Yutaka Nakamura, o homem dos cubos

Olá, aqui é o Guaraná, e hoje começamos nossas aventuras desbravando o mundo da parte técnica da animação japonesa. Iremos falar de um dos maiores animadores japoneses, Yutaka Nakamura, ou como é conhecido, O ”Yutapon

Yutaka Nakamura nasceu no dia 22 de dezembro de 1967, natural da cidade de Fukuoka. Se formou na Yoyogi Animation College, o mesmo colégio onde outros grandes nomes da animação japonesa também estudaram, tais como Shoko Ikeda (Diretora de animação e character designer em animes da Kyoto Animation). Yutapon fez sua estreia no anime Sakigake!! Otokojuku, obra que foi baseada em um mangá da Weekly Shounen Jump que era publicado durante o final dos anos 80.

No começo dessa atual temporada, houve uma chuva de comentários sobre o episódio 48 de Boku no Hero Academia. Os fãs entraram em êxtase ao ver uma equipe de luxo sendo escalada para o episódio. nomes como Yuki Hayashi, Shinji Ishihara, Takashi Murai e não menos importante, Yutaka Nakamura. Na época, muitos se interessaram em saber mais sobre Yutapon, o homem que animou a luta de Deku contra Todoroki, e que na minha opinião, foi uma das melhores lutas do ano passado. Nakamura não se destaca apenas pelas suas cenas extremamente fluídas e bem animadas em Boku no Hero Academia, após trabalhar em Neon Genesis Evangelion, ele começou a sua notória jornada em Cowboy Bebop, naquela época ganhou relevância pelas suas cenas de lutas com uma coreografia incrivelmente realista.

©copyright Fullmetal Alchemist

Após Cowboy Bebop, Yutapon foi contratado pela Bones e começou a trabalhar em vários projetos do estúdio. Foi nas obras da Bones, que ele mostrou toda sua versatilidade, trabalhando em animes com character designers muito diferentes do que ele estava acostumado. Ele participou de animes como Eureka Seven, Soul Eater, Kekkai Sensen, Ouran e Fullmetal Alchemist.

©copyright My Hero Academia

Mas o que torna Yutapon extremamente famoso? São suas cenas de lutas muito bem animadas? São seus ângulos de câmera diferenciados? A sua noção de anatomia? NÃO! O quê torna esse animador tão famoso são os cubos. Esses tais cubos aparecem em várias situações, geralmente em momentos onde o chão se quebra e se partem em vários pedaços. Em Fullmetal, Mob Psycho, e na própria luta entre Todoroki e Midoriya esses cubos aparecem. Esse estilo ficou tão conhecido, que vários outros novos animadores se basearam nesse estilo de animação, dá para dizer com toda certeza do mundo, que Yutapon é um dos animadores mais influentes da indústria japonesa de animação.

©copyright Fullmetal Alchemist

Pedro Guarani

Tenho 21 anos de idade, sou apaixonado pela parte técnica da animação japonesa. Escrevo sobre animação, enquanto tento engolir o fato de que meu melhor amigo me trocou pela namorada.

Posts Relacionados