Masaaki Iwane: O maior símbolo da animação de Pokemon

E aí leitores do Animystic, aqui quem fala é o Guaraná e hoje na nossa coluna sobre animação, falaremos de Masaaki Iwane, um dos maiores símbolos da OLM Studio e da animação de Pokemon.

Masaaki Iwane nasceu no dia 13 de agosto de 1995, em Osaka, no Japão. Se formou na Faculdade de Design de Osaka através do departamento de animação, o mesmo departamento que também lançou outros grandes nomes da indústria japonesa, tais como Morio Asaka (Diretor em Cardcaptor Sakura) e Takashi Otsuka (Ex membro da Toei Animation e muito conhecido pela direção de episódio na franquia Precure).

©Pokémon

No começo de sua carreira, pelo Cockpit Studio, Iwane ganhou bastante notoriedade trabalhando em alguns episódios de Dragonball Z. Com explosões bem feitas, ângulos de câmera inteligentes e uma grande noção de anatomia, conseguiu demonstrar toda a versatilidade que tinha como animador, vale sempre lembrar que em muitos episódios que ele participou de Dragonball, o seu nome não foi creditado, naquela época era bastante comum animadores de estúdio terceirizados não serem creditados ao final dos episódios. No entanto, o local onde Iwane ficou realmente conhecido pela comunidade dos fãs de animação, foi em Pokémon, se tornando no maior símbolo da animação da franquia, para se ter ideia, são vários os animes em que há de 15 até 30 keyanimators por episódio, em Pokémon, são vários os episódios em que Iwane animou completamente sozinho, tendo ao seu lado apenas um diretor de animação para fazer pequenas correções em seus frames.

©Pokémon

Não foi da noite para o dia que ele se tornou a maior estrela da franquia Pokémon, na verdade, já era figura carimbada do anime desde que começou lá em 1997, e com o passar dos anos foi ganhando cada vez mais prestígio, e hoje em dia é visto como o verdadeiro superstar da franquia. Na opinião desse que vos escreve, todo respeito que Iwane recebe é totalmente merecido, sua versatilidade como animador fez ele receber respeito de milhares de fãs de animação pelo mundo inteiro, e inspirou uma geração de webanimators (animadores que publicam suas animações na internet) que utilizam o seu estilo de animação como base para sua arte. Iwane, para mim, é um animador quase completo, sempre trazendo cortes de animação bem fluídos pra franquia, sejam eles em ataques de Pokémon, movimentação de personagem, ou até mesmo nas openings, onde os melhores momentos sempre eram animados por ele.

Pedro Guarani

Tenho 21 anos de idade, sou apaixonado pela parte técnica da animação japonesa. Escrevo sobre animação, enquanto tento engolir o fato de que meu melhor amigo me trocou pela namorada.

Posts Relacionados