Primeiras Impressões: Carole & Tuesday

Carole & Tuesday

Gênero: Musical, sci-fi, drama e romance
Número de Episódios: 24
Estúdio: Bones (Boku no Hero Academia, FMA:B, Noragami)
Fonte: Original
Diretor: Motonobu Hori (Beck, Psycho Pass, Berserk: Ougon Jidai)
Data de lançamento: 11 de abril

Sinopse:

Cinquenta anos se passaram desde que a humanidade começou a migrar para a nova fronteira: Marte. É uma época em que a maior parte da cultura é produzida pela IA e as pessoas se contentam em ser consumidores passivos.

Uma garota na metrópole de Alba City chamada Carole, trabalha em um serviço de meio período enquanto tenta se tornar uma musicista. Já agora temos Tuesday (terça-feira) uma garota nascida de uma família rica na cidade de Herschel, onde sonha em se tornar uma musicista, mas ninguém ao seu redor entende seus desejos. Ela se sente a pessoa mais solitária do mundo.

Um encontro casual as une. Elas querem cantar! Elas querem fazer música! Juntas, as duas sentem que podem ter uma chance e podem criar uma pequena onda. Mas essa onda acabará por se transformar em algo muito maior …

Análise e opinião pessoal sobre o Enredo

Você já se emocionou no primeiro episódio de um anime? Sob esta pergunta eu monto este texto, pois já adianto que falamos aqui de um enredo maravilhoso, inteligente, e que te sabe onde quer chegar, a muito tempo não assistia um anime que explicava todo seu contexto em um episódio de 23 minutos, isso em tempos de que qualquer anime de enredo nulo recebe 40 minutos no primeiro episódio para “tentar explicar” o que vem por aí. E em enredo Carole & Tuesday foi perfeito, pois apresentou todos os núcleos de maneira clara, objetiva e nada cansativa.

©Carole&Tuesday / Studio Bones

 

No início conhecemos Tuesday, uma musicista de família rica que foge de casa pois sua família não apoia seu sonho de viver da música. Simples sem muita firula, e na sequencia conhecemos Carole, uma garota que também sonha viver de música, porém, diferente de Tuesday, leva uma vida difícil, pois a mesma não tem família e trabalha em uma lanchonete em que os clientes a tratam como lixo. Em meio a tudo isso conhecemos mais 2 personagens que nos próximos episódios devem se tornar existenciais para a trama, Angela e Gus. Angela é uma modelo de sucesso que quer migrar para a música e aceita a proposta de uma grande empresa para se tornar uma marionete em troca de seu sonho, já Gus, é um velho produtor musical, cansado e desiludido desta vida, e que no final descobrimos que é o narrador da história e quem descobre Carole & Tuesday. Pronto temos aí explicado, que teremos uma personagem que é a cantora que se vende para a indústria e o produtor desiludido que encontra uma nova razão para viver da música.

©Carole&Tuesday / Studio Bones

Darei 2 exemplos de como o roteiro é inteligente, música se trata de sentimentos, é pessoal, uma exposição do que se sente, mas que poucos entendem, e em uma cena Carole pega seu teclado e toca oque sente no meio de uma ponte, ao terminar, temos Tuesday chorando na sua frente e explicando os sentimentos da tecladista. Isto por si só já explica que as duas são grandes musicistas e que funcionariam bem juntas, pois não eram necessárias palavras para expor sentimentos. Em outra, Cena, temos as duas na casa de Carole, e em sua primeira tentativa de tocar em dupla, a cena explica claramente que uma tem como principal habilidade compor melodia, enquanto a outra tem como habilidade entender a melodia e transpassar este sentimento em letras. O anime em nenhum momento trata o espectador como burro, perdendo tempo de cena tentando explicar milhares de vezes o que pode ser explicado facilmente uma vez.

Análise técnica

Na parte técnica temos muitos pontos a serem elogiados, o primeiro deles é a animação, leve, fluida, bonita, em muitos momentos me peguei pensando em qual seria o orçamento do anime, pois a animação está digna de filme. Temos três momentos no anime que mostram claramente a grandeza desta animação. a primeira é logo no principio do anime quando vemos Tuesday pulando a janela com o seu violão, os movimentos são precisos e a física perfeita. Os outros são na casa de Carole, o primeiro das duas personagens tocando juntas, cada acorde, cada nota, estava no lugar, tempo e corda certas, e quando Carole resolve subir para o telhado e ajuda Tuesday a subir também é perfeito!

©Carole&Tuesday / Studio Bones

A modelagem dos personagens e backgrounds também são lindos, no caso do BG, mesmo que este assunto ainda não tenha sido explorado no anime, estamos em uma cidade futurista em Marte, e acertaram neste ponto, toda a ambientação contrasta lindamente com o visual de garota de família rica de Tuesday, com seu vestido cheio de bordados e babados, e com o visual de garota simples de Carole, com um rosa mais claro, como se estivesse surrado e desbotado. Cada imagem deste anime é claramente um wallpaper animado.

©Carole&Tuesday / Studio Bones

E claro, como não poderia deixar de fora, vamos falar das trilhas, e as vezes até a falta dela como essencial para a criação do ambiente. O primeiro episódio não nos apresentou uma opening, e nem precisava, pois a trilha durante todo o anime deu show, com músicas de qualidade extremamente bem escolhidas e compostas para cada momento do anime, porém ouve um momento que gostaria de frisar em que a falta de trilha foi o ponto alto, na casa de Carole quando as duas conversavam sobre suas vidas e sonhos, foi uma cena silenciosa, sem trilha de fundo, e você se pergunta: “mas por que se elas estão tratando de sentimentos e historias?”, simples meus caros amigos, este anime se trata de música, e o silencio foi propositalmente instalado para mostrar que do silencio nasce a música e que a música tem um poder maior que as próprias palavras de expor sentimentos e emocionar. E nesta cena tem um detalhe muito interessante, quando Carole começa a tocar, Tuesday, erra um pouco mas depois entra no ritmo e cria a letra, isto mostra uma se adaptando a outra, as duas interagindo musicalmente e se tornando uma só. Claro que preciso citar a ending, que é muito gostosa e leve.

©Carole&Tuesday / Studio Bones

Direção e roteiro também perfeitos, e não era de se esperar menos da poderosa dupla Shinichiro Watanabe (Cowboy Bebop) e Motonobu Hori (BECK), uma dupla que entende do riscado tanto estrutural, quanto musical, e que nos apresentou uma obra fluida, sem buracos ou barriga, com roteiro inteligentíssimo, capaz de explicar muito e emocionar com pouco tempo.

Pontos positivos X Pontos negativos

Só tenho uma dúvida? Que ponto negativo? Como já descrevi acima, o primeiro episódio de Carole & Tuesday foi maravilhoso, melhor que muitos filmes em animação, roteiro, trilha e direção. Realmente é de se aplaudir de pé esta obra prima, como a muito tempo não vemos. Espero que mantenha o ritmo em seus 24 episódios e chegue para colocar seu nome no mundo dos animes, pois é uma obra de extremo potencial.

©Carole&Tuesday / Studio Bones

Fecho este texto dizendo que a música tem o poder de transmitir os mais diversos sentimentos e mudar vidas, movimentar ou parar um mundo inteiro, com uma lagrima ou um aplauso, e este anime demonstra claramente este poder.

Vale a pena fazer a regra de 3?

Sim, o primeiro episódio nos mostrou que vale apena assistir os 24 episódios!

Nota do episódio 01: 5/5

Posts Relacionados