Grisaia no Kajitsu: as garotas e seus traumas

Olá a todos, aqui é o David e irei falar sobre os traumas das garotas da Academia Mihama e a forma que elas superaram essa dor com a ajuda do protagonista Yuuji Kazami

O anime foi adaptado de uma visual novel que possui uma trilogia que aborda de maneira detalhada o passado e presente das personagens. Felizmente, o diretor do anime soube aproveitar os pontos essenciais da parte dramática da obra e não utilizou o fanservice desnecessário do jogo.

Um pouco sobre a história

Para falar dos acontecimentos das garotas, é necessário dar uma contextualizada na história para vocês, vamos lá. 

Grisaia no Kajitsu segue a história de Yuuji Kazami, um estudante misterioso que foi transferido para à academia Mihama. Ele possui um objetivo de ter uma vida normal no ensino médio, mas esse sonho não poderá se tornar realidade tão cedo, pois a academia é exatamente o oposto.

Na escola, o protagonista acaba conhecendo cinco estudantes e aos poucos vai descobrindo mais sobre suas personalidades, já que a socialização é inevitável. Lentamente ele começa a aprender a verdade por trás do pequeno grupo de estudantes que ocupam a academiacada uma tem sua própria parcela de experiências traumáticas que escondem do mundo.

A academia Mihama atua como um lar para essas meninas, elas são o “fruto” que caiu de suas árvores e começaram a se deteriorar. Cabe a Yuuji se tornar o catalisador para salvá-las de si, mas como ele pode salvar outra pessoa quando não consegue nem mesmo salvar ele próprio?

Traumas das garotas

Pretendo expor o passado das personagens e não irei abordar detalhadamente os acontecimentos do presente para não prejudicar a experiência daqueles que não assistiram o anime. 

Cada garota do colégio possuía um trauma e, no decorrer do anime, é mostrado o passado de todas. Yuuji Kazami era o único que poderia salvar as garotas das situações dolorosas.

Chega de enrolação, vamos ao que realmente interessa.

©Grisaia no Kajitsu

Michiru Matsushima

Michiru veio de uma família bastante rica, mas infelizmente os pais achavam que a filha fosse uma garota estúpida. Um dia, enquanto Michiru pensava em pular do telhado de sua escola, ela encontrou outra garota prestes a pular. Mas Michiru a parou. As duas tornaram-se melhores amigas, no entanto, Michiru presenciou o suicídio de sua melhor amiga. O choque de vê-la morrer causou um enorme estresse para o coração já frágil de Michiru, que foi levada para o hospital e precisou de um transplante de coração.

 A perda de um ente querido é uma situação muito difícil de lidar. Posteriormente, não queremos dizer adeus para as possíveis perdas que venham a acontecer. O protagonista conseguiu entender o sofrimento que a estudante estava passando, em seguida, o rapaz foi capaz de salvá-la do pesadelo.  

A Michiru compreendeu que deveria seguir em frente e não ficar se culpando pela morte. Devo destacar que quando o caso foi resolvido a trilha sonora foi de cair lágrimas.

Yumiko Sakaki

Yumiko Sakaki não deveria ter nascido” esse foi o sentimento que permaneceu dentro de seu pai, o coração de Michiaki SakakiNascida de um magnata de negócios e sua fiel esposa, Misako Sakaki, a infância de Yumiko pode ser descrita em uma palavra: vazia. Eles nunca mostraram a Yumiko nada parecido com afeição, em retrospecto, ela foi tratada como um fardo indesejado, um símbolo de fracasso.

A maior surpresa desse anime é a Yumiko, porque desde o nascimento carrega a culpa de ter nascido e não teve nenhum tipo de carinho. A garota seria utilizada como uma ferramenta conveniente para os negócios da família. Mas felizmente o Kazami Yuuji mostrou a genialidade em executar o plano com objetivo de ajuda-la na superação do trauma.

Sachi Komine

Em seu décimo aniversário, a carga de trabalho dos pais de Sachi acalmou. Eles estavam indo  lhe dar uma surpresa para compensar o tempo perdido, mas Sachi estava tão chateada por ter sido negligenciada por tanto tempo, que correu para fora da casa e foi para o playground. Quando ela decidiu voltar, viu seus pais do outro lado da rua, e quando ela os chama, infelizmente, um motorista bêbado os atinge com um caminhão bem na frente dela. O pai de Sachi morreu no impacto e sua mãe ficou em coma.

A Sachi é a típica garota certinha que obedece quando as pessoas pedem para ela fazer algo. O trauma da personagem é profundo por carregar o pecado da desobediência que “resultou” na morte dos seus pais. Durante as aulas da escola, houve um incidente envolvendo a Sachi que acabou sendo resolvido pelo Yuuji. O protagonista mostrou que a morte dos pais não foi culpa dela. Sachi acabou superando a dor da culpa e deu o primeiro passo para uma vida sem arrependimentos.

Makina Irisu

Makina foi vítima de um sequestro quando seu pai, Masataka Irisu, descobriu casos de corrupção política acontecendo dentro de sua família. Uma nota de resgate foi enviada para Masataka.  Ele foi entregar o dinheiro, mas foi  morto a tiros na frente de sua filha. A família dela à enviou para à academia Mihama em segredo para que ela não pudesse se tornar a próxima herdeira, permitindo que sua irmã, Sarina Irisu, tomasse posse de sua herança.

Neste arco, fiquei muito feliz pelo desfecho e pela execução do roteiro, que soube utilizar a carga dramática do começo ao fim. O protagonista compreendeu as dores de Makina ao saber que a família dela era composta por um bando ruim e sem coração. A garota percebeu que não estava sozinha, que estava cercada de amigos verdadeiros, que estariam  sempre ali para protegê-la.

Amane Suou

Aos 13 anos, Amane sofreu um grave acidente de ônibus. Ao fazer uma curva em uma pequena estrada, o motorista do ônibus perdeu o controle e caiu do penhasco. O acidente  deixou ela com um forte caso de culpa de sobrevivente, que só é agravado pela especulação da mídia de que ela sobreviveu envolvendo-se com canibalismo.

Amane ser a “única” sobrevivente do acidente acabou sendo algo muito doloroso. A garota sofreu com injustiças, falsas acusações, mensagens de morte, entre outras coisas. E Kazami Yuuji mostrou para ela que continuar vivendo não é um pecado. O último arco dessa temporada mostrou que a garota precisava enfrentar o passado de frente e deixá-lo para trás.

O anime enfatizou a importância do Yuuji na vida dessas garotas e o desenvolvimento da amizade ao longo da história.

No final desse artigo, alguns devem estar se perguntando “quem é Kazami Yuuji ?” e “por que ele foi estudar naquela escola ? 

Recomendo que assistam Grisaia no Meikyuu e Grisaia no Rakuen para entender o protagonista. Procurei expor a minha opinião de maneira curta e objetiva sem contar spoilers do anime. Deixem nos comentários, o que você achou da obra e o que ela representou na sua vida?

David Gutierres

Sou estudante de Pós Graduação, 24 anos, programador e amante da cultura japonesa. Formado em Tecnólogo em Sistemas para Internet. Animes que eu indico: Suzumiya Haruhi no Yuuutsu, Major e Fate/stay night: Unlimited Blade Works.

Posts Relacionados