cristã, no entanto é apenas uma lenda que se baseia nela.

©Fate/Stay Night/Studio Deen

Em Jerusalém, na última ceia que Jesus teve com seus apóstolos, ele transformou o pão e o vinho em seu corpo e sangue. Esse sacramento realmente existe e é chamado de Eucaristia, no caso, o Cálice usado por cristo é o Santo Graal. Depois da ceia, Jesus foi pego, crucificado, morto e sepultado. Um de seus seguidores, José de Arimatéia que pediu para sepultá-lo, recolheu o sangue de Jesus escorrendo e o colocou no Cálice. Ao descobrirem que José era discípulo de Jesus ele acaba sendo preso, recebendo visita de uma pomba que todo dia ganhava forma na cela para lhe dar uma hóstia. 

Após ser libertado, José de Arimatéia vai para a Inglaterra, levando o Santo Graal e fundando a primeira congregação cristã da Grã-Bretanha, onde atualmente se localiza a Glastonbury. Segundo a lenda e conforme retratado em Fate, o cálice seria capaz de realizar qualquer desejo de quem o ganhasse. 

©Santo Graal

O cálice também aparece na lenda do Rei Arthur.

Saber — A lenda do Rei Arthur  

A lendária Arturia de Fate é inspirada no Rei Arthur e sua famosa lenda com a icônica espada Excalibur. Um monarca que em seu reinado foi incapaz de proteger o seu reino e a si mesmo, e tentou procurar o Cálice Sagrado contando com a ajuda de seus companheiros da Távola Redonda, pois acreditava que o Graal poderia reverter o seu evidente declínio. E é por isso que a Saber no anime quer tanto o Santo Graal; para mudar o seu passado. 

©Pintura Rei Arthur

No anime, Arturia Pendragon é filha do Rei britânico Uther Pendragon Igraine, como eles não podiam assumir uma filha mulher eles a camuflaram, alegando para todos que ela era homem. E esse acontecimento foi o que causou os problemas quando Shirou foi invocar seu servo.

©Fate/Stay Night/Studio Deen

Berserker — Mitologia Nórdica 

O monstruoso Berserker de Fate é a própria personificação do da Mitologia Nórdica. Onde eles são guerreiros ferozes que despertam uma fúria incontrolável antes de qualquer batalha, sendo completamente aterrorizantes e medonhos. 

©Berserker

No anime podemos sentir bem a tensão, quando Berserker aparece perto de sua mestre Illyasviel von Einzbern. 

©Fate/Stay Night/Studio Deen

Rider — Medusa 

A Rider de Fate/Stay Night é a Medusa da mitologia grega, uma lenda bem conhecida mundialmente. No anime ela é a serva da Sakura Matou que acaba se tornando de seu irmão Shinji devido Sakura se recusar a lutar na guerra contra Shirou.

©Fate/Stay Night/Studio Deen

Medusa geralmente é representada com cobras no lugar do cabelo, ela é uma das três górgonas e um monstro ctônico (refere-se aos deuses ou espíritos do mundo subterrâneo, por oposição às divindades olímpicas) horrível, capaz de transformar em pedra qualquer um que olhar nos olhos dela. Ela e suas outras duas irmãs, Stheno e Euryale nasceram por causa de uma vontade insaciável da humanidade de terem deusas perfeitas, uma vez que os deuses do Olimpo eram falhos. Todas eram extremamente lindas, porém Medusa não era imortal e estava destinada a envelhecer , sendo assim, ela tinha um enorme fascínio por suas duas irmãs. Atena, Deusa da Sabedoria fez com que alguns humanos atacassem suas irmãs e a partir desse momento, Medusa começou a odiar profundamente a humanidade.

©Medusa

Caster — Medéia 

No anime, Caster é uma vilã e é a serva de Souichirou Kuzuki que durante a quinta Guerra do Santo Graal luta ao seu lado.

©Fate/Stay Night/Studio Deen

Também fazendo parte da Mitologia Grega, Medéia era uma feiticeira que ajudou Jasão a conseguir o velocino de ouro e acabou se apaixonando por ele, mas logo após foi trocada por uma mulher chamada Glauce. Revoltada, ela estrangula os filhos que tivera com ele e mata a nova mulher com a magia que ela portava. 

©Pintura Medéia

Assassin —  Sasaki Kojiro 

Sasaki Kojiro, um herói que faz parte da história do Japão, conhecido por ser um dos mais talentosos espadachins e lutar de igual para igual com Myamoto Musashi, um guerreiro implacável, apesar de acabar morrendo no ato. 

©Fate/Stay Night/Studio Deen

Esse herói também é o protagonista de uma mangá popular chamado Vagabond.

Archer — Gilgamesh 

Gilgamesh era um Rei da Suméria, sendo também conhecido por meio de sua Epopeia em que é retratado como um épico mesopotâmico. Após toda sua jornada como déspota, foi considerado um dos mais lendários reis sendo até mesmo venerado como uma divindade. 

©Pintura Gilgamesh

Acho que podemos entender agora o motivo de Gilgamesh ser tão arrogante e impiedoso em Fate/Stay Night.

©Fate/Stay Night/Studio Deen

Lancer — Cu Chulainn 

É um herói do Folclore Irlandês também chamado de “Cão de Ulster”, que aparece nas estórias do ciclo de Ulster. Seu nome lhe foi concedido depois de matar um terrível cão de guarda de Culann para se proteger e o substituiu até criarem outro. Com apenas 17 anos ele foi capaz de defender Ulster sozinho contra os exércitos da rainha Medb 

©Fate/Stay Night/Studio Deen

Cu Chulainn recebeu uma profecia de que realizaria feitos grandes e uma enorme fama, porém morreria rapidamente. Ele é um herói bastante reconhecido pela sua frenesi de batalha, e quando se encontra nesse estado, é incapaz de reconhecer qualquer pessoa, sendo ela amiga ou inimiga.   

©Pintura Cão de Ulster

É isso gente. Espero que tenham gostado, os animes de Fate possuem universos amplos e ricos, sendo que os personagens sempre são bem embasados. Se você nunca viu algum anime da franquia, eu recomendo fortemente que veja!

Andressa Araújo

Empolgada, curiosa e ansiosa por natureza. Tenho uma enorme admiração pela cultura oriental e amo joguinhos, arte, ciência e animes. Odeio a monotonia e meu maior sonho é criar uma máquina do tempo para impedir os portugueses de fazerem merda em território alheio. Animes que eu indico: Steins;gate, Mekakucity Actors, Fullmetal Alchemist e Sangatsu no Lion.
Follow Me:

Posts Relacionados