Kaguya-Sama: Love Is War #EP05 ⌈Análise Semanal⌋

Kaguya-Sama: Love Is War #EP05 ⌈Análise Semanal⌋

Ainda não viu as análises dos episódios anteriores? Então clique aqui para ser direcionado à página de análise de Kaguya-Sama: Love Is War

Apresentação do episódio

Boas risadas, cenas da Chika e um pouco de avanço no relacionamento de Kaguya e Shirogane. Esse seria o formato perfeito para um episódio de Kaguya, algo que trouxesse humor e ajudaria a história avançar um pouco.

Primeira metade do episódio

Uns episódios atrás nós vimos uma cena em que o Shirogane deu conselhos amorosos para um aluno do colégio, até então, aquele tinha sido um dos momentos mais cômicos do anime. Agora, quem deverá dar dicas amorosas para alguém é a Kaguya, que terá de ajudar a namorada do garoto que Shirogane deu conselhos amorosos no episódio passado.

A-1 Pictures©

O que eu gostei de observar é que essa cena quebrou bastante um tabu que vinha se formando nas comunidades de anima espalhadas pela internet, de que Kaguya e Shirogane são pessoas praticamente iguais. Vejam bem, no máximo a única coisa dos dois que se pode comparar é o intelecto, e mesmo assim Shirogane ainda vence se formos olhar para o lado acadêmico. Essas diferenças são ainda mais perceptíveis se formos olhar para o contexto social que cada um se enquadra. Enquanto que Kaguya cresceu sendo mimada e sem ter muito contato pro mundo lá fora, Shirogane cresceu sendo alguém muito mais independente e isto torna sua visão de mundo muito mais avançada, Kaguya por outro lado mostra bem mais traços de inocência.

 

A-1 Pictures©

Outra coisa importante de ressaltar é a estrutura da maioria das histórias de Kaguya. Geralmente, a história tende a ter dois tipos de estruturas: A primeira delas são em histórias em que um aparece e o outro não, e que tem como objetivo fazer com que os telespectadores percebam que Kaguya e Shirogane realmente estão apaixonados um pelo outro. A outra estrutura são a de histórias em que os dois estão juntos e que servem basicamente para aproximar os dois personagens e fazer com que o público tenha cada vez mais vontade de shippar os dois.

A-1 Pictures©

Por último mas não menos importante, Chika Fujiwara é a personagem mais importante para o andamento da série. Ela é a personagem que traz um estilo de comédia non sense/pastelão para a obra e tende a quebrar o clima mais psicológico que a obra tem, Kaguya e Shirogane conseguem até arrancar alguns sorrisos, mas é a Fujiwara que traz as maiores risadas da série porque 90% do público que gosta de comédia adora esse tipo de piada nonsense.

A-1 Pictures©

A conclusão da história foi muito bem construída e conseguiu trazer uma resolução para tudo que foi apresentado ali. O problema do casal foi resolvido, e de quebra eles conseguiram cumprir a meta deles de mostrar ainda mais para o telespectador que Kaguya realmente ama Shirogane, e que todos aqueles elogios que ela fez para ele durante a construção da cena realmente se mostraram presentes no final dela.

Segunda metade do episódio

Essa história reforçou mais uma vez o motivo para a existência do anime: O orgulho. Sim, todo o enredo de Kaguya gira em torno dele e grande parte das situações Kaguya vs Shirogane tem sua origem relacionada ao fato de que nenhum dos dois quer perder. E se tem algo que essa história em específico deixou claro é que a batalha nunca tem fim. Na visão de Shirogane, ele não pode mostrar fraqueza em nenhuma área já que isso abriria espaço para Kaguya olhar à ele com desdém, assim como tenho certeza que Kaguya também se sente da mesma forma e não quer dar brechas para Shirogane.

A-1 Pictures©

No final, acabou que tudo deu certo graças ao esforço de Fujiwara, que mais uma vez teve papel importante pra história. Eu acho que a partir das próximas análises vou parar de falar sobre as participações dela serem importantes já que ficaria bem redundante. Eu digo e repito: Fujiwara é quem faz o anime andar.

A-1 Pictures©

Guarda chuva do amor!

Geralmente eu divido meus textos em três tópicos mas a última parte desse episódio em específico me deu a oportunidade de falar de uma prática que é muito conhecida nos animes: A divisão do guarda-chuva. Não! Esse não é um texto de curiosidades do Japão escrito pelo Vulpix para o NSV – Mundo Geek do nosso parceiro Raul, este é um pequeno tópico explicando algo que aparece muito no nosso querido mundo da animação japonesa.

A-1 Pictures©

 

Aiaigasa (相合傘) em japonês significa basicamente dividir guarda chuva. Aiai pode soar como ”Fazer algo junto” enquanto que gasa lembra a palavra kasa que significa ”guarda-chuva”. A pronúncia Aiai também remete muito a palavra Ai, que significa ”Amor” em japonês. Há pessoas que dizem que varias garotas esquecem seu guarda-chuva durante o verão para tentar atrair o amor da pessoa que amam.

A-1 Pictures©

O que mais me interessou na conclusão disso tudo foi o momento em que os dois continuam debaixo do guarda-chuva mesmo a chuva já tendo cessado. Isso deu um sentimento de que os dois gostariam que aquele momento nunca acabasse, certamente essa foi uma das cenas mais fofas do anime até agora.

Conclusão

Meu episódio favorito até então! Na minha opinião, foi o que mais fez a história avançar e o que mais fez os telespectadores quererem shippar ainda mais Kaguya e Shirogane. E ah, a cena pós-créditos foi a melhor parte. Preparem-se porque YUU ISHIGAMI (BEST BOY!!!!!!!) ESTÁ VINDO!

A-1 Pictures©

Nota do episódio: 5/5

Pedro Guarani

Tenho 21 anos de idade, sou apaixonado pela parte técnica da animação japonesa. Escrevo sobre animação, enquanto tento engolir o fato de que meu melhor amigo me trocou pela namorada.

Posts Relacionados