Sangatsu no Lion – Bullying, depressão e superação

Hello galerinha bonita aqui é a Andressa e dessa vez vou falar sobre um tema não tão feliz, mas de extrema relevância.

©3-gatsu no Lion/Shaft

Sangatsu no Lion é um anime produzido pela Shaft contando com uma excelente direção de Shinbou Akiyuki, mesmo diretor de Monogatari Series. A animação é uma fofura visual e representa muito bem tudo o que a história quer passar e surgiu da adaptação do mangá de Chica Uminoque possui traços extremamente característicos e adoráveis.

©3-gatsu no Lion/Chica Umino

A história é a de Kiriyama Rei, um jovem prodígio no Shogi (uma espécie de xadrez japonês), que dia após dia tenta sobreviver aos seus sofrimentos internos causados por um passado não tão amigável. Rei desde criança sofreu bullying, e certo dia perdeu toda a sua família em um acidente acabando sendo adotado pelo amigo do seu pai, que como ele, também era um profissional no Shogi. A sua adaptação no novo lar foi problemática devido a frustração de seus irmãos e da sua mãe, pois os pais davam mais atenção para Rei, por causa da grande habilidade cognitiva do menino no jogo. Sendo assim, a atmosfera familiar se deteriorou e se tornou desagradável.

©3-gatsu no Lion/Shaft

Tudo isso fez com que Rei adquirisse depressão, transtorno de ansiedade e acreditasse que a culpa fosse toda sua. Ele acabou se condenando e por isso decidiu morar sozinho em um novo apartamento, sempre se isolando de todos e fugindo de qualquer tipo de interação social. Ficando só com si mesmo e seus pensamentos internos.

©3-gatsu no Lion/Shaft

 

O anime todo é uma representação visual de como o protagonista se sente por dentro, suas crises, conflitos internos e seus medos… Quem viu o anime consegue entender bem os sentimentos de quem possui essa doença mental e a quão avassaladora ela pode ser. A forma que enxergamos o mundo se torna outra, como se ele fosse um terrível monstro e implacável.

Seu rosto de perfil me fez pensar sobre o caminho que eu havia percorrido. Eu sabia desde o começo. O que está além da tempestade é uma tempestade ainda mais violenta. No entanto, muitas vezes você cai… Um mundo onde você pega suas peças e levanta de novo e de novo. Um rugido sem fim…

Kiriyama Rei

Bem mais do que Shogi, a animação fala sobre como alguns acontecimentos em nossas vidas podem impactar na forma que nos vemos e interagimos com a sociedade. E o bullying, sem dúvidas, é algo que pode arruinar completamente a vida de alguém. E o mais preocupante é que segundo a ONU, metade das crianças no mundo já sofreram esse assédio psicológico. No Brasil e principalmente no Japão, os casos são bem recorrentes nas escolas. A temática acabou se tornando senso comum, mas mesmo assim os casos continuam aumentando e se tornando mais violentos. O MEXT (Ministério da Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia do Japão), fez uma companha preventiva contra o bullying com o apoio de 3-gatsu no Lion e a situação que uma personagem do anime, Hinata Kawamoto vivenciou.

©3-gatsu no Lion/Shaft

Hina é uma das três irmãs Kawamoto, que ajudaram Rei a superar sua depressão e serviram como ponte para ele se abrir para o mundo e entender suas questões internas. Ela tinha um cotidiano tranquilo, até três meninas começarem a praticar bullying contra sua amiga e ao defendê-la, acabou se tornando alvo das agressões, como comumente acontece na realidade. A partir desse ponto, a vida de Hina muda completamente e ela começa a ficar triste e a não ir pra escola.

©3-gatsu no Lion/Shaft

Pra resolver a situação foi bem complicado. Pois quase sempre os culpados não assumem a culpa e muitas escolas acabam sendo coniventes com a prática e os pais não querem aceitar que os filhos cometeram as atrocidades, ou buscam protegê-los e acobertá-los para fugir da culpa e da responsabilidade.

©3-gatsu no Lion/Shaft

Sem falar, que muitas vezes são os próprios pais que levam os filhos a cometerem esse tipo de atitude e não o ensinam a ter o mínimo de empatia possível pelo próximo. Contudo, a nossa personagem resolveu ser forte, encarar e enfrentar tudo de frente com a ajuda de Rei e de sua família.

Um dos momentos mais importante, para a resolução do conflito, foi quando o Rei conversou com a Hina e falou do seu passado para ela. Que ele também havia sofrido bullying e a entendia… E que ele estava ali com ela e por ela. É sempre importante que pessoas que passam por esse tipo de situação tenham apoio e a presença daqueles que são importantes para elas, pois assim tudo acaba sendo mais fácil.

©3-gatsu no Lion/Shaft

E como o próprio Rei fala no anime… As palavras são capazes de salvar uma pessoa ou de destruí-la. E a conversa que os dois tiveram, salvaram os dois de viverem amargurados e presos em si mesmos pelo resto da vida.

©3-gatsu no Lion/Shaft

Na realidade, nem sempre tudo acaba bem como no anime. Muitas pessoas que sofreram bullying na infância ou na adolescência, acabam tendo sequelas pro resto da vida por causa das feridas e de todo sofrimento que lhe causaram. Em casos extremos a depressão, como uma das consequências desse ato, também pode levar uma pessoa a querer se suicidar pelo fato dela começar a achar que não possui nenhuma importância e que não pertence a nenhum lugar, já que sempre a trataram mal e foi excluída nos ambientes em que frequentava. O nosso protagonista Rei, mostra bem a aflição de se sentir deslocado no mundo e o quanto os danos psicológicos são reais e devastadores e como é difícil viver com essas marcas.

©3-gatsu no Lion/Shaft

E é por isso, que não devemos fazer pouco da dor dos outros ou dizer que é frescura… Cada um de nós possui uma intensidade de sentir. Se você é forte e consegue lidar com os problemas da vida e seguir em frente com facilidade. Parabéns. Mas não ache que todas as pessoas são iguais a você. Desconsiderar a dor do outro ou fazer piadas com questões de saúde mental podem aumentar o preconceito que a sociedade possui com doenças psicológicas e estigmatizar aqueles que sofrem verdadeiramente.

Não é fácil superar os traumas. Mas devemos lembrar que não estamos sozinhos e sempre procurar ajuda. Mesmo se a pessoa não for tão próxima, com certeza existe alguém que estará disposto a ajudar. O importante é nunca desistir.

©3-gatsu no Lion/Shaft

Às vezes você não pode consertar as coisas sozinho. Existem alguns problemas que só podem ser resolvidos em equipe. E se alguém ajuda você, você pode retribuir o favor quando essa pessoa precisar de ajuda.

Takashi Hayashida

©3-gatsu no Lion/Shaft

É isso gente! E eu recomento fortemente 3-gatsu no Lion. É um ótimo seinen psicológico e tem bastante coisa importante pra ensinar! <3

Andressa Araújo

Empolgada, curiosa e ansiosa por natureza. Tenho uma enorme admiração pela cultura oriental e amo joguinhos, arte, ciência e animes. Odeio a monotonia e meu maior sonho é criar uma máquina do tempo para impedir os portugueses de fazerem merda em território alheio. Animes que eu indico: Steins;gate, Mekakucity Actors, Fullmetal Alchemist e Sangatsu no Lion.
Follow Me:

Posts Relacionados