O lado negro do K-pop

Olá meninos e meninas, aqui é a Jenni e hoje vamos adentrar por algo que muitas fãs esquecem, mas infelizmente está lá. o “Darkside” do K-pop. Citarei abusos que os idols sofrem, assim como algumas polêmicas com eles que foram ao ar.
Caso fique em dúvida de algum dos termos utilizados na matéria, eu fiz um “Dicionário de K-pop” para que todos entendam. Link dele aqui
Sem mais delongas, vamos para a polêmica:

A ETERNA BUSCA PELA BELEZA

Imagem relacionada
Quem conhece mais da cultura coreana sabe que eles são um dos países que mais julgam pela aparência. E se uma pessoa normal já sofre uma grande pressão, imagine um idol que tem que ser “perfeito”?
Muitos em sua fase Trainee se submetem a muitas cirurgias e dietas extremas que chegaram a levar vários idols (principalmente as do sexo feminino) à anorexia e a bulimia.
Há muitos relatos de trainees que acabaram morrendo por conta disso, porém as empresas sempre ocultam esses casos da mídia, em grande parte.

ABUSOS

Resultado de imagem para abuso de idols kpop
Outro lado que sabemos é que muitos idols afirmam terem sofridos os mais diversos tipos de abusos na época de trainee. Alguns sofreram abusos físicos e verbais, apanhando e sofrendo sérios bullyings de coreógrafos e até mesmos empresários.
Outro abuso que principalmente que as garotas sofrem são os abusos sexuais. Muitas nunca iriam vão falar, seja por questão de poder na sociedade, ou pela Coreia do Sul ser um país extremamente machista, acabariam por jogar a culpa na vítima, culpando a mulher por ter sido estuprada.

SASAENGS 

Resultado de imagem para sasaengs
Ser um Idol significa muitos fãs, porém nem todos são exatamente amigáveis. Na Coreia as fãs mais loucas são conhecidas como Sasaengs, elas fazem reais loucuras seguindo os idols por onde quer que eles andem.
Um caso muito conhecido é a de Kim Yeoshin, uma sasaeng conhecida por envenenar Idols. Sim, exatamente o que vocês leram, ela já fez atrocidades como:
  • Colocar cola no café de Yunho do DBSK/TVXQ;
  • Misturou remédio para diarreia dentre outras coisas e deu para Himchan do B.A.P;
  • Tentou dar ácido de corrói os órgãos e dar para Baro do B1A4.

NETIZENS E AS CRÍTICAS POR TRÁS DO ANONIMATO

Resultado de imagem para netizens
Netziens é uma gíria para algo traduzido como “a população a internet” pessoas públicas os idols recebem muita atenção deles. Seus haters se aproveitam do anonimato que a internet proporciona para atacar o psicológico e as fraquezas de idols, irei citar alguns exemplos das críticas:
Rap Monster:
Mesmo os integrantes do grande BTS sofrem com certas críticas, o como no caso de muitos falando para ele parar de usar filtros no app “V Live” (algo como a twitch para os idols) e ele decidiu colocar exatamente esses filtros em respostas aos Haters no MV de Idol;
Hyuna: Muitos não sabem mas a Hyuna tem alguns problemas de saúde, tanto que por esse motivo ela acabou saindo do Wonder Girls (grupo que ela debutou em 2006). Muitos falavam que ela “exagerava” sobre isso falando que ela não dava seu máximo e atrasava o grupo (tanto o 4Minute quanto o Wonder Girls).
Além disso ela é uma idol que sempre ousa e nunca deixa de mostrar o poder feminino da forma mais sexy possível, lógico que coisas como ser chamada de puta, vadia e etc é algo infelizmente normal.

NAMORO E RELAÇÕES APENAS POR MARKETING

Imagem relacionada
Outra coisa muito comum é a proibição de namoro dos Idols, afinal eles tem que ser um produto de desejo entre as fãs, algo inalcançável e que elas podem shippar e fazer as famosas fanfics.
E por isso acontecem coisas como no caso recente em que a Hyuna e E’Dawn se pronunciaram de estarem namorando e após pouco tempo foram expulsos da Cube Entertainment.
 Mesmo com o grupo Pentagon de E’Dawn tendo acabado de conseguir uma música hit esse ano com “Shine” e a crescente popularidade do grupo, ou no caso de Hyuna que estava na empresa desde 2007 e ambos ainda estavam em um trio intitulado “Triple H” junto com Hui que teve uma ótima recepção com seu MV de estreia que tem atualmente mais de 20 milhões de views.
Ambos receberam ameaças de fãs nietzens coreanos que pediram a saída dos integrantes do grupo, mas nesse caso também houve uma grande comoção do lado ocidental que apoiou totalmente o casal.
Vídeo que Hyuna postou em seu instagram após sair da CUBE:
Também há casos que as empresas para afastarem boatos ruins sobre a empresa ou sobre um idol ser homossexual, eles formam certos “namoros” que são apenas estratégia de desvio de atenção.

EMPRESAS E A ESCRAVIDÃO DOS IDOLS

Resultado de imagem para b.a.p
Se você acha que após debutar você vai ficar rico e viver como rei, bom, você está completamente enganado. As empresas levam muitos ao completo desgaste e alguns nem ao menos recebem, como no caso entre a TS Entertaiment e o grupo B.A.P.
Caso você seja mais novo no mundo de k-pop, em 2014 aconteceu um grande processo entre o grupo  e a empresa que os produzia, a TS Entertaiment. O grupo estava em seu auge na época, emplacavam Hit atrás de Hit nas paradas coreanas.
Mesmo com o sucesso, o grupo revelou algo chocante, além de estarem trabalhando sem descanso algum, membros só receberam seu primeiro salário de  1,790,000 won apenas em junho de 2014, porém eles haviam assinado com a empresa em 2011. Então dividindo o salário pelo tempo que eles ficaram sem receber ficou algo entorno os 500 dólares por mês.
A empresa pagava as despesas como moradia, alimentação e transporte durante as promoções, porém para assuntos pessoais como despesas hospitalares, os integrantes tinham que pedir dinheiro dos seus familiares. Até mesmo havia uma clausula no contrato que dizia que para qualquer afastamento por motivos pessoais (como o alistamento obrigatório de 2 anos) seria acrescentado ao contrato deles os mesmos 2 anos a mais.

SUICÍDIO 

Resultado de imagem para jonghyun shinee
Infelizmente alguns idols sofrem de depressão e por não poderem nunca demonstrarem ter problemas acabam por guardar eles para si a ponto de ser sufocante demais para aguentar. Como no caso de JongHyun do Shinee e infelizmente ele não é o único caso.
Vale sempre falar que depressão é uma doença que deve ser tratada, não é frescura como dizem e há pessoas que podem lhe ajudar, SUICÍDIO NUNCA É UMA OPÇÃO!
Apesar do K-pop trazer a alegria diária a muitos fãs, também a seu lado obscuro. Espero que tenham curtido a matéria. Comentem sugestões de matérias ou dúvidas que eu estarei respondendo. Um beijo e até a próxima!

Jenni Durval

Quase roteirista do praça é nossa, dorameira que shippa errado, otaku que não decora o nome do anime. Animes que eu indico: Relife, Fullmetal Alchemist: Brotherhood, Nodame Cantabile

Posts Relacionados