5 Animes Para Quem Ama Ciências

Estava eu um dia assistindo o Rikei ga Koi ni Ochita no de Shoumei Shite Mita quando parei para pensar sobre outros animes que tratam de “coisas científicas”. Então nasceu esse post! Os amantes de ciências e de animes que se preparem, pois essa listinha aqui vai servir como uma ótima dica para maratonar ou acompanhar nos próximos dias.

Aqui é a Bogo e esta é minha pequena e compacta listinha de animes relacionados às ciências para se aproveitar :B

Seja falando sobre engenhocas, corpo humano, viagem no tempo ou até mesmo estudo de interações sociais e dos pensamentos, o tema ciências em animes é muito bem abordado e vasto. Tanto que, se a gente for tratar do significado de ciência, dá para encontrar mais animes ainda. (É praticamente impossível não ter uma mídia que se refira a conhecimento ou prática sistemáticos)

© Fanart encontrada no Picsart (baseada em It’s Always Sunny In Philadelphia – FX)

Às vezes ciência nem é o tema central, mas o que importa é estar lá bem retratada e enriquecendo o anime. Até mesmo aquele seu momento de conspiração sobre o anime pode ter relação com ciências, não? São tantos os animes assim que a escolha foi sobre os que aparecem mais à minha mente quando penso em ciências. Brincadeiras a parte, eu gosto muito quando abordam informações de diferentes áreas de estudos e, mesmo não sendo tão próximos da realidade, esses animes dão aula para nós, espectadores. 

Vamos ao que interessa, as sugestões:

 1. Steins;Gate

O primeiríssimo anime da sua lista TEM que ser Steins;Gate. Um clássico anime da ciência, com teorias, testes, estudos, uma gigante conspiração e, é claro, VIAGEM NO TEMPO.

© Steins;Gate – White Fox

Esse plot genial traz à tona uma série de eventos e descobertas de um grupo de amigos que se envolvem com viagem entre timelines. Cada ponto liga o outro e assim vamos montando um quebra cabeça junto com o protagonista maluco.

© Steins;Gate – White Fox

Neste anime é possível ver muitos aspectos maravilhosos da ciênciao que significa saber mais e mais. Tudo isso relacionado à um microondas, bananas verdes e um laboratório muito doido. (Agora ficou parecendo propaganda de Sessão da Tarde. Será que um dia passaria isso na tv brasileira? hue)

Certamente Steins;Gate tem um grande apelo graças a construção da história e dos personagens. Eu não vou contar mais sobre o enredo, pois é legal ir descobrindo aos poucos.Quanto às ciências: não tem como não ver como o anime está imerso nesse meio. 

 

Se você já assistiu, dá uma conferida no podcast: AnimystiCast #013 – Steins;Gate, Deceive the World!

E se ficou embananado com a história do Steins;Gate e Steins;Gate 0, também temos um artigo para ajudar na cronologia: Ligando os pontos da cronologia de Steins;Gate & Steins;Gate 0

Informações gerais:

Steins;Gate: 24 episódios

Steins;Gate 0: 23 episódios

(Além de OVAs)

2. Dr. Stone

Esse anime traz uma visão totalmente diferente que temos no século XXI sobre as obras da ciência. Tá, a gente sabe como muita coisa é importante e como sem elas seria super estranho e difícil de viver. Mas você já pensou em tentar criar, como uma pessoa que não mexe com ciências, coisas como a internet e o óculos?! 

© Dr. Stone – TMS/8PAN

Aqui temos a história de um rapaz hiper ultra master inteligentíssimo, um estudante de ensino médio ainda por cima, que acorda em um mundo depois de mais de 3,000 anos em que a sociedade foi petrificada.

Esse jovem cientista, então, começa a recriar a ciência antiga, que agora seria nova já que todo mundo que conhecia não está mais lá. Ele consegue acordar um colega e trabalha com coisas desde a construção de um forte até a fazer um celular.

É sensacional a forma como conduzem a história relacionando o conhecimento atual da humanidade e ao mesmo tempo é muito engraçado, com muitas situações super hilárias. Meu único ponto de discordância é o fanservice desnecessário com personagens femininas. 

Informações gerais:

24 episódios

(Até o momento)

3. Rikei ga Koi ni Ochita no de Shoumei Shite Mita

Ciência tem tudo a ver com amor e eu posso provar com esse anime. Quando dois estudantes cabeçudos decidem focar seus esforços para provar ou refutar causas de paixonite aguda, só pode sair coisa boa (ou bem zoada). O assunto só melhora cada vez mais. já que ambos fazem estágio em pesquisa científica e convencem outros personagens a participar desta empreitada. Assim, nascem vários experimentos sobre o que casais e apaixonados fazem. E, sério, tem coisas que a gente nem percebe e eles trazem à tona.

© Science Fell in Love, So I Tried to Prove It (Rikei ga Koi ni Ochita no de Shōmei Shite Mita)- Zero-G

Com a dose certa de romance e conhecimento, essa comédia é ótima para qualquer momento (mentira, tente não assistir de madrugada para não sair gargalhando e acordando todo mundo). Sem mencionar os baita ensinamentos que vão além do tema romance e paixão, com direito à dicas do ursinho também.

Informações gerais:

12 episódios

(Ainda em lançamento)

4- Cells at Work!

Uma pegada meio Ozzy e Drix oriental com um mix de fight e fofura. Cells at Work! é aquele anime que a gente deveria assistir antes de uma aula de biologia. É divertido, com ação na medida e ensina pacas.

© Cells at Work! – David Production

A obra conta a história do nosso corpo humano, mais precisamente do que há dentro dele, personificando os elementos que trabalham em nós, como as hemácias, os glóbulos brancos, as plaquetas e etc. Lá, assim como no nosso corpo, é tudo sistematizado, cada departamento possui seres padronizados e realmente dá para saber qual função cada um tem pela sua aparência. É um anime que traz de uma forma muito mais divertida o que acontece no nosso corpo com mudanças biológicas.

© Cells at Work! – David Production

Informações gerais:

13 episódios

5- Fullmetal Alchemist

Ora ora. Não poderia faltar o maravilhoso caso dos irmãos alquimistas. Por mais que esse anime seja bem mais focado em outros aspectos, Fullmetal é repleto de ciência, que é a sua essência. (De acordo com o Wikipedia, o assunto que rodeia todas as paradas do anime, a Alquimia, pode ser considerado como uma prática que combina elementos de diversos tipos de estudo, como Química, Física, Misticismo, yada yada yada, etc e tal) O fato é que, tanto na trama do anime quanto na vida real, a alquimia foi importante.

© Fullmetal Alchemist – Bones

A história se passa em um universo diferente do nosso, em que dois garotinhos resolvem mexer com alquimia para reaver a mãe. O que acontece a seguir muda a vida deles de forma que eles começam a perseguir um jeito de voltarem a ser como eram antes, através da alquimia também. A aventura e as ideias trabalhadas nesse anime são fatores muito bons de serem acompanhados.

Temos aqui um embate, pois há quem prefira o Brotherhood (Fullmetal Alchemist: Brotherhood) e há quem goste mais do Fullmetal mesmo. É mais interessante decidir por si próprio, mas fica como dica que o Brotherhood é o mais fiel ao mangá.

© Fullmetal Alchemist: Brotherhood – Bones

Se você ainda não assistiu essa obra de arte, assista. E se já assistiu, chama os amigos para ver de novo!

Você também pode escutar a podcast do site sobre o Fullmetal Brotherhood: AnimystiCast #001 – Fullmetal Alchemist Brotherhood, conheça a verdade!

Informações gerais:

Fullmetal Alchemist: 51 episódios

FMAB: 64 episódios

 

E, por fim, aqui tem mais animes relacionados a ciência que foram indicados para o Seiun Sci-Fi Awards do ano passado:

https://animystic.com.br/noticias/ssss-gridman-cells-at-work-hisone-masotan-sao-nomeados-para-o-seiun-sci-fi-awards/

Diz aí, qual desses estaria primeiro na sua lista?

Follow Me:

Posts Relacionados