Ligando os pontos da cronologia de Steins;Gate & Steins;Gate 0


El Psy Congroo! Aqui é o Mad Scientist  Vulpixs! Como Steins;Gate 0 acabou a pouco tempo, desta vez trago um texto que destrinchará a cronologia das duas séries animadas. Se você já viu os animes de Steins, me acompanhe, pois ele estará recheado de SPOILERS!

Steins;Gate 0 é uma outra rota ou faz parte do Steins;Gate de 2011?

Conforme sabemos, Steins Gate foi um grande sucesso não só nas telas japonesas como também pelo ocidente todo. Após 7 anos da série principal, o estúdio White Fox decidiu adaptar o jogo de Steins;Gate 0, afim de finalizar toda sua obra.

©WhiteFox / Steins;Gate

Desta forma, no pré lançamento, uma pergunta surgiu na mente de todo mundo, se esse novo anime seria canônico, se seria uma outra rota, ou se acabaria ligando os pontos com o anime anterior. Então venho aqui dar lhes a resposta. Essa série de Steins Gate 0 é canônico e está totalmente relacionado aos fatos do primeiro Steins Gate.

As linhas do tempo em Steins;Gate

©WhiteFox / Steins;Gate0

Pois é! não sei se chegaram a perceber, mas todas as linhas do tempo em Steins;Gate envolve alguma decisão ou uma reação que cerca a Shiina Mayuri. Mas antes, para não ficar confuso, vamos tentar nos lembrar das 3 linhas de Steins;Gate.

Linha Beta

©WhiteFox / Steins;Gate

 

O anime de Steins começa na linha temporal Beta (1,130238%), aquela em que a Makise Kurisu é morta pelo destino. Siga alguns dos acontecimentos dessa linha:

 

 

  • O anime começa na linha Beta e é passado para Alpha assim que o Okarin manda o primeiro D-Mail;
  • Okabe volta para a linha Beta (1.30205%) no episódio 22 após desfazer todos os D-mail’s;
  • Nessa linha do tempo, ninguém além do Okabe, lembra da Kurisu;
  • Steins;Gate 0 todo se passa na linha Beta;
  • Amadeus é criada;
  • Rússia tenta se apoderar da máquina do tempo;
  • Em 2036 acontece a 3ª guerra mundial, pela briga da máquina do tempo, a partir do laudo que Kurisu escreveu e entregou ao seu pai (Nakabachi).
Linha Alpha

©WhiteFox / Steins;Gate

A maior parte da linha alpha se passa no Steins Gate de 2011, para ser mais exato, do episódio 2 ao 22. Além disso, é onde todo o drama e os problemas gerado pelas pesquisas de Hououin Kyouma serão desenvolvidos.

 

 

  • 6 D-Mail’s no telefone micro-ondas;
  • Urushibara Ruka vira uma mulher;
  • Os membros do laboratório de Okabe hackeiam a SERN;
  • Okarin e Kurisu montam a primeira máquina do tempo;
  • A morte de Mayushii passa a ser inevitável.
  • Okabe e Kurisu se apaixonam.
Linha Steins Gate

©WhiteFox / Steins;Gate – (MELHOR CASAL)

 

A linha Steins Gate é a tão sonhada e buscada linha, onde Okarin consegue salvar tanto Kurisu como Mayushii e seguem uma vida tranquila.

 

 

 

  • A Máquina do tempo nunca existiu nessa linha
  • Mayushii e Kurisu estão vivas
  • Okabe e Kurisu começam uma vida juntos
  • O filme “Fuka Ryouiki no Dejà Vú” (não canônico) se passa na linha de Steins;Gate após o episódio extra 25.

Mayushii é a chave para todas as linhas do tempo

Tendo encaixado os acontecimentos marcantes, podemos esclarecer como a Mayushii é essencial para a transição das 3 linhas temporais.

Para isso, abordemos a linha Alpha no episódio 12 do Steins;Gate (2011), que após muitas pesquisas feitas pelo time do Okabe, a SERN invade o laboratório e mata Shiina Mayuri. Ao perceber a proporção que essas pesquisas estavam tomando, Okabe decide tentar saltar no tempo para voltar ao passado e impedir a morte de sua amiga.

©WhiteFox / Steins;Gate – ( Ç___Ç )

Falhando miseravelmente por algumas vezes, o mesmo tenta reverter todos os D-mails feitos anteriormente. Os d-mails a serem revertidos eram: Impedir que Suzuha fosse embora, impedir que Akihabara mude drasticamente, fazer Ruka voltar a ser homem, descobrir a verdadeira mensagem de Moeka, cancelar a mensagem dizendo sobre o esfaqueamento de Kurisu.

©WhiteFox / Steins;Gate

Para salvar Mayushii e voltar para a linha Beta, todos os d-mails tinham de ser revertido na ordem para não causar conflito no espaço-tempo. Tendo revertido todas as mensagens, Okabe voltaria para a linha Beta, onde ninguém além dele lembraria da existência de Kurisu em suas vidas.

Após toda essa aventura, as coisas não acabavam por aí. Okabe ainda tinha que achar uma maneira de salvar sua amada Christina sem acabar votando à linha Alpha, onde Mayushii se encontra morta. Para isso, Mayushii foi fundamental para toda essa linhagem trajada. Já que segundo Steins;Gate 0, a série tenta nos mostrar o ponto de vista da Mayuri na história e de como ela faria Okabe voltar a ser o “Hououin Kyouma”, após alguns anos da morte de Makise Kurisu.

Em quais pontos o Steins;Gate se liga ao  Steins;Gate 0?

Antes mesmo de tratar sobre as partes que ligam um anime com o outro, é bom frizarmos um ponto. No primeiro episódio do Steins de 2011, o Okabe ouve um grito de alguém dentro do prédio da estação de rádio. E esse grito nada mais era que o próprio grito dele. Ficou confuso? Eu vou explicar.

Vocês lembram no episódio 23 que o Okabe havia voltado no passado para impedir a morte de Makise Kurisu? Pois é, naquela cena o Okabe acidentalmente mata a  Kurisu. Aquele grito de desespero que ouvimos no episódio 23 é o mesmo ouvido no episódio 1, só que do ponto de vista do Okabe no presente daquela linha temporal. É um “Mind Blow” gigante, se voltar para ver os dois episódios, vão notar que é exatamente o mesmo grito.

©WhiteFox / Steins;Gate

Falando agora um pouco dos pontos que ligam os dois animes, lembram da Mayushi ser a chave para as linhas temporais? Tendo esse ponto em mente, podemos adentrar no final de ambos os animes. Quando vimos o final do Steins;Gate (2011) simplesmente achamos que a Mayuri havia dado um tapa e abrido os olhos do Okabe para ele não desistir. Mas não! O que aconteceu entre essa cena e 5 minutos antes dentro do tempo do anime mesmo, foi algo que deu abertura pro Steins;Gate 0 inteiro.

©WhiteFox / Steins;Gate / Steins;Gate 0

No episódio 23 versão beta ou também considerado como episódio 0 do Steins;Gate 0, Mayuri diz para Okabe aceitar os fatos e desistir de tentar salvar Kurisu pois isso estava lhe causando muito desgaste mental e físico, assim como sofrimento. Desta forma a verdadeira cronologia se passa do episódio 23 do anime de 2011 direto para o Steins;Gate 0 e só volta ao Steins (2011) quando o Zero é terminado.

A ordem cronológica dos episódios

©WhiteFox / Steins;Gate 0 – (Se o Okabe não é incrível, eu não sei o que ele é)

Para os que desejam rever toda a série animada de Steins;Gate, deixarei aqui a ordem que a cronologia segue em seus devidos episódios da série:

  • Steins;Gate (2011) – Episódio 1~22
  • Steins;Gate (2011) – Episódio 23 Beta Version
  • Steins;Gate 0 – Episódio 1~23
  • Steins;Gate (2011) – Episódio 23~25
  • Steins;Gate Fuka Ryouiki no Dejà Vú (filme) – não canônico, porém interessante para tirar algumas informações de como foi a vida do pessoal na linha Steins;Gate

 

O desfecho dos dois animes

Tanto Steins;Gate (2011) e Steins;Gate 0 conseguem fechar seu anime de uma forma independente, contudo, para que você possa entender o que se passa no zero, é 100% necessário que assista o de 2011 primeiro, caso contrário ficará sem entender nada.

©WhiteFox / Steins;Gate

Martelando novamente no ponto de que a Mayushii era a chave para as duas obras, não teríamos a ligação de um anime com o outro se não fosse por causa daquele tapa que ela não deu no “episódio 23 beta version”. Da mesma forma que ela mesma liga os pontos para voltarmos a série de 2011, a partir da cena em que ela volta no tempo com a Suzuha e liga para seu “eu” do passado afim de não impedir o Okabe.

©WhiteFox / Steins;Gate 0

No ultimo episódio de Steins Gate 0, fomos presenteados com a cena do Okabe de 2036 gravando o vídeo enviado para o Okabe de 2010, na qual ele abre também no ultimo episódio do Steins Gate de 2011. Ambas as cenas mostram em diferentes pontos, de como eles devem fazer para salvar o mundo e a Kurisu. Assim também como esse vídeo e o final do Steins;Gate na “linha Steins Gate”  só exitem, porque o Steins;Gate 0 todo existiu.

©WhiteFox / Steins;Gate / Steins;Gate 0 – (desculpa pelo tanto de imagem, mas foi preciso)

Um ponto interessante do final de tudo das duas obras de Steins; Gate é que em toda aquela brincadeira de voltar no tempo mostrado no ultimo episódio de Steins Gate 0 é que por falta de combustível na máquina, a Mayuri e Suzuha de 2036 foram jogadas para alguma linha temporal no ano de a.C. 18000 (antes de Cristo). Caramba! Elas foram parar no universo, onde a Terra nem existia ainda!!! O mais incrível disso tudo é que o Mad Scientist, Hououin Kyouma de 2036, aparentemente volta até a.C. 18000 para tirar elas dessa linha temporal. Pra assim podendo finalmente salvar todas as linhas temporais.

 

©WhiteFox / Steins;Gate 0

Curiosidade

Se lembram da trilha sonora “Gate of Steiner” que toca em vários momentos dos dois animes? Pois então, ela ganhou uma versão vocal cantada pela Eri Sasaki, na cena final do episódio 23 do Steins;Gate 0. Eu fiquei me remoendo durante uns 3 dias pensando que já tinha ouvido essa música em algum lugar, até que fui atrás de informações. Confiram:

(Abra o vídeo em 25 segundos e deixe tocar por uns 15 segundos)

(Agora abra este vídeo e deixe tocar a partir dos 25 segundos também)

Leitores loucos! Se você curtiu este texto, deixe um comentário aqui embaixo e compartilhe com aqueles seus amigos que curtem um Steins;Gate, assim como eu e muitos outros aqui do Animystic! Um abraço no ombro direito de vosso leitores e nunca se esqueçam, El… Psy… Congroo!!!

©WhiteFox / Steins;Gate 0

Henry(Vulpixs) Yamaguchi

Fundador e CEO do Animystic. Moro no Japão desde pequeno até então, sou trabalhador diurno e editor de podcast nos períodos da noite. Amante de animes com boa história, literatura e tudo que envolva mitologia

Posts Relacionados