Hajime no Ippo, dê o seu primeiro passo!

Hajime no Ippo

Oi, eu sou Raphael e gostaria de saber se você, como eu, gosta de ler histórias que envolvam esportes empolgantes, com o personagem principal sempre testando e superando seus limites, com toques de drama que emocionam e nos prendem a leitura, alternado com momentos hilários de fato que nos arrancam gargalhas e risos fáceis! então, curti histórias assim? Legal! Deixa te apresentar o Hajime No Ippo.

No mangá, que começou a ser lançado em outubro de 1989 pela editora Kodansha em sua revista semanal, Shonen Magazine, acompanhamos Makunouchi Ippo.

Um jovem comum de 16 anos tímido, que vive com sua mãe. Ela possui uma loja que aluga barcos para pescadores da região, onde o Ippo ajuda com o trabalho pesado. E quando falo pesado, é pesado mesmo!

Por sua origem humilde e sem a presença do pai, Ippo sofre alguma discriminação por seus colegas de escola, além do terrível bullying por um grupo de valentões.

Em um dia de retorno para casa, o grupo o cerca e começam uma série de golpes contra Ippo, dessa maneira Mamoru Takamura intervem e de fato protege Ippo, um boxeador que passava pelo local na hora do ataque.

Decidido em ensinar Ippo a se defender, Takamura o arrasta para a academia onde treina, o coloca em frente um saco de areia e insiste que o golpeie. Ippo obedece Takamura e golpeia o saco com uma força fora do comum para quem nunca treinou, e deixa todos chocados!

A partir de então o mangá vai nos levando junto com Ippo na difícil e maçante jornada em aprender a ser um pugilista, com seus treinos físicos a exaustão, que dessa forma testam também seu psicológico e emocional, para dominar técnicas que transformem o garoto por conseqüência em um boxeador.

Parece mais uma história comum, bem no estilo de mangá de esporte, que a maioria de histórias já saturaram, de fato, no entanto Hajime no Ippo trás uma história muito mais pé no chão, mostrando a cada quadro, principalmente nas rotinas de treinos e lutas, não só do Ippo, mas de outros personagens que estão em outros níveis dentro do esporte, a realidade do sacrifício que enfrentam para serem os melhores no que fazem!

Na pegada mais realista, o mangaka, (George Morikawa), explora as relações de Ippo fora do ringue e sua rotina de treinos. Temos um sentimento de normalidade da vida e relacionamentos do personagem principal, ainda mais sem o glamour ou fora do comum de uma vida normal.

Com efeito disso, nos traz a oportunidade de conhecermos melhor e ter um desenvolvimento consistente dos demais personagens que interagem e fazem parte do núcleo de amigos de Ippo, ao mesmo tempo que dentro de sua preparação e treinos, esse mesmo ritmo de história acompanha o desenvolvimento dos seus rivais, antes das lutas.

Mostra também a dificuldade e a realidade de um controle de peso de um boxeador visto que quer estar numa categoria mais baixa para ter uma certa “vantagem” na luta.

Hajime no Ippo

As lutas e os treinos demonstram o tamanho esforço e peso que o boxeador colocando em seus golpes, a fim de utilizar esses artifícios de imagens aceleradas e ventos ao redor dos braços.

Hajime no Ippo

 

O mangá vai nos introduzindo a história e o mundo do boxe, trazendo referencias de grandes boxeadores, aprofundando seus estilos de lutas e vitórias que os marcaram no esporte, além disso o legal é que isso vai sendo introduzido para o próprio Ippo, enquanto ele vai adentrando mais no contexto do boxe, apresentando não só para ele, como para o leitor, como é a vida e relações dentro do esporte.

Mike Tyson - Hajime no Ippo ( Mike Tyson)

O mangá de Hajime No Ippo é um dos mais longos que existe atualmente, ou seja atualmente no dia 27/03/2020,  isto é 1294 capítulos.

Caso você prefira ver o anime ao invés de ler, então Hajime no Ippo já teve 3° temporadas em anime, 1 Ova e 1 filme.

Cronologicamente dizendo:

  • Hajime no Ippo: The Fighting com 76 episódio.
  • Mashiba vs. Kimura (OVA) com 1 episódio.
  • Champion Road (Filme)
  • New Challenger com 26 episódio.
  • Rising com 25 episódio.

Ao ver o anime você consegue ouvir músicas incríveis que te motivam tanto de tal forma que você vai querer treinar boxe ao final de cada grande luta ou logo após um difícil novo treinamento de Ippo!

Abertura

  • Under Star – Shocking Lemon (episódios 01 ao 25 da temporada The Fighting)
  • Inner Light – Shocking Lemon (episódios 26 ao 52 da temporada The Fighting)
  • Tumbling Dice – Tsuneo Imahori (episódios 53 ao 76 da temporada The Fighting)
  • HEKIREKI – Last Alliance (episódios 01 ao 26 da temporada New Challenger)
  • Yakan Hikou – Wasureranneyo (episódios 01 ao 25 da temporada Rising)

Encerramento

  • Yuuzora no Kamihikouki – Mori Naoya (episódios 01 ao 25 da temporada The Fighting)
  • 360° – Mori Naoya (episódios 26 ao 52 da temporada The Fighting)
  • Eternal Loop – Saber Tiger (episódios 53 ao 76 da temporada The Fighting)
  • 8 AM – Coldrain (episódios 01 ao 26 da temporada New Challenger)
  • Buchikome! – Shikuramen (episódios 01 ao 25 da temporada Rising)

Bom, se você leu isso tudo e ainda pensa “Ah, mais tem muitos volumes para ler, nunca vou conseguir acompanhar”, primeiramente não pense assim, o mangá não tem previsão de termino, então utilize a determinação de Ippo e descubra junto com ele “o que é ser forte?”!

Hajime no Ippo

Em conclusão essa é a minha indicação de um mangá que me emociona, me faz feliz e me faz dar socos no ar.

Veja também outras indicações: Aqui!

Por fim vou ficando por aqui até a próximas! またね (Mata ne) !

Follow Me:

Posts Relacionados