Cobertura de Imprensa: Ressaca Friends 2019 — Os Melhores Momentos!

Sejam muito bem vindos ao nosso apanhado geral sobre o que rolou no Ressaca Friends 2019. Eu sou a Bruna Tavares Arrais, aquela quem teve o prazer de cobrir o evento para os senhores. Enfim, sem mais delongas, vamos para a cobertura!!!

Encerramos o ano passado com o último evento geek realizado nos dias 21 e 22 de dezembro no Centro de Eventos Pro Magno em São Paulo, e claro que o Animystic não podia ficar de fora! Fomos os dois dias e cobrimos o evento com tudo que ele nos proporcionou de bom.

Primeiramente começo agradecendo aos parceiros do Animystic e ao pessoal da imprensa que foram incríveis com a gente, com a companhia de vocês o evento se tornou ainda mais sensacional! 

O Ressaca Friends 2019 entrou com uma proposta totalmente diferente do que estávamos acostumados. Em suma os organizadores decidiram dar prioridade aos criadores de conteúdo interativo, havendo assim palestras que pudessem aproximar o público daquilo que mais buscavam. 

Em contrapartida os eventos anteriores tinham como atrações bandas internacionais, o que fez com que parte do público não aceitasse a ideia de um novo formato, contudo no final tivemos um saldo positivo, visto que esse novo modelo apresentado, tem como principal objetivo trazer o público mais perto de um conteúdo mais didático referente ao meio geek. No tocante a organização do Ressaca Friends 2019, percebe-se uma melhora em detrimento dos outros anos, tanto em staffs melhores informados, como também em um espaço melhor aproveitado. 

Aliás, os alimentos e os brinquedos arrecadados com a campanha solidária de natal no Ressaca Friends foram destinados para a associação Kodomo no Sono que é voltada ao amparo de pessoas com necessidades especiais. Eles precisam muito de ajuda, e ter essa contribuição do evento com certeza trouxe um final de ano mais feliz a instituição. 

Quanto ao público presente, os cosplays deram um show, realmente se viu uma performance mais elaborada e uma variedade enorme de personagens, dos mais diversos segmentos, como séries, HQs, animes, entre outros. O importante mesmo era se divertir e aproveitar o evento. 

Além disso, tivemos um anúncio que animou ainda mais o público Otaku, a banda GIRLFRIEND responsável pela 8ª abertura de Black Clover irá se apresentar no Anime Friends Tour, no entanto apenas na cidade do Rio de Janeiro e em uma outra cidade que ainda não nos foi revelada, contudo o Animystic tem suas suspeitas em relação a nova localidade, que mais pra frente serão noticiadas. 

Com relação aos artistas internacionais presentes no Ressaca Friends 2019, tivemos Sayoko Hagiwara conhecida por seu papel como a vilã Nefer na série Flashman, que esbanjando simpatia, conquistou de vez o coração dos brasileiros. Um outro ponto a citar é que a artista foi tão fofa, que em todos os posts e citações de agradecimentos em seu twitter pessoal, foram utilizados os posts originais como os do @AnimeFriends e de nossa cobertura no Twitter (@Animysticast). Confira:

Pra somar ainda mais, o mangaká Kenji Oiwa conhecido majoritariamente por seu trabalho Welcome to the N.H.K, serializado no Brasil pela Editora Panini anos atrás, compartilhou com o público diversos trâmites no que diz respeito a criação e desenvolvimento de mangás. Tivemos ainda, Toshihiro Fukuoka, especialista em V-tubers, evidenciando através de sua palestra o quão grande esse fenômeno se tornou, principalmente no Japão

No que se refere às atrações nacionais, tivemos os dubladores: os nossos queridinhos Guilherme Briggs e Marcelo Campos. Como sempre muito solícitos em atender o público, interpretaram os personagens favoritos da galera, trazendo aquela sensação indescritível. 

Ainda acerca das palestras, tivemos nossas queridas meninas do Papo Nerd com Elas, dando um show de recomendação pra você que ainda não decidiu o que vai ler nessas férias. Elas abordaram um tema bastante discutido entre o público, a respeito de mangás que vão além do típico estereótipo de “shounen de lutinha”, já que há uma diversificação gigante de títulos que envolvem outros meios de trama ao invés dos famosos battle shounen que estamos acostumados.

As obras citadas no dois dias de bate-papo foram: Golden Kamuy, Helter Skelter, Gakkou Gurashi, Kaguya-Sama Love is a War, NO.6, Kotonoha no Niwa, Monster, Holic, Planets, Arakawa Under The Bridge, Atelier of Witch Hat, Beasters, Kobayashi-san e Blood-C.  Diversas opções bacanas e de grande repercussão que valem a pena dar uma chance. 

Ademais divulgaram uma nova logo e anunciaram 3 novas integrantes que farão parte da equipe do Papo Nerd com Elas em 2020 — Chibi Martins (apresentadora do Anime Friends), Bruna Tavares (Animystic) e Yasmim Secron (Clube do Lamen).  Vale ressaltar que agora o projeto também está disponível no Spotify. Siga o link das meninas aqui! Assim também como elas estão mensalmente no nosso podcast: AnimystiCast!

Em seguida tivemos o bate-papo dos sites especializados, em relação a diversas polêmicas que ocorreram no meio Otaku, na retrospectiva 2019. Nosso redator Fernando do Animystic participou juntamente com outros influenciadores, sendo eles: Katoon, Papo Nerd com Elas/NSV-Mundo Geek, Suco de Mangá, Radio Geek, Anime X, Genkidama e Gabriel Sau. Foram tratados casos como: Crunchyroll x pirataria, ONU x Sexualização infantil, ecchi desnecessário (Sexualização/escravidão), mercado saturado de Battle Shounen. Além é claro do cenário atual concernente a discussão do papel que permeou durante o final do ano de 2019. O Animystic agradece encarecidamente a todos os parceiros que contribuíram com a palestra dando sua visão dos temas abordados. 

De acordo com fontes ligadas à organização, o próximo Ressaca Friends vai manter esse formato, aliás tivemos a oportunidade de conversar com Diego Ragonha, um dos responsáveis pelo evento. Muito educado como sempre, atendeu ao Animystic, revelando ainda que pretende acrescentar premiações, como melhor anime do ano, melhor dublador, melhor mangá, e que tem muitos projetos em mente para melhorar tanto o Anime Friends quanto o Ressaca Friends, acrescentou ainda que tem feito o possível para que o evento tenha as melhores atrações e que possivelmente veremos o reflexo desse esforço mais pra frente, além de outras informações.

Por fim, o que nos resta é esperar pelo melhor e torcer para que o evento se torne ainda maior. Agradecemos em especial a Maru Division e a todos os parceiros que tornaram a realização desse evento possível.

O Animystic participou de todas as coletivas de imprensa e tivemos a oportunidade de fazer algumas perguntas às atrações. Em breve atualizaremos o post com as respectivas perguntas e respostas dessa coletiva. Fiquem atentos às nossas redes sociais, pois algumas fotos já foram postadas lá. O Animystic estará sempre fazendo o possível para cobrir todos os eventos que envolva conteúdo Geek de qualidade. 

O pessoal que já é seguidor do Animystic em nossas 3 redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram; pôde acompanhar nossa cobertura nos 2 dias do evento em tempo real. Obrigada pelo apoio. Um Feliz 2020 para todos! Nos vemos no Anime Friends 2020? Somente o tempo dirá! 本当にありがとう! (Thank you very much!)

Agradecimentos especiais do Projeto Animystic para a nossa redatora Bruna Tavares Arrais que foi como imprensa, e ao redator Fernando Alencar que palestrou no Imprensa Otaku – Retrospectiva 2019.

Segue minha foto bônus com o Toshihiro Fukuoka !!!

Bruna Tavares Arrais

Possuo um grande amor pela cultura japonesa. Aliás a grande maioria das músicas que escuto são J-Rock, mas curto Kpop também, além disso sou colecionadora de mangás, amo ir em eventos de anime e de quebra as vezes faço cosplay. 22 anos, Pós-graduanda em Direito Tributário Internacional e estudante de japonês a 4 anos. Me sigam nas redes sociais 😁

Posts Relacionados