A vida adulta em Because This Is My First Life

Ser adulto é uma droga e quanto mais percebemos isso, mais tendemos a ficar mal. É por isso que precisamos de dramas como Because This Is My First Life para acalmar nossos corações e eu, Bogo, vou explicar melhor o motivo para se ter essa comédia romântica na sua lista!

Because This Is My First Life

© Because This Is My First Life – tvN

Alguns dramas nos mostram o glamour da vida adulta, eventualmente outros levam tudo na comédia, enquanto outros são focados muito mais nas desgraças. Mas são poucos que pegam o espectador pela gola da camisa e fazem encarar a realidade misturando comédia com drama na medida certa como esse.

Uma breve apresentação

A história começa promissora, assim como nossos sonhos. E como seres humanos todo dia é uma nova batalha, dessas de tentar se segurar e seguir em frente. O ar é bem rotineiro, destrinchando a vida da personagem principal de várias formas.

Sobre mulheres e comunidade

O olhar desse drama em relação as mulheres é uma poesia. De uma leveza até a brutalidade da rotina que mulheres vivem, são abordados temas que vão de amizade, anseios internos, pressão da sociedade, trabalho e até o romance. E o melhor de tudo, em perspectivas diferentes. Antes de mais nada, Because This Is My First Life não fica preso a somente o que uma personagem vê e, sim, os vários ângulos de um mundo que não é MESMO igual para ninguém.

Dorama - Because This Is My First Life

© Because This Is My First Life – tvN

Clichê? To fora!

Esse dorama traz um belo de um clichê logo no começo, mas um propósito. É nessa hora que quem odeia clichês faz todos os barulhos e expressões de desgostos, revira os olhos e promete deixar de assistir. Também é nesse momento que os amantes desse detalhe dão seus pulinhos de alegria. Estou falando do famoso esquema de fazer os protagonistas morarem juntos ou se casarem por conta de acordos ou coisas parecidas.

Dorama - Because This Is My First Life

© Because This Is My First Life – tvN

(Olha a cara de felicidade desses noivos né)

Entretanto, não se engane. Because It’s My First Life não é um conto de fadas e muito menos o dorama bobinho em que os dois são colocados juntos e isso é tão forte que vai gerar interação para se apaixonarem de vez (e é engraçado, pois essa série traz pontos de metalinguagem, inclusive relacionando a clichês e etc. Ou seja, eles sabem o que estão fazendo).

Because This Is My First Life

© Because This Is My First Life – tvN

(A bagunça de quem tem prazo pra terminar o trampo)

Um dorama dentro de um dorama

Além disso, a protagonista conta sobre clichês em novelas e como ela tem que enquadrar sua escrita. Só que na história real dela, há uma quebrada. A personagem principal não segue o conceito de bater de frente e muito menos de aceitar alguns fatos. De tal forma que ela não é nenhum dos extremos, não é uma pamonha que aceita tudo e nem daquelas moças que partem com tudo para dar uma revirada na vida. Ela simplesmente larga e vai por outro caminho, apesar de parecer que não é bem isso. Portanto, esse ponto é um dos elementos de destaque, mostrando que a vida adulta não tem um manual e que as pessoas precisam de experiências para alcançar alguns aprendizados.

Because This Is My First Life tem romance, sim

Esse dorama tem não só uma história de romance e sim 3. E, na real, as outras duas histórias são muito mais instigantes do que a principal. Muitos feelings aqui, principalmente para toda a reviravolta do casal Ho Rang e Woo Seok.

Temos que lembrar que ainda se trata de uma novela de comédia romântica e, assim, o enredo tenta fazer com que os espectadores simpatizem pelos dois protagonistas e torcer para que fiquem juntos, mesmo que não faça sentido. Aliás, isso faz parte da receita de bolo de dorama que a própria história dá uma diquinha para o público. Não importa para onde a pessoa corra, o final normalmente é alcançado harmonicamente. Você pode falar que é um pudim, mas na verdade o molde acaba sendo o mesmo.

Dorama- Because This Is My First Life

© Because This Is My First Life – tvN

Because This Is My First Life – Comédia Romântica

País: Coreia do Sul

Número de episódios: 16 episódios (+- 1h10m cada)

Onde assistir: https://www.netflix.com/br/title/81167119 e https://www.viki.com/tv/35630c-because-this-is-my-first-life 

Enredo

Yoon Ji Ho, a mocinha, é escritora. Ela tenta galgar seu caminho profissional enquanto tem que arranjar um local para morar. Já, Nam Se Hee, o mocinho, trabalha com tecnologia. Ele já tem um apartamento, trabalho e um gato, o que mais poderia querer? Bem, tudo se encaixa no momento em que ela precisa de um lugar pra morar e ele precisa alugar um quarto para alguém que siga suas regras a risca. (Lembre-se bem desse último detalhe quando for assistir)

Basicamente, duas pessoas se casam nesse dorama por n motivos e o principal deles é diminuir despesas. Note que nesse dorama, os protagonistas, Ji Ho e Se Hee, já passaram de seus 20 anos. O que reforça a preocupação “geral” com algumas questões, como a da carreira, moradia e relacionamentos. Tudo gira em torno de como isso foi acontecer e como isso influencia a vida deles. Além de duas outras histórias paralelas que se relacionam com a principal. São elas as histórias das amigas da protagonista, Ji Ho.

As amigas

Yang Ho Rang e Woo Su Ji

© Because This Is My First Life – tvN

Yang Ho Rang sonha em se casar. Ela parece ser de longe a mais animada das três amigas, com um espírito colorido e iluminado. Das amigas, ela é a que está num relacionamento amoroso a mais tempo, cultivando seu ideal.

Woo Su Ji é uma moça que focou no trabalho, com a ambição de se tornar CEO um dia. Aos nossos olhos ela é linda, bem sucedida e esbanja sucesso. Tem uma personalidade forte e parece não levar desaforo pra casa, além de ser muito bem decidida quando o assunto é relacionamentos amorosos.

As histórias sobre as vidas das amigas e como elas lidam com seus amores e temores são muito boas.

A trama é engraçada, leve, REAL e muitas vezes filosófica (se você estiver aberto a prestar atenção em o que cada personagem e situação tem a passar). Sem contar que tem sua pegada de drama e tem um gatinho super fofo, que para mim roubava a cena toda vez que aparecia. 

Se isso não te convenceu a assistir ou se quer saber mais ainda, bem, aqui estão alguns pontos que destaco na trama:

Principais tópicos para se prestar atenção

1. A carreira

Assim que entramos nessa vida de adultos (mentira, desde crianças) somos questionados sobre nossas profissões. É absurdo o tanto que fazem jovens se preocuparem com isso e como fazem parecer que tudo será tão óbvio quando formos adultos. Que adultos tomam decisões certas e só vão “evoluindo”. Ninguém, de fato, está preparado para essa busca. E, muitas vezes, temos que mudar nossos caminhos, nossos sonhos, porque a vida não facilitou ou não deu certo mesmo.

Dúvidas como essas, além de mostrar a rotina de trabalho de diversos personagens são muito bem colocadas no dorama. Dessa forma, vários ângulos de como chegaram ou imaginaram as carreiras são retratados como partes muitas vezes secundárias na história. Afinal, doramas normalmente falam de encontrar sua alma gêmea e no caso desse dorama encontrar a si próprio também. 

Dorama

© Because This Is My First Life – tvN

2. Nossa luta interna

Tendo explicado sobre o ponto de encontrar a si próprio, está na hora de iluminar um aspecto que atordoa e que não pode ficar de fora quando falamos de vida adulta. Independente da idade, todos nós temos uma luta interna acontecendo todos os dias nas nossas cabeças. Alguns dias é mais forte e outros ela enfraquece, ficando quase que despercebida – mas o ser humano tem que conviver com isso. 

Com tantas responsabilidades e tantos julgamentos nas nossas costas (muitas vezes dados por nós mesmos), nós acabamos passando um belo perrengue nos próprios pensamentos. Do mesmo modo ocorre com a personagem principal e os outros que a cercam. Claro que tendemos a perceber mais essa visão por parte dela, exatamente por ela ser a protagonista, mas Because This Is My First Life faz um belíssimo trabalho trazendo as angústias e os pensamentos de vários personagens, em diversas etapas da vida.

Dorama

© Because This Is My First Life – tvN

Um drama para gerar empatia

A medida que a história desenrola nós vamos nos aproximando mais dos personagens e entendendo porque cada um age do jeito que age. Dava pra escrever uma matéria sobre cada um do tanto que conseguem aprofundar o desenvolvimento de personagem nesse dorama. Entretanto, cabe ao espectador perceber cada um.

Voltando aos protagonistas, a história começa deixando a Ji Ho como um livro aberto para nós e o Se Hee como um mistério. Contudo, os detalhes sobre o rapaz vão brotando aos poucos de tal maneira que conseguimos enxergar a luta interna dele também, e não só superficialmente. E não só dele, como das amigas, que normalmente ficam em plano de fundo em vários doramas. Nesse aqui, não!

3. O olhar sobre a sociedade (e o machismo)

Esse aqui foi o ponto que me fez querer assistir o dorama. A premissa feminista e a crítica em relação a sociedade são o alicerce dessa história. São dados vários pequenos toques sobre como mulheres e homens são moldados em sociedade para agirem conforme a música; e como várias coisas são perpetuadas, quando poderiam ser mudadas. Convenhamos que a música que estamos falando é uma bem tosca e inegavelmente quase todo mundo, se não todos, sofrem por conta desse molde.

Em pensamentos, ações, histórias de personagens, a pressão em relação às mulheres se mostra tanto de maneira óbvia quanto em detalhes que passariam despercebidos no dia-a-dia. Na trama, temos personagens que aceitam sua condição, personagens que são contra o que está acontecendo e outras que não entendem o motivo para aquilo acontecer. Além de críticas que parecem piadas para descontrair, como o caso do rapaz do café.

Because This Is My First Life

© Because This Is My First Life – tvN

Destaques dentro dos destaques

Dessa forma, pode-se reparar em cenas que não são focadas nesse “papel”, mas acabam retratando. Para mim, dois assuntos foram o destaque nesse sentido: 

  • As obrigações; quais são os papéis de homens e mulheres na sociedade? O que acontece com aqueles que não querem seguir esses papéis tão reforçados? E será que estamos realmente indo contra aquilo?
  • O assédio; como as pessoas lidam com isso, como falam sobre isso e a comparação de situações. Tiveram várias cenas e comentários diferentes sobre esse ponto, e a forma como foram vistos e descritos reflete muito a realidade quando as pessoas se deparam com o assunto.

4. A família 

Falando em papel, qual seria o da família quando ficamos adultos? 

Não é por causa da família que acabamos nos reprimindo a fim de se encaixar no que nos pedem? Ou será que é a família que nos apoia a ponto de conseguirmos sair do que nos prende? Em dorama não pode faltar casos de família, mas dessa vez é só um plano de fundo que se movimenta em momentos para entendermos algo que estava faltando. De tal forma que também esmiúçam a relação de várias famílias, sem trazer como um dos pontos centrais da trama. 

Dorama

© Because This Is My First Life – tvN

5. Deveres e instituições dos antepassados

Há muita coisa ultimamente que fazemos só de praxe, porque nos foi imposto, porque é para ser assim. Às vezes nem nos perguntamos o motivo para estarmos querendo, fazendo ou reforçando aquilo, só seguimos com o que foi nos ensinado ou o que achamos que é o comum. E isso vale para nós em cada aspecto da nossa vida de adultos. O quanto do que você fez foi realmente porque você queria? Será que era necessário passar por essas etapas dessa forma ou haveria outra opção que entra em dissonância com o ideal da nossa sociedade?

Because This Is My First Life

© Because This Is My First Life – tvN

Esse é um debate que devemos fazer todos os dias nas nossas cabeças, se já não o fazemos. E, novamente, Because This My First Life traz com graciosidade. Podemos sim, sair desse caminho em linha reta que nos foi imposto, para um em que nós mesmos desenhamos. Não é tudo preto no branco e não é porque nossos pais ou os senhores lá de mil anos atrás faziam de uma forma que devemos seguir o mesmo. De maneira idêntica está essa necessidade estranha de se espelhar em outras famílias e regras para trilhar o futuro. As sacadas que eles dão ao modelo de casamento, família e formas de lidar com as situações em geral simplesmente maravilhosas. Como um clique, sabe?

E aí nós vamos para o próximo tópico e a cartada final!

6. A construção dos relacionamentos

Dorama

© Because This Is My First Life – tvN

Assim como falei em sororidade no filme da Violet Evergarden, esse dorama dá um excelente espetáculo nessa questão. As relações femininas aqui são lindas de se ver e são um ótimo exemplo de como fazer nos doramas. Because This Is My First Life vai além de sororidade entre amigas, trazendo à tona até uma representação espetacular de “ex” e cortando pela raiz a tal da competição ridícula pelo boy entre a protagonista e outra personagem feminina.

Relacionamentos precisam ser cuidados, dia a dia. Com o propósito de que ambas as partes devem se entender, porque se não for assim, de que adianta? Aqui não tem essa história de amor à primeira vista e está tudo certo; é passo a passo, não adianta apressar. Assim sendo, os relacionamentos são retratados de maneira muito real, sem romantizar de maneira equivocada e sem querer colocar qualquer um no pedestal.

São abordadas questões como relacionamentos tóxicos e saudáveis, discussões cotidianas e interações das mais diversas. Também trazem a diferença de momentos, pois uma pessoa pode estar vivendo um cenário totalmente diferente do anterior e, portanto, as situações e respostas mudam. É um bom conselho, vocês vão entender muito bem se prestarem atenção no que cada relacionamento está querendo passar. Além disso, os relacionamentos em si são muito bons de acompanhar. Tanto de amizade, quanto de família, quanto de romance.

Obs.: As conversas sobre casamento nesse dorama dão uma lição e tanto.

E no fim…

Because This Is My First Life

© Because This Is My First Life – tvN

Essa é a nossa vida, mas o que significa isso? Entendemos o que é viver e estamos vivendo por completo? Portanto, estamos nos sufocando pelos outros ou seguindo nossos caminhos porque queremos? Será que sabemos o que queremos ou estamos só deixando a vida passar?

Porque esta é a minha primeira vida é um título muito bem elaborado, pois consegue trazer o sentimento da trama inteira em uma só frase. É um combo de ensinamentos e questionamentos que passam numa historinha boba de romance.

 

Queria escrever mais aqui, mas já estaria beirando a um tcc. Então, por hoje é só, pessoal! (Se quiser discutir nos comentários, vou adorar)

Follow Me:

Posts Relacionados