Hyouka – Desvendando mistérios cotidianos

©Hyouka – Kyoto Animation

        Oie!!! Aqui é a Manu, e dessa vez vou falar de Hyouka um anime que nos transforma em detetives.

Hyouka é um anime slice of life escolar com mistério, possui 22 episódios + 1 OVA. Foi lançado em 2012 pelo estúdio Kyoto Animation, e foi baseado nas Novels Koten-bu Series escritas por Honobu Yonezawa.

©Koten-bu Series – Honobu Yonezawa

A história acompanha quatro alunos do clube de literatura clássica desvendando pequenos mistérios. A trama é simples, mas surpreende pelos detalhes sutilmente apresentados.

O principal “detetive” é Oreki Houtarou, um adolescente que não quer participar de clubes, pois quer chegar a vida adulta poupando energia (eu o chamaria de preguiçoso), porém, entra para o clube de literatura clássica por um pedido de sua irmã (por medo, já que ela luta aikido).

©Hyouka – Kyoto Animation

“Não faço nada que não queira fazer. Se preciso fazer, faço rápido.” Oreki

©Hyouka – Kyoto Animation

Oreki acreditava que teria a sala do clube só para ele, porém ao chegar lá encontra uma garota, Chitanda Eru, somos então apresentados ao primeiro mistério do anime e aos “poderes” de persuasão de Chitanda. E gente, a Chitanda é uma daquelas personagens que cativam a gente, além de ser uma fofa!

©Hyouka – Kyoto Animation

Há também mais dois participantes no clube, Fukube Satoshi e Ibara Mayaka, que (até então) são os únicos amigos de Oreki, e que entraram para o clube para suprir a cota de participantes. As cenas engraçadas, em sua maioria ficam a cargo do Fukube, e a Ibara também é uma fofa que é apaixonada por mangá (e pelo Fukube).

©Hyouka – Kyoto Animation

Apesar do clube ser de literatura clássica, parece um clube de mistério onde Oreki é o detetive e a Chitanda a contratante. Há pequenos arcos de mistérios durante o anime, a maioria são resolvidos de 01 a 03 episódios, o mistério principal está na segunda parte do anime, em um arco maior.

©Hyouka – Kyoto Animation

Os mistérios não são complexos, são situações cotidianas resolvidas com tanta sutileza por Oreki (é a sensação que deixa, porém Oreki não tem nada de sutil, o cara é brilhante), que você pensa, “como foi que eu não pensei nisso?”.

©Hyouka – Kyoto Animation

Este não é um anime para maratonar, os três primeiros episódios são um pouco mais lento… Particularmente recomendaria ir assistindo por arcos, acredito que só dê para maratonar realmente na segunda parte, no principal mistério do anime (até mesmo porque você não quer parar até ter sido desvendado).

O anime cita livros de mistério famosos, como os livros de Arthur Conan Doyle (que são as histórias de Sherlock Holmes) e da Agatha Christie, e se gosta destes livros, fique sabendo que a resolução de um dos mistérios é baseados num deles.

©Hyouka – Kyoto Animation

Como acontece em praticamente todos slice of life, tem os episódios da praia/piscina, da viagem para as termas e do festival escolar, porém não são apenas fan services, eles são bem encaixados na história. Ah, e não faltou a cena do chocolate no dia dos namorados, dessa vez protagonizada pela Ibara e o Fukube.

©Hyouka – Kyoto Animation

A animação é incrível, afinal estamos falando de uma produção da Kyoto Animation, a trilha sonora é boa, mas o que me chamou atenção foi a segunda ending que é inspirada em Sherlock Holmes.

©Hyouka – Kyoto Animation

O anime não tem um final fechadinho, até mesmo porque as novels Koten-bu Series ainda estão sendo lançadas as publicações dos novos volumes são demoradas, já chegou ficar 7 anos em hiato  porém o diretor nos entrega um desenvolvimento muito sutil do romance (tão) esperado entre o Oreki e a Chitanda, e sei que muitas pessoas não perceberam.

©Hyouka – Kyoto Animation

©Hyouka – Kyoto Animation

Também há adaptação em live action, porém como não assisti, não posso dar detalhes… Se ainda não assistiu, vale a pena ver… Se já assistiu, percebeu na cena final o “desenvolvimento” do romance? Conta pra gente…

Eu vou ficando por aqui… Até a próxima pessoal!

Não resisti… Tive que colocar a imagem abaixo para que vocês possam ver como as cores que eles usaram são incríveis…

©Hyouka – Kyoto Animation

Posts Relacionados