Strong Woman Do Bong Soon é o melhor romance dos doramas Coreanos

Heeeey pessoinhas! Como vão? Faz tempo né?

Depois de muitas tentativas e falhas, eu decidi reassistir um dorama que até o dia 15/09 estava disponível na Netflix. Porque eu decidi reassistir? Porque os últimos doramas que eu estava vendo não tinham me prendido e eu precisava de um… limpador de paladar. E Bong Soon é tão maravilhoso que mudou meu humor imediatamente.

Strong Woman Do Bong Soon – JTBC ©

Strong Woman Do Bong Soon é um dorama de gênero indefinido: Ele é vendido como um romance fofinho, mas tem elementos de suspense, drama policial e comédia. Isso para não falar do elemento de super herói.

O dorama conta a história de Bong Soon (Park Bo Young), uma garota que descende de uma linhagem de mulheres super-fortes. Essa super força tem condições: ela deve ser usada para o bem e, se por acaso, essa força for usada em benefício próprio ou para fins nefastos, a portadora perderá a mesma e uma praga a infectará. Com medo de usar seus poderes erroneamente, Bong Soon raramente os usa e sonha em ser designer de games. Após uma interação com gangsters de baixo calibre onde nossa protagonista usa sua super força, Bong Soon acaba conhecendo Ahn Min Hyuk (Park Hyung Sik), ou Min Min, um herdeiro Chaebol (conglomerados de empresas dirigidos por famílias na coreia), que está sendo ameaçado por alguém anônimo. Por acaso, Min Min (hehe) também dirige uma empresa de games super famosa nesse universo e ele a contrata para trabalhar de guarda costas pra ele, com a promessa de que ela poderá se tornar designer de games caso o ajude a parar a pessoa que está fazendo as ameaças.

Strong Woman Do Bong Soon – JTBC ©

Paralelamente, no bairro onde Bong Soon vive, algumas mulheres estão sendo raptadas e outros crimes têm sido cometidos contra as residentes. O amigo de infância, e crush de Bong Soon, o detetive Gook Doo (Ji Soo), que também mora nesse bairro, está tentando desvendar o caso. O dorama é conta como essas histórias se entrelaçam e como os três superam suas limitações.

Strong Woman Do Bong Soon – JTBC ©

O que eu achei? (Spoilers)

Eu amo esse dorama! É difícil ser objetiva até pra fazer a sinopse. Ele tem tudo: triângulo amoroso, tragédia, suspense de arrepiar os cabelos, dois dos meus atores favoritos (Ji Soo de Scarlet Heart Ryeo e Park Hyung Sik de Hwarang) e uma trilha sonora perfeita que conta com MAMAMOO! Também tem a questão do par Bong Soon e Min Min, e isso foi o que me conquistou. Os atores mostram uma química imensa, chega a ser palpável como os atores se deram bem. Em uma entrevista, Park Hyung Sik chegou a dizer que se envolveu tanto no personagem que se apaixonou por Park Bo Young, segundo o site Koreaboo.

E sabe como às vezes os romances dos doramas e dos filmes de super heróis deixam a gente com um sabor esquisito na boca, porque apesar de terem sido fofinhos e cativantes, algo estava errado? Nos doramas, o rapaz geralmente é muito grosseiro e bruto, às vezes chegando a ser abusivo mesmo, trata a mocinha mal, agride fisicamente, entre outras coisas super problemáticas.

Strong Woman Do Bong Soon – JTBC ©

Já nas tramas de super herói, o par romântico do herói (ou heroína) está sempre tentando fazer com que a pessoa com poderes abandone os mesmos em troca de uma vida mais segura? Bom, esse dorama não tem nada disso. Bong Soon começa o dorama apaixonada por um rapaz que a trata mal, tem namorada, é super grosseiro e controlador. Conforme ela e Min Min vão se aproximando, seus sentimentos mudam uma vez que, ao invés de ser agressivo, Min Min é super carinhoso e romântico desde o começo, é honesto e sincero com a Bong Soon e a incentiva a usar seus poderes para o bem. Quando Bong Soon decide usar mais os poderes que têm, Min Min a apoia completamente, agindo quase como uma “fan-girl” e chegando a inclusive, treiná-la para que ela seja mais eficiente e esteja mais segura no que faz. Vale muito a pena assistir Strong Woman Do Bong Soon, mais de uma vez até. Eu ri muito, eu chorei, eu me senti completamente bipolar do começo ao fim.

Esse dorama é muito importante, pois a Coreia do Sul é um país famoso por ser machista, em propagar o estereótipo da mulher submissa, mesmo quando essa mulher é uma tsundere, resiliente e boazinha e a famigerada imagem do homem agressivo, controlador e louco. A maioria dos doramas coreanos chegam a ser totalmente incômodos pela maneira horrível que os protagonistas homens tratam as mulheres e como nos é enfiado goela abaixo que esse tipo de relacionamento abusivo é desejável, ideal e romântico, em como os protagonistas do sexo masculino estão sempre em destaque e é como se o dorama fosse voltado neles ao invés da mocinha, mas Strong Woman Do Bong Soon é um dos poucos que não é assim e não é “gender bender(doramas onde a mocinha finge ser homem por algum motivo).

Strong Woman Do Bong Soon – JTBC ©

Realmente é um sopro de ar fresco, apenas dois rapazes são apresentados no dorama com comportamento problemático, um deles, o que a Bong Soon começa apaixonada, aprende e cresce, muda e vira uma pessoa decente, já o outro é o vilão do dorama, o que anda sequestrando mulheres por aí. Além disso, a maioria dos homens mostrados no dorama são ligeiramente submissos, sensíveis ou resilientes, com características que seriam consideradas femininas por aqueles presos a estereótipos, enquanto as mulheres são mais grosseiras, malucas e algumas, como a mãe da Bong Soon, extremamente controladoras. É um soco na cara dos estereótipos enfadonhos, realmente maravilhoso de se ver. Eu recomendo esse dorama pra quem se incomoda com o machismo dos doramas coreanos mais conhecidos, e também pra quem não conhece doramas muito bem, justamente por quebrar esses padrões e apresentar uma dinâmica completamente nova e fresca entre os personagens. Não restam dúvidas de que Bong Soon é a protagonista de sua própria história, realmente uma “mulher forte”, digna de admiração e respeito. Isso me dá esperanças para o futuro dos doramas coreanos, quem sabe daqui pra frente nós venhamos a ter protagonistas femininas com mais força e independência sem que elas tenham que se vestir de homem para serem assim?

 

Strong Woman Do Bong Soon – JTBC ©

Veja se você gosta de:

  • Comédia
  • Tsunderes (quase todas as mulheres nesse dorama)
  • Romances fofinhos
  • Triangulo amoroso
  • Super Heróis
  • Suspense

Você não vai gostar se:

  • Prefere doramas que se levam mais a sério
  • Não gosta de tsunderes
  • Prefere mulheres doces e delicadas e homens agressivos e super confiantes
  • Não tem paciência pra triângulo amoroso
  • Não gosta quando doramas tem mais de um gênero (Strong Woman Do Bong Soon tem pelo menos uns três)
  • Tem estômago fraco (Como eu mencionei na review de Kingdom, esse é o dorama do vinho de cocô)
  • Gosta quando dão atenção aos personagens secundários (eles, em sua maioria, são apenas comic relief)

Infelizmente, no dia 15/09, o dorama foi removido do catálogo da Netflix, mas a Viki ainda tem o dorama disponível e é totalmente legal e de graça. 

E ai? Você vai ver? Já viu? Deixa um comentário e compartilha essa review pros seus amigos!

Follow Me:

Posts Relacionados