O conceito de liberdade em Shingeki no Kyojin

Hi, gente bonita! Aqui é a Andressa e dessa vez eu escolhi falar sobre o conceito de liberdade em um animezão que promete muita coisa na nova temporada!

Desde quando o ser humano se descobriu como ser pensante, o conceito de liberdade vem sendo discutido. Afinal, liberdade é um termo que possui conceitos bem relativos. 

Você com certeza já deve ter se perguntado: “O que é ser livre?”.

© Shingeki No Kyojin/Wit Studio

Para Cecília Meireles liberdade é uma palavra que o sonho humano alimenta, que não há ninguém que explique e ninguém que não entenda. 

Para Aristóteles liberdade é a capacidade de decidir-se a si mesmo para um determinado agir ou sua omissão. 

Sócrates acreditava que o homem livre é aquele que consegue dominar seus sentimentos, seus pensamentos e a si próprio. A sua frase mais icônica transparece todo o seu pensamento acerca dessa temática: ”Conhece-te a ti mesmo”. 

Para Nietzsche, livre é o homem que consegue superar a si mesmo e ressignificar os seus valores, se tornando assim atemporal. 

Para o existencialista Jean-Paul Sartre todos nós estamos condenados a ser livres, a partir do momento em que passamos a existir. 

Já para Rousseau é impossível existir liberdade sem antes existir igualdade.

Agora só não vá querer perguntar o que é liberdade para John Locke, porque senão ele vai querer falar sobre liberalismo econômico. 

© Shingeki No Kyojin/Wit Studio

Voltando ao assunto principal, Shingeki no Kyojin é uma animação bastante popular produzida pela Wit Studio e a Production I.G contando já com três temporadas e com a quarta temporada confirmada para um futuro próximo. 

O anime é sobre humanos que vivem presos dentro das muralhas Maria, Rose e Sina, estando constantemente com medo dos titãs. E como diria Eren Yeager é como se eles vivessem igual a gados. 

© Shingeki No Kyojin/Wit Studio

O exército Real de defesa da Humanidade contra os Titãs é formado pela Brigada de Polícia Militar (que são uns preguiçosos), O Corpo Estacionário (aqueles que são responsáveis pela averiguação de segurança e proteção das muralhas) e O Corpo de Investigação ou melhor dizendo, A Tropa de Exploração: aqueles que lutam muralha afora com muita determinação e oferecem os seus corações em busca da tão sonhada liberdade. 

© Shingeki No Kyojin/Wit Studio

Os requisitos mínimos para ser um membro da Tropa de Exploração são a força e a coragem, uma vez que muitos que saem da muralha acabam voltando mortos. Sendo assim, aqueles que escolhem seguir esse caminho estão dispostos a se sacrificarem pela humanidade. Uma atitude totalmente nobre.

Viver como pássaro em uma gaiola e temer os titãs do lado exterior deve ser completamente sufocante, então é bem inteligível a ânsia que os personagens da animação possuem para serem livres. Pois desde quando passaram a existir eles estão ali naquela jaula sem muitas explicações sobre os primórdios da história humana desse universo. 

Na terceira temporada ao decorrer da narrativa muitas coisas vão sendo desvendadas, deixando aqueles que sobreviveram ainda mais desesperados por causa de uma verdade cruel. Do outro lado do mar, onde o Eren acreditou que estaria a liberdade, na verdade só existem mais inimigos… Uma vida toda tentando descobrir o que havia do outro lado da muralha, para no fim descobrirem que ainda terão que lutar mais, para só então, serem livres. 

© Shingeki No Kyojin/Wit Studio

 

© Shingeki No Kyojin/Wit Studio

 

 

 

 

 

 

 

A cena em que o ErenMikasa e o Armin veem o mar na terceira temporada é linda. Pois o Armin sempre quis vê-lo e essa realização significou muito para ele. 

© Shingeki No Kyojin/Wit Studio

Shingeki sempre foi uma história sobre liberdade envolvendo questionamentos e de personagens que tiveram que lidar com o terror de serem mortos a qualquer momento e desvendar os grandes mistérios que o passado da humanidade estava envolto, pois se não soubessem dos seus passados jamais entenderiam todos os aspectos do presente e de quem eles realmente são. E sobretudo, do que ainda está por vir.

© Shingeki No Kyojin/Wit Studio

Wouldn’t it be sweet to watch the sun curve down 
Meet the waves? 
And taste the ocean spray 
And realize we’ve been living as slaves 

Barricades 

Isso é tudo gente bonita, espero que tenham gostado. E sobre Shingeki, vocês estão ansiosos para a nova temporada?

Andressa Araújo

Empolgada, curiosa e ansiosa por natureza. Tenho uma enorme admiração pela cultura oriental e amo joguinhos, arte, ciência e animes. Odeio a monotonia e meu maior sonho é criar uma máquina do tempo para impedir os portugueses de fazerem merda em território alheio. Animes que eu indico: Steins;gate, Mekakucity Actors, Fullmetal Alchemist e Sangatsu no Lion.
Follow Me:

Posts Relacionados