
© Diamond no Ace, Madhouse
Olá a todos! Aqui é o Bruno, também conhecido como D.A.(Doctor Anime) e hoje iremos falar sobre uma das melhores obras quando se fala sobre beisebol e animes, Ace of diamond e o sucesso além do diamante !
O sucesso de Diamond no Ace
Diamond no Ace é um manga escrito por Yuji Terajima, sendo divididos em duas obras, seu homônimo e Diamond no Ace Act II, ambas publicadas pela famosa Kodansha e sendo animada em três temporadas(até o momento).
Não é de hoje que animes de esportes dividem fãs, alguns amam, outros odeiam, todavia para os que gostam o nome da obra de Terajima sensei não costuma passar em vão, Diamond no Ace criou um legado ensinando sobre como prender o público através de seus personagens.
O manga conta a história de Sawamura Eijun e sua trajetória durante o ensino médio da escola referência no beisebol secundarista: Seidou. Desde um diamante bruto até um jogador de elite, toda essa evolução é acompanhada pelo espectador que vai devorando, episódio a episódio, página a página, a história de Eijun, sua vitória, a de seus colegas, e também suas derrotas.

© Diamond no Ace, Kodansha
Ace of Diamond conseguiu inúmeros fãs ao longo da sua publicação, prêmios e ainda conquista muitos amantes, principalmente no Japão. Entretanto, para explicar o porque do sucesso estrondoso dessa obra, precisamos falar sobre o Beisebol e sua relação com o Japão.
O esporte chamado Beisebol
O Beisebol é um esporte que nasceu nos Estados Unidos durante o século XIX, principalmente no contexto industrial. Advindo de outros esportes que usavam taco e bola, o beisebol se popularizou por, dentre outras características, ser um esporte de fácil acesso aos americanos, fácil de praticar entre os intervalos do trabalho, e cria a necessidade forte do trabalho em equipe.
Tendo seu começo entre as camadas dos operários, o jogo foi se popularizando e consequentemente tornando-se mais famoso até se tornar algo regulamento em 1871 e então tornou-se um esporte oficial.
Sendo um dos esportes mais amados pelos norte-americanos, o beisebol é um gigante em questão de dinheiro, sendo um dos esportes com atletas mais bem pagos no planeta, em especial na liga americana a Major League Baseball – MLB.

© MLB
Beisebol e o Japão
As origens do beisebol no Japão não são completamente claras, entretanto é inegável a forte influência do esporte por parte das tropas militares dos EUA no pós período da segunda guerra mundial. As tropas que permaneceram nas bases militares japonesas colaboraram para a popularização do esporte entre os nipônicos, em especial as crianças que aos poucos começaram a levar o esporte para seus colégios criando os que, no futuro, seriam os tradicionais colégios nessa modalidade. Ainda assim, o grande crédito da propagação do beisebol no Japão pode ser creditado ao engenheiro Hiroshi Hiraoka, ele realizou sua graduação nos EUA e lá entrou em contato com o esporte, tornando-se um grande fã do time norte-americano Boston Red Sox. Depois, ao retornar para sua terra natal, criou o primeiro time japonês de baseball em 1878 no Clube Atlético Shinbashi.

Hiroshi Hiraoka e os atletas do Clube Shinbashi, da esquerda para a direita respectivamente.
Mas, foi durante o século XX que o esporte realmente pegou no Japão, principalmente nos colégios que disputavam campeonatos regionais e depois nacionais, criando todo o clima e tradição envolvendo-o.
Yuji Terajima, o “técnico do diamante”
O mangaka(autor de manga) de Diamond no Ace na verdade começou sua carreira a partir de um prêmio recebido por seu manuscrito de uma obra sobre Baseball, entretanto essa ainda não seria a história de Eijun. Depois de ser premiado, foi encaminhado para se tornar assistente de Inoue Masaharu.
Terajima diz em entrevista que, durante esse tempo de assistente, foi o que mais aprendeu e tudo ali o ajudou a no futuro fazer a obra que vários japoneses amariam.

Yuji Terajima
Depois disso, submeteu o manuscrito de Diamond no Ace para seu editor(hoje um dos chefes da Weekly Shonnen Jump) e então sua série começou a ser publicada pela Kodansha.
O autor ainda afirma que uma das características mais fortes de seu manga é a tensão criada entre rivais, sejam entre personagens ou escolas. Ele tenta mostrar ao leitor todo o clima e tensão que há na competição entre rivais, o desafio de se conquistar o que sempre quiseram.
Não é atoa que um dos principais elogios da obra vai na questão dos personagens e suas relações, além do protagonista Eijun temos vários pontos de vista e podemos observar a preocupação de cada um dos jogadores de Seido, o que os mantém firme no esporte, o sentimento de irmandade criado no time e como enfrentar um outro time pode ser mais que “só uma partida”. Todas essas emoções são transmitidas muito bem ao leitor através da genialidade do mangaka.
Ace of diamond e o sucesso além do diamante !
Não se trata só de uma obra que ensina o beisebol de uma forma descontraída. Diamond no Ace tem a artimanha de conseguir prender o leitor enquanto vai inserindo mais elementos do próprio esporte como estilos de arremesso e outros aspectos técnicos que vão dando background aos personagens evoluírem e criarem novas tramas.
Além disso, os torneios (grande obsessão dos jogadores) é um show a parte, são diversos episódios que passam em torno deles, mas você não deixa de ver cada um deles, pois o duelo entre dois jogadores deixa aquele gosto muito bom de “quero mais”.

© Diamond no Ace, Kodansha
Você fica esperando o próximo episódio, fica surpreso com as reviravoltas, se emociona nas vitórias e derrotas da Seidou. De todo modo, Ace of Diamond é uma obra que fala sobre as relações de um time, o desejo de evoluir constantemente e sobre ganhar ou perder, repleto de lições para a vida e personagens exemplos, ela entra no patamar de obras que deveríamos ver uma vez na vida. Por isso podemos falar sobre Ace of diamond e o sucesso além do diamante !
Mais uma vez obrigado pelo tempo de leitura
Você já ouviu falar de Oyasumi Punpun? Não? Então entenda neste post por que ele é um manga necessário para sua vida.
Como sempre, links para aprofundamento estarão logo abaixo!