Blog LN / Mangás / Doramas

Light Novels? Novels? Oque são? Onde Estão?

Olá pessoal, como vocês estão nesta terça-feira?, Espero que bem. Me chamo Luan, sou o novo editor aqui do recém inaugurado blog e trarei muitas curiosidades, Spoilers, indicações e muito mais sobre Light Novels e Novels. Começarei explicando a diferença entre elas e demonstrando que ambas não são um bicho de 7 cabeças, mais conhecido como Hydra, então sem mais enrolações, vamos lá.

© The Kings Avatar;                                                     © The Great Ruler;                                            © Doupo cangqiong

 Novels, relativamente não é uma hydra, onde você corta uma cabeça e acaba nascendo 2 novas no lugar, porem, se lerem sem prestar atenção nelas, pode acabar perdendo vários pontos importantes que podem fazer falta no futuro, explicarei na frente um pouco mais a fundo, iniciaremos do início, pois iniciar do fim é um pouco difícil (piada horrível).

Atualmente, existem vários tipos de Novels, as mais conhecidas claro, são famosas as Light Novels. Escrita pelos Japoneses, as Light Novels ao serem lançadas em formato de livros pelos seus autores, dependendo de suas vendas acabam recebendo a oportunidade de serem adaptadas para mangá, o que por sua vez, também dependendo de suas vendas acabam recebendo adaptações para animes, que todos nós amamos. As Light Novels em média, não costumam ter vasta gamas de capítulos, contendo cerca de 100 a 150 e podendo ter um final fechado, finalizando totalmente a obra ou até contendo um final aberto possibilitando uma obra a ter uma continuação no futuro, o que quase nunca acontece.

© Light Novel (Imagens da Internet)

Novels, um pouco menos conhecidas que as Light Novels, as Novels em si são nomeadas para as obras Chinesas, Coreanas e até Brasileiras que por sinal, existem algumas boas. Poucas pessoas sabem a diferença entre elas, afinal, não é tudo “Light Novel?” ou não é tudo “Novel?”, a resposta é Não. Existem vários pontos que diferem uma da outra, como por exemplo, o número de capítulos, comparar uma Light Novel e uma Novel em número de capítulos é algo surreal, porque uma Novel em média chega a ultrapassar os 2000 capítulos, contendo vários arcos mostrando o desenvolvimento do personagem principal em força, romance e relacionamentos com família e amigos. Em si, Novels dificilmente serão publicadas em formato de livro por uma editora como as Light Novels, seus autores, criam um arco, contendo cerca de 100 a 500 capítulos e publicam este conjunto inteiro para venda na Amazon, contendo um preço bastante barato para o conteúdo e justo pelo conteúdo.

© Wuxiaworld // Wu Dong Qian Kun

Agora que expliquei o básico das diferenças das duas, vamos aprofundar um pouco mais nesses assuntos e comentar outras diferenças entre elas e iluminando um pouco de seus pensamentos e tirar a confusão entre as duas obras.

Começando pelas Light Novels, temos grandes exemplos como Overlord, Mahouka Koukou no Rettousei, Re:Zero, entre outras diversas obras que foram adaptadas. Geralmente as Light Novels são concentradas em 3 temas diferentes, sendo eles:

Mundo alternativo: (Isekais, onde o Protagonista ou o Protagonista e seus colegas são transportados para outro mundo)

Magia (Mahou, onde você encontra os famosos aspirantes a magos ou garotinhas voadoras)

Ficção Cientifica (Mechas, monstros para serem subjugados etc). Tendo esses 3 pontos como base, seus autores criam mundos diferentes escolhendo um deles e o seu desenvolvendo, fazendo com que as vezes, as obras de autores diferentes tenham diversas semelhanças, como por exemplo os Isekais, geralmente existem as raças, Demônios, Elfos, Elfos Negros, Anões, Beastkings e Humanos, sendo que os humanos são a raça mais fraca em relação as outras (que novidade).

Nas obras, os Demônios geralmente são os vilões, e tem corpos fortes que manipulam magia diretamente;

Elfos tem maior aptidão mágica e energias da natureza;

Elfos Negros sendo proficiente em Arquearia e assassinato;

Anões sendo os mais experientes em fundição;

Beastkings contando com suas transformações em animais ou possuindo força equivalente a um animal (geralmente diferenciado por suas orelhas)

E finalmente, mas não menos importante, os Humanos, sem talentos por assim dizer em nenhuma arte citada anteriormente, optam por invocar heróis de outro mundo (no caso a terra) para derrotar o vilão como no caso de Arifureta Shokugyou de Sekai Saikyou ou até em algumas obras na qual o protagonista já está neste mundo e apenas vai se desenvolvendo, como na obra Maoyuu Maou Yuusha.

Já nas Novels, elas são divididas entre Cultivos e Cultivos, calma, ficou difícil? irei explicar melhor. Cada Novel é relacionada mais para as lendas Chinesas,  falando sobre Dragões, Qilins, Fenix, seitas imortais, técnicas como Tai Chi e até o Budismo faz sua aparição nelas. Nessas obras, suas técnicas de cultivo são diferentes umas das outras, tão diferentes, que no caso das novels Wu Dong Qian Kun (WDQK), Battle Through the Heavens (BTTH ou Doupo cangqiong) e The Great Ruler (TGR), as 3 são do mesmo autor e dividem o mesmo universo, porem, elas são separadas por dimensões e cada uma das 3 dimensões tem suas próprias técnicas de cultivo porem levando ao mesmo ápice de força. Vou montar de um jeito fácil de explicar: Segue abaixo.

Os 2 últimos estágios, valem para ambas as Novels, pois são os estágios de pico, onde no 13° o Protagonista se adapta a dimensão e no 14° controla totalmente a dimensão. No caso, até o momento estes dois últimos estágios só foi mostrado na Novel Wu Dong Qian Kun.

Bom Pessoal, esta foi a minha explicação básica, somente com mais de 1000 palavras sobre a diferençade Light Novels e Novels. Ambos os tipos de obras são extremamente interessantes de se ler, porem há casos e casos, uma parte das pessoas preferem as Light Novels ou por estarem acostumadas ou por próprio gosto e outra parte prefere as Novels, por seu desenvolvimento, intrigas e liberdade que o autor tem de contar a história e desenvolve-la. Como disse, “há casos e casos”. Pessoalmente recomendo que leiam as duas, pois certamente encontrarão algo que irão gostar muito, além de fazer um bem danado para sua leitura.

Deixando um extra aqui no final, não citei alguns tipos de Light Novel, como romance/drama/gore pois entram já nos 3 exemplos que dei anteriormente. No caso dasNovels, citei somente as de cultivo pois são as mais famosas até o momento, porem existem outras Novels como no caso da “recomendadíssima” Quan Zhi Gao Shou, mais conhecida como The Kings Avatar.

Chegamos ao final, foi uma leitura longa imagino, porem espero que tenham gostado, na próxima apresentarei a vocês a algumas Light Novels, Novels e quem sabe alguns Spoilers. Nos encontramos na próxima matéria, até lá!

 

Luan Silva

Formado em tecnologia da informação, trabalhei por um tempo como desenvolvedor de banco de dados e agora to atrás de um intercâmbio (de novo) e infelizmente ainda não tenho porão em casa.

Posts Relacionados