Por que os filmes de Detective Conan são essenciais?


Olá queridos leitores do Animystic! Aqui é o Vulpixs para indicar uma série de filmes animados que fazem muito sucesso no Japão. Embora muitos conheçam a existência do anime, poucos chegaram a ver a célebre animação de Detective Conan que já se estende por mais de 20 anos nas telas japonesas. Mesmo sem ter visto o anime, os filmes da série podem ser uma boa experiência para quem curte um bom mistério e ação. Então venha comigo para mais um post misterioso, pois a verdade é somente uma!

Detective Conan

Detective Conan é um anime que vem sendo lançado desde 1996 pelo estúdio TMS Entertainment e que faz um grande sucesso com as crianças nipônicas. Seu gênero é de mistério, aventura, ação, comédia, policial e de demografia shounen.

Embora muitos pensem que Conan é um anime feito para crianças pelo motivo do protagonista aparentar ser um garoto de apenas 7 anos, a primeira impressão acaba bagunçando as informações na sua mente. Explicarei este ponto em um tópico mais a frente.

O motivo de eu estar recomendando esta série aqui é pela magia que ele te proporciona. Hoje em dia, muitas pessoas acabam se lotando de serviço, estudo ou qualquer outro afazer na qual passa a não ter tempo de treinar a mente constantemente para evitar possíveis problemas futuros. Problemas que eu digo são: atrofiação do cérebro e alzheimer (sim , você não leu errado). Uma série de mistérios sempre deixará suas anteninhas ligadas para que sempre preste atenção em tudo o que está acontecendo, a fim de não perder nenhum detalhe. E isso o Detective Conan faz muito bem.

Se eu assistir os filmes de Detective Conan vou acabar me perdendo por não ter visto o anime?

Não, você não irá cair de paraquedas no meio de um campo minado. Os filmes de Detective Conan não são canônicos, desta forma pode-se pegar um deles e assistir tranquilo. Até porque os próprios episódios do anime nem podem ser considerados cannon ou fillers, já que o anime divide os arcos em apenas 1 ou 2 episódios. Para quem quiser ver o anime periodicamente, também não é uma má escolha, basta terminar um caso de investigação e dar um tempo. São bem curtinhos e muito bom para se distrair por um tempo.

Tudo que você precisa saber sobre Detective Conan para pular direto pros filmes

Detective Conan conta a história de Kudou Shinichi, um adolescente de 17 anos conhecido como “o grande jovem detetive” por solucionar vários casos mesmo ainda sendo menor de idade. Um dia Shinichi avista dois suspeitos (Black Organization) de terno e decide persegui-los, o que ele mal sabia é que isso o levaria a uma mudança drástica em sua vida. Nosso detetive acaba sendo encurralado pelos suspeitos e vira uma cobaia para um experimento deste grupo misterioso.

Sem entender nada, Kudou Shinichi acorda no chão com o corpo de uma criança de 7 anos. A pílula que ele ingeriu havia voltado seu corpo 10 anos no passado. Agora, com o corpo de uma criança e a inteligência de um adulto, Shinichi se intitula de Edogawa Conan (referência a um detetive famoso Conan Doyle) e passa a resolver os mistérios, assassinatos e furtos, ao lado da sua amiga Mouri Ran com o pai dela, detetive Mouri Kogorou.

Outros pontos a se levar em conta são:
-Mouri Kogorou é o dono da agência de detetives em que Conan passa a maior parte do tempo e “ajuda” o mesmo a resolver os casos. Mouri Kogorou é conhecido como o “detetive dorminhoco”, porque sempre que Conan desvenda um caso, ele adormece o velho com uma espécie de sonífero e simula sua voz parecendo que seja o próprio Kogorou, a fim de não descobrirem sua verdadeira identidade (um jovem de 17 anos no corpo de uma criancinha).

-Haibara Ai inventou a droga que Conan ingeriu no começo da série. Um ponto interessante é que Haibara Ai se tornou vítima de seu próprio experimento por se contrariar as ações do grupo Black Organization (a mesma que usou Kusou Shinichi como cobaia).

-Ayumi, Mitsuhiko e Genta são amigos do Conan que estudam com ele em uma escola do primário (eles não sabem da verdadeira identidade de Conan).

-Mouri Ran, mais conhecida no anime como Ran-neechan, tem uma paixão mútua com Kudou Shinichi e continua à procura dele sem saber que o dito cujo está bem na frente de seu próprio nariz, só que com um corpo de 7 anos. Conan pensava em contar a ela que era o Shinichi, mas acaba desistindo depois de um episódio na qual ela entra no banho com ele (mal posso esperar pelo dia em que a Ran descubra que Conan era, na verdade, o seu grande amor, por todo esse tempo kkk).

-As vezes, um ladrão conhecido como Kaito Kid, entra em ação, como se fosse um vilão que tenta roubar jóias preciosas. Sua característica em especial como um ladrão é deixar um cartão de deboche dias antes de fazer o seu furto. Pra que? Pra que ele possa roubar o item em grande estilo e bem debaixo do nariz de todos os políciais e detetives. (Kaito Kid aparece em alguns filmes de Detective Conan e também tem um próprio anime Spin Off focado nele, Magic Kaito 1412).

-Quando a situação chega a um ponto bem crítico, Conan ingere uma pílula que o faz voltar para seu corpo natural durante alguns instantes (não me lembro ao certo de quem fez a tal droga reversa, mas fico entre o professor Agasa, que cuida de Conan, ou a própria Haibara Ai, devido ao seu conhecimento sobre a tal pílula). Conan também diz a Ran que é amigo do Shinichi, por isso sabe tanto sobre ele.

Por qual filme eu devo começar?

Até o momento foram lançados 22 filmes, um para cada ano desde sua estreia na rede de televisão. Não é necessariamente preciso começar pelo primeiro e seguir linearmente, já que nenhum filme tem ligação com o outro e também não são canônicos. Para ficar mais fácil, listarei 5 filmes para você que quer começar e dar uma conferida. Segue aqui a minha lista de top 5 filmes de Detective Conan.

5. Detective Conan Movie 20: Junkoku no Naitomea (O pesadelo Sombrio)

Meitantei Conan: Junkoku no naitomea Poster

Sinopse:
Um espião se infiltrou na Agência Nacional de Polícia do Japão, recuperando arquivos secretos do MI6 da Grã-Bretanha, do BND da Alemanha e da CIA e FBI dos Estados Unidos. Rei Furuya e um grupo da Polícia de Tóquio, interceptaram o espião durante a fuga e, pouco antes do acidente de carro, o agente do FBI Shuichi Akai, bate no veículo do espião. No dia seguinte, no aquário de Tóquio com a roda-gigante, Conan e os detetives encontraram uma mulher com íris de heterocromia, que sofreu perda de memória e  que obtinha de um celular quebrado. Decidido ficar e ajudar a mulher a recuperar sua memória, Conan e os Detetives Boys estão sob o olhar atento de Vermouth.

Para meu quinto filme, esta é uma boa para aqueles que já estão um pouco familiarizados com a série. O filme traz à tona a Black Organization, o grupo que fez Shinichi de cobaia para seus experimentos, o que ainda é um mistério para nós espectadores.

 

4. Detective Conan Movie 16: The Eleventh Striker (O 11º Artilheiro)

Meitantei Conan: 11-ninme no Striker PosterSinopse:
Os Detetives Boys participam de um evento promocional em que a J. League joga futebol com crianças. O detetive Mouri Kogorou recebe uma ligação suspeita na qual fornecem uma informação sobre a localização de uma bomba, em forma de enigmas.  O enigma diz: “Zebra azul e menino azul, chuva de cima, pessoas de baixo, sua mão esquerda, como é mostrada, a árvore à esquerda. Ran Mori transmite a charada a Shinichi Kudo, permitindo que Conan a decifre. Sabendo que estas são as pistas para desvendar o atentado terrorista no meio do campo de futebol, nossos detetives tentam correr contra o tempo para que o estádio todo não saia com um extermínio por bombas.

Neste quarto filme da lista, é em uma pegada um pouco diferente dos demais casos de Conan. Ele está bem centrado em solucionar um caso de ataque terrorista ao meio em que rola uma partida de futebol. A corrida contra o tempo deixa aquela aflição que todo filme de suspense sabe fazer. Afinal, o herói conseguirá a tempo ou não?

 

3. Detective Conan Movie 15: Quarter of Silence (O silêncio do 1/4)

Meitantei Conan: Chinmoku no kuôtâ PosterSinopse:
A explosão de uma nova linha do Metrô de Tóquio leva Conan e seus amigos em uma vila coberta de neve. Aqui, depois de 8 anos, o pequeno detetive lança uma luz sobre a dinâmica por trás do evento chocante que causou a morte de uma mulher e o coma de um garoto de 15 anos. Sob a neve branca, Conan se envolve em um perigo muito maior do que poderia lidar. Agora em perigo, todos os seus amigos tendem a achar uma forma para salvá-lo.

Embora este filme não tenha sido tão popular, o drama gerado pelo final dele havia me deixado sem ar e sem piscar os olhos por alguns minutos. As cenas de ação protagonizadas pelo Conan são um dos pontos altos de todos os filmes e é claro que com o Quarter of Silence não seria diferente. É um ótimo filme para quem está procurando um drama com mistério.

 

2. Detective Conan Movie 21: The Crimson Love Letter (A carta de amor Carmesim)

Sinopse:
A história se passa em Osaka e Kyoto, tendo como tema Hyakunin Isshu, uma antologia de poemas clássicos usados ​​para jogos de cartas. Uma bomba explode em uma estação de TV em Osaka no mesmo dia em que uma coletiva de imprensa está em andamento para a competição de Satsukikai para coroar o melhor jogador do jogo de cartas Hyakunin Isshu. Conan resgata Heiji que quase foi deixado morto para trás, no prédio.  Conan e Heiji acham que há algo suspeito sobre as circunstâncias misteriosas desse ataque terrorista na qual ninguém reivindicou ser responsável.

Este é um filme que fui assistir recentemente, no cinema com alguns amigos. O filme tem um lado mais romântico que qualquer outro e se foca muito no esporte poético denominado de Karuta. Para aqueles que assistiram o anime Chihayafuru e buscam um romance com mistério, é uma forte recomendação.

 

1. Detective Conan Movie 19: Gokka no Himawari (Os Girassóis do Inferno)

Meitantei Conan: Goka no himawari PosterSinopse:
Para este filme, Conan e seus amigos tem de impedir Kaito Kid de furtar os famosos quadros de girassóis que foram leiloados. Como de costume, Kaito Kid sempre deixa um aviso tempos antes de fazer o seu ataque. Mas algo nas ações de Kaito o deixava intrigado, pois aquela armação toda não se parecia nada com os princípios que o bandido branco seguia. Agora, para desvendar o mistério do possível roubo dos quadros e da relação de Kaito Kid com o ataque, Conan precisa proteger os quadros custe o que custar.

Este filme tem de tudo, desde ação, drama, aventura, suspense, romance e comédia até a aparição do Kaito Kid que não aparece muito na série. Meu maior motivo para gostar deste filme é por causa de seu verdadeiro significado apresentado no final do mesmo. Está mais que recomendado, este filme e é uma boa escolha para o pontapé inicial.

 

 

Enfim pessoal, um texto muiiiiiiito longo sobre esta série de filmes que eu gosto tanto. Como alguns aqui sabem, eu não gosto de escrever textos curtos e tão pouco deixar faltando informações. Caso tenham mais alguma curiosidade ou dúvida, deixem aqui em baixo nos comentários que eu ficarei contente em responder. Espero que tenham gostado e um bom filme a todos!

Henry(Vulpixs) Yamaguchi

Fundador e CEO do Animystic. Moro no Japão desde pequeno até então, sou trabalhador diurno e editor de podcast nos períodos da noite. Amante de animes com boa história, leitura e tudo que envolva Mitologia Grega.

Posts Relacionados