Kawaii Metal e grupos idol com influência do rock

Quem disse que temos que escolher entre gostar de idols fofas e de rock? Nesse texto você vai conhecer alguns grupos idol que arrasam na estética e no som de rock, comigo, a Bogo!

Grupos idol de j-pop são fofos por definição. Não importa qual seja a temática, o sentimento de fofura permanece lá no fundo. Entretanto, quando falamos de rock (e metal em especial) o assunto muda de figura. 

© BABYMETAL

Parece ser muito difícil alguém falar desse tipo de gênero musical e associar a idols, né? É aí que entram os grupos idol que se apresentam com músicas que possuem instrumental e vestimentas relacionados ao rock e suas variáveis (backgrounds também).

O contraste entre fofo e GRRR (por assim dizer)  ou a imagem e estilo de idols badass é o que torna as músicas, clipes, shows e grupos tão interessantes. Sem contar que o uso de coreografias dá um sentimento especial a essas músicas. Um belíssimo exemplo disso é o Kawaii Metal, já ouviu falar? 

Antes de mais nada, vamos definir aqui alguns parâmetros:

O que pode ser considerado um Grupo Idol?

Existem muitos grupos musicais que tocam j-pop e j-rock, mas nem todos são idol, né? Por isso é importante trazermos essa discussão.

© Love Live! μ’s

Grupos idol são feitos para serem admirados e servirem como algo que traz alegria ao público. Ao contrário de alguns grupos musicais, eles se moldam a partir do público a fim de estreitar esse relacionamento ao máximo possível e é bastante significativo seguir uma tendência visual (Coreografias, vestimentas e comportamentos fazem parte desse ponto

Idols são muito associadas a um branding (expressão do marketing para gestão da marca) bem planejado. Isso quer dizer que é comum que esse tipo de entretenimento seja visto em um nível diferente dos outros artistas que vendem a música como essência. Além do mais, a presença de outros músicos para atuarem como Backup Band dos grupos idol é constante.

Especialmente no Japão, uma aidoru  (アイドル) não só canta e dança como representa uma personagem. Inclusive,  uma aidoru frequentemente poderá aparecer em trabalhos como atriz, modelo, etc. Essa celebridades se tornam uma marca com forte apelo emocional aos fãs a partir do momento em que surgem como idol.

Se quiser entender melhor o que é branding, sugiro a leitura desse artigo do Resultados Digitais: https://resultadosdigitais.com.br/blog/o-que-branding/

O Kawaii Metal

Conhecido e representado pelo grupo Babymetal, o Kawaii Metal é a junção perfeita de Idols + Rock, mais precisamente com o Metal. Esse gênero musical conta com a mistura de elementos tanto do Heavy Metal quanto do J-pop, trazendo um instrumental pesado presente e melodias pop.

Outro ponto interessante é a composição das letras das músicas, que podem variar bastante. Isso tudo se reúne em visuais e estéticas que abraçam o fofo com tons e elementos mais macabros ou impactantes.

Babymetal

O  Babymetal é a cara do Kawaii Metal e é considerado o grupo pioneiro do gênero pelo foco e grande presença dos fatores que o descrevem. Claro, Babymetal vai mais além fazendo mais misturas ainda, como com outros gêneros musicais. Esse grupo, criado inicialmente para ser uma sub-unit do Sakura Gakuin, faz apresentações ótimas e as músicas fazem jus ao sucesso.

© BABYMETAL – Foto: Tom Barnes

Ladybaby e Deadlift Lolita

Além do Babymetal, também costumam entrar nessa definição o Ladybaby e o Deadlift Lolita. O Ladybaby, infelizmente, já encerrou suas atividades, mas fica aqui um clipe do grupo:

Já o Deadlift Lolita é outro grupo que conta com a participação de Ladybeard – que também estava no Ladybaby e é frequentemente citado em assuntos que falem sobre Babymetal, Kawaii Metal e seu visual. Dê uma conferida nesse clipe do duo:

 

Bem como o Kawaii Metal, existem outros sub-gêneros que fazem sucesso no mundo idol. Os grupos que se utilizam deles, podem tanto ter um gênero principal na maioria das suas músicas (como o Babymetal) quanto podem aproveitar para trazer essa vibe em músicas ou álbuns específicos.

Assim também, podemos notar grupos que desfrutam de vários tipos de gêneros musicais em seu repertório, não sendo só um grupo com a inclinação mais roqueira ou trevosa. Parece um fenômeno bastante curioso ter algumas músicas destoando em sua discografia e nos clipes. 

Enfim, existem vários grupos idol que compõem e apresentam músicas com arranjos pop/rock.

Conheça mais alguns deles:

Saint Snow

Presente na saga Love Live!, o Saint Snow é o duo representado na temporada do grupo Aqours (Love Live! Sunshine!!). Basicamente, o grupo funciona com seiyuus em lives e em sua forma de anime. Apesar de terem poucas músicas, suas composições tem um instrumental bem forte e um contraste bonito com o vocal. É comum a dupla apresentar em shows anunciados pela saga Love Live! (como o Love Live! Fest) Aproveite esse trechinho com preview de suas músicas em show:

 

Além das músicas do grupo Saint Snow,  é possível encontrar outras com essa pegada mais do rock como Loveless WorldAfter School Navigators das μ’s. Na minha opinião, After School Navigators entra muito nesse conceito de rock fofinho principalmente pela letra, já que elas falam sobre lanches. Escuta aí:

PassCode

De conformidade com muitos dos grupos idol que puxam para o rock, PassCode possui o apoio de uma Backup Band que acompanha o grupo em shows e até em vídeos. PassCode(パスコード)possui uma energia sem igual com a alternância de vocais e elas já tiveram até música como opening do Live Action de Kakegurui, saca só:

Ai, maravilhosas. 

Iris ( i☆Ris)

O Iris é chamado de um grupo híbrido porque suas integrantes além de serem idols, são dubladoras de personagens da franquia PriPara (プリパラ, Puripara). Entretanto, antes que perguntem porque outros grupos com seiyuus não são chamados assim, o motivo provavelmente é que o Iris foi formado antes da participação das moças na saga. Ou seja, enquanto alguns grupos idol são formados por causa dos animes, esse já existia e pimba! Sente a presença:

BISH

Certamente é possível esbarrar com algum vídeo ou música de BISH e achar, ao primeiro olhar ou som, que parece uma banda de J-rock. Porém, o grupo, também conhecido como Brand-new idol SHiT (新生クソアイドル, Shinsei Kuso Aidoru) foi formado de fato para ser idol, com audições e tudo mais. Bem, basta dar uma conferida em seus vídeos que logo se entende melhor sobre essas idols.

Esses são apenas alguns dos grupos idol que tem essa pegada mais rock. Portanto, é um fato que o cenário do mundo idol tem muita variedade e talento. O que provavelmente faz abre oportunidades para que mais pessoas apreciem esses grupos. E, você, o que acha de grupos idol com pegada rock?

Follow Me:

Posts Relacionados