O que é Cosplay Genderbend & Crossplay?

O ano está no começo e é a época perfeita para começar a bolar cosplans – como são chamados os planos de cosplay. Mas você conhece todos os termos da área? Sou a Bogo e vou ajudar você a conhecer o significado das palavras Genderbend e Crossplay, nesse texto.

© Na esquerda: @tefyyxd (Instagram) faz genderbend de Zenitsu – http://bit.ly/2udPYUV
Na direita: @kamijupiter (Instagram) faz crossplay de Mista – http://bit.ly/368QznO

Se você já foi a algum evento otaku ou geek, se curte procurar sobre animes nas redes sociais ou até mesmo no Google, você já deve ter visto um desses exemplos de cosplay. Mas o que são?

© “Instagram @sayuri.cosm” – Cosplay Genderbend de Inosuke

O que é Genderbend?

É quando um cosplayer troca o gênero de um personagem. Essa expressão pode ser traduzida literalmente como Troca de Gênero.

No genderbend, normalmente são ressaltados pontos diferentes dos que são originais do personagem, seja com traços mais femininos ou masculinos, seja abordando o mesmo estilo de outra forma.

Sabe quando você vê um Arlequino? Ou uma Aladina? (É, eu criei esses nomes mesmo) São formas de genderbend. Isso é comum em desenhos, em fanfics e é claro que seria comum no cosplay também. Se você gosta do personagem e fica com vontade de trocar o gênero que ele é retratado, voilá!

© “Instagram @blinky_cosplay” – Genderbend de Himiko Toga

A pessoa que o fizer pode trocar suas roupas, seu estilo de cabelo, definir tudo sobre como imagina a outra versão do seu personagem. E isso é sensacional! Eu mesma morro de vontade de fazer uma versão masculina da Jasmine.

(Enquanto eu pesquisava por mais informações sobre Genderbend, encontrei sites que denominaram o estilo como Genderswapping ou Rule 63 – um ditado sobre todo personagem ter seu representante no sexo oposto)

   

 

 

© “Instagram @candyvalliere” – Crossplay de Allen Walker

E quanto ao Crossplay?

Essa expressão se dá quando você faz um personagem de um gênero em que você mesmo não se identifica. Por exemplo, se eu me identifico como mulher e desejo fazer um cosplay de algum dos caras de Jojo sem torná-lo mulher, assim eu estaria fazendo crossplay.

O termo crossplay é uma junção de duas palavras: crossdress e cosplay, o que daria uma tradução pra lá de grande! Por isso, é melhor utilizar o termo em inglês, referindo-se ao ato de se vestir com roupas ou usar objetos associados a outro gênero com cosplay.

Ou seja, o crossplay consiste em você retratar um personagem do jeito que ele é, mas esse personagem não representa o seu próprio gênero. Dessa forma, nada te impede de fazer seu personagem favorito. Bora lá?

 

 

E aí, você tem um genderbend cosplay ou um crossplay preferido? Já fez algum dos dois?

Follow Me:

Posts Relacionados