Por que Ultraman é a maior franquia de Tokusatsu do Mundo?

A pequena nebulosa conhecida como M-78, é o lar de gigantes guerreiros prateados, uma aposta ousada, que acabou se tornando um marco na história de heróis. Hoje vamos juntos entender o porquê Ultraman é a maior Franquia de Tokusatsu do mundo!

Eu sou o Paladino, fã dos guerreiros ultras até o tutano dos ossos e convido vocês para essa empreitada ao planeta de Luz enquanto o timer vermelho contar 3 minutos.

Preparados? Então vamos lá!

herói

©Tsuburaya Production

Origem do Ultraman

Ultraman é uma franquia mundial, que ganhou muita força nos últimos anos ao ponto de estabelecer um novo parâmetro para os heróis nipônicos.

Em outros dois textos eu já abordei o a origem do herói, então se você quiser saber um pouco mais é só clicar aqui: Ultraman Z

Mas uma rápida palhinha. Ultraman é criação de Eiji Tsuburaya, que havia trabalhado em filmes e series abordando o tema científico e acabou trazendo a vida um herói aos moldes dos monstros gigantes que faziam a festa na época.

Sim! Ultraman foi projetado primeiramente como um monstro chamado Bemular, que mais tarde acabou evoluindo para Redman. E só após muita revisão se tornou o gigante prateado com conta giro no peito.

Tornado herói, foi ganhando mais desenvolvimento a medida que os anos passavam, tendo suas origens rescritas varias vezes até a história ganhar forma e Ultraman, passar de um herói, para uma gigantesca (não só na altura) família.

Monstros Icônicos e os Vários Irmãos Ultraman

Ultraman

Ultraseven ©Tsuburaya Production

À medida que a série foi crescendo, vários outros heróis foram surgindo. O segundo herói a visitar a terra, vindo de M-78, foi Ultraseven, que no biótipo dos heróis, vinha de uma raça mais desenvolvida para guerra.

Ultraseven originalmente deveria substituir o herói anterior. E quase o fez, pelo destaque que possuiu ao introduzir nas histórias um teor dramático muito maior e muito mais violência nas batalhas.

O que deve ter chocado algumas crianças, enquanto o Eyeslugger (arma do herói), fatiava seus inimigos em pedacinhos.

Se por um lado Ultraseven fez grande sucesso com o jovens, a serie seguinte atingiu um público mais infantil, Kaetekitta Ultraman.

O Regresso de Ultraman

Franquia

Ultraman Shin ©Tsuburaya Production

Na ambição de dar novas histórias ao herói os produtores decidiram, ao invés de otimizarem seu visual, dar-lhe um novo nome.

Ultraman

Ultraman Jack ©Tsuburaya Production

Então nascia um novo irmão na família, Ultraman Jack. Que seria um sucessor espiritual do Ultraman Original.

A série de Jack se popularizou rápido na época e foi a primeira a reunir os heróis todos de uma vez. Primeiro Ultraseven salvando Jack de um monstro chamado Bemstar.

Mais tarde no episódio duplo conhecidos como: Ultraman Morre ao Entardecer e Quando Brilha a Estrela de Ultra, foi uma memorável homenagem aos veteranos do herói.

Reunindo de uma só vez as três versões dos guerreiros de roupa de rezina e zíper nas costas.

De lá pra cá foram incontáveis séries, filmes, jogos e até versões animadas, como Ultraman USA e Ultraman Joneus (ou Jonias), que saíram nesse formato exclusivamente.

A Progressão do Herói Ultra

Falar de Ultraman é algo que um artigo torna desafiador. Não apenas pelo fato do universo de consumo da série ser extenso demais, mas também pelo cosmo criado em torno do herói ser incrível.

Guerreiro ultraman

Ultraman Z ©Tsuburaya Production

Fazendo referência a vários momentos aos longos da década entre si, conectando histórias, momentos e até personagens, a exemplo de Ultraman Z.

Claro que como toda boa série a franquia Ultra teve seus baixos, como foram os casos de alguns filmes na década de 70-80, como o fatídico herói Hanuman, da Índia.

Ou séries criados em parcerias na década de 90 com outros países ocidentais, como Ultraman Great e Ultraman Powered, feitos na Austrália e Estados Unidos respectivamente.

Também tiveram outros formatos como a releitura do herói em Ultraman Neos, que saiu em Ova, ao lado de uma nova versão de Ultraseven, que na série é conhecido como Ultraseven 21.

O que levou ao desgaste da fórmula com o passar dos anos, e precisou ser repensado. Já que um herói vir de M-78 para terra, bater em monstro, quebrar prédios e dar tchau, passou a ser repetitivo.

Por isso a aposta nas origens dos heróis. De maneira singular, o grupo de apoio ao ultra, em cada série, ganhava muito destaque, mas passaram a ter histórias de origens contadas junto ao herói.

Dando mais densidade as tramas desenvolvidas, costurando inimigos antigos a perspectiva nova de cada temporada para singularizar a história dos Ultraman.

A Era Heisei e as Mudanças de Forma dos Ultras

Tokusatsu

Ultras da Era Heisei ©Tsuburaya Production

Com o fim da Era Showa, o mundo dos tokusatsus ganhou uma nova roupagem que inferiu diretamente nos heróis.

Mesmo que após alguns anos algumas velhas fórmulas fossem mantidas, novas fases se iniciavam.

Iniciando assim a era do heróis com mais de uma forma. Ultraman Tiga, estreou em 96, marcando exatos 30 anos da primeira série. E com ele veio uma nova leva de Ultras.

Hikari

Ultraman Tiga ©Tsuburaya Production

Estes agora não mais pertencentes a M-78, mas cada um com dentro de um contexto diferente, com sua própria equipe, história e origem.

Apesar de singular a ideia de dividir os heróis por universos acabou dificultando algumas continuidades da franquia que conversava muito bem entre passado e presente.

O que acabou resultando num emaranhado, entretanto, de informações com ultras muito mais velhos que os originais ou extremamente poderosos, como é o caso de Noah em Ultraman Nexus.

Ultraman Mebius de 2006, até tentou unificar a franquia novamente, por se tratar de uma serie de comemoração, ela reuniu todos os ultras que apareceram até a década de 80.

Mas a ideia foi abandonada e só veio unificar-se novamente com o surgimento de Ultraman Zero em 2010 e o seu poder de viajar entre dimensões.

O Que torna a Franquia Tão especial?

E com isso chegamos em nossa maior questão. Mas Afinal, O Que torna Ultraman uma franquia tão quista pelos fãs de Tokusatsu?

A resposta pode não ser tão simples, mas pode ser simplificada em Superação.

Ultraman é um herói que batalha num mundo onde suas forças não podem durar muito tempo, resultando sempre no ápice de suas investidas para os desafios que surgem.

O peso dramático de um herói lutando contra o tempo, literalmente, para salvar vidas faz com que quando crianças nos apeguemos aos esforços do herói.

E não só as crianças, igualmente, quantos adultos se enxergam lutando contra inimigos diários que sugam todos os esforços para vencê-los. É fácil identificar uma série de monstros diários que precisam ser vencidos à medida que os anos passam.

Colocar um herói que possui força limitada frente aos inimigos, mesmo sendo muito poderoso, nos faz sentir o peso de cada atitude que tomamos quando precisamos superar uma barreira.

Monster

Ultraman Shin e Tiga ©Tsuburaya Production

É óbvio, contudo, que a maior parcela de atingimento ainda são as crianças, que como já disse anteriormente, são um potencial ilimitado a serem desenvolvidos.

E a criação de laços de responsabilidade pela vida dos outros, que Ultraman tenta passar, faz crescer dentro de cada um a luz que o herói enxerga quando se conecta com seus hospedeiros humanos.

Ainda que simplista, e num humor meio batido, a fórmula da franquia mostra um herói que defende a humanidade com o próprio poder da humanidade, quando ela é a luz que o mantem de pé.

Concluindo

Ultraman é a maior franquia que o mundo do Tokusatsu já encarou, mesmo que outras grandes também existam, como Super Sentai e Kamen Rider.

Amigos

Ultraman Titus, Taiga e Fuma ©Tsuburaya Production

A identificação com o herói gigante e prateado que grita shuat toda hora vem justamente de suas pequenas atitudes, ainda que sejam de maneira gigantesca.

Mas meus caros aspirantes a cavaleiros, essa é só a opinião de um Paladino velho, cansado e careca. Você concorda, discorda? Deixa aí nos comentários.

Não esquece de compartilhar para que mais pessoas também conheçam os motivos das séries Otaku ganharem tanta força nos últimos anos. E ajuda naquela moral pra galera aqui do Animystic.

Eu vou ficando por aqui!

Shuaaaat!!!

Paladino

Sou leitor assíduo de conteúdo Otaku e material nerd em geral. Muito fã de Tokusatsu, em especial a franquia Ultra, do qual sou realmente maluco. Corredor por esporte, trabalhador por necessidade e redator de passatempo.
Follow Me:

Posts Relacionados