O trabalho de um diretor de animação nos animes

Olá leitores do Animystic, eu sou o Guaraná e sejam muito bem vindos a mais um artigo sobre a indústria da animação. Hoje, iremos falar sobre os diretores de animação.

Muito de vocês já devem ter ouvido falar sobre os key-animators, que são aqueles animadores que tendem a animar as cenas mais importantes de cada episódio. No entanto, acho que não é exagero falar que é impossível que todos consigam entregar suas respectivas cenas sem erros. Então, é aí que entra uma das principais funções de um diretor de animação, que é corrigir quaisquer erros que venham aparecer durante o processo. Além de tudo isso também tem que ser um líder. Guiar uma equipe de animação não deve ser fácil, um grande diretor de animação tem que saber interpretar a visão do diretor e assim passar para os animadores, e também deve saber cumprir os cronogramas e usar o orçamento pra animação muitas vezes também se enquadra nessa função.

É comum em animes para televisão que cada episódio tenha um diretor de animação diferente, durante a produção, há uma rotação com o passar dos episódios, e muitos fãs de animação tendem a analisar um episódio pelo seu diretor de animação, dependendo de quem dirigiu, fica bem perceptível a qualidade das correções do episódio.

Com o passar dos anos, também ficou bastante comum diretores de animação focados em um certo estilo de animação. Exemplo disso são os animes do gênero mecha, onde há um diretor de animação exclusivo para os mechas, ou em Konosuba que havia um apenas paras as explosões da personagem Megumin.

E há mais uma outra função ligada aos diretores de animação que é o Chief Animation Director (creio que a melhor tradução para isso seria ”Chefe dos diretores de animação”). Como eu disse anteriormente, nos animes para a televisão é normal ter vários diretores de animação (em alguns casos onde o cronograma está atrasado é comum até ter mais de um diretor de animação por episódio) e por causa disso, é comum ter vários estilos diferentes de arte entre os diretores de animação, e a função do chief animation director é corrigir o trabalho de todos os diretores de animação para que tudo fique de forma parecida, assim, não tendo variação na qualidade de uma cena para outra.

Pedro Guarani

Tenho 23 anos de idade, sou apaixonado pela parte técnica da animação japonesa. Escrevo sobre animação, enquanto tento engolir o fato de que meu melhor amigo me trocou pela namorada.

Posts Relacionados