Runway de Waratte: pontos essenciais que nos fazem lutar pelos nossos sonhos

©Ezόla/Kotoba Inoya

Olá, leitores, hoje irei compartilhar com vocês o meu ponto de vista referente à alguns pontos essenciais que fazem os personagens lutarem pelos seus sonhos e as barreiras que eles enfrentam durante o processo.

O artigo irá ter alguns spoilers (Runway de Waratte, Haikyuu, Ahiru no Sora), recomendo que leia ao texto depois de ter assistido.

O anime Runway de Waratte está retratando muito bem as dificuldades que a protagonista enfrenta por não ter uma altura recomendada pelas agências de modelo. A profissão é abordada no anime como algo muito difícil devido aos requisitos recomendados e a alta concorrência.

O grande questionamento é sobre as informações passadas pelo anime referente às exigências das agências de moda.Acredito que o anime está passando as noções do assunto sem detalhamentos, o que acaba confundindo quem está assistindo. A seguir, pretendo fazer uma breve explicação sobre as modelos de passarela.

©Ezόla/Kotoba Inoya

Primeiramente, o que é um(a) modelo? Modelo é um profissional que representa o perfil que será mostrado para uma campanha ou desfile. Desta maneira, é possível trabalhar em diferentes áreas, tais como: televisão, revistas, publicidade, etc. Essas áreas não são tão exigentes com peso e altura, como no mundo fashion. Então, mesmo que você não seja magra ou alta, é possível trabalhar na profissão de modelo. Para aqueles que ainda não sabem, modelo de passarela é uma categoria que o profissional é visto como um manequim que anda pelo palco, na qual as atenções estão voltadas para a roupa.

No mundo fashion, a profissão de modelo de passarela é normalmente exigente, porque as roupas confeccionadas para serem exibidas no desfile possuem medidas que são pré-estabelecidas. Na maioria das agências famosas, as modelos precisam ter no mínimo 1,70 de altura e um corpo magro para vestir as roupas. Mas, há lugares que aceitam profissionais mais baixos e com medidas que podem variar conforme o método de trabalho.

©Ezόla/Kotoba Inoya

Fazendo um comparativo com o anime, Ikuto teve que adaptar uma roupa com medidas padronizadas para servir no corpo pequeno da modelo Chiyuki. As agências e os designers de moda utilizam a famosa ”fórmula” para determinar o sucesso da marca, pois é algo que sempre funcionou dentro do mundo fashion.

Na minha opinião, o que determina o sucesso de uma roupa é um conjunto de fatores que começam desde do esboço até a finalização do traje. Inclusive, é importante ser criativo e sempre se atentar a tendência da moda. É claro que o(a) modelo de passarela tem o importante papel de mostrar a beleza da roupa, mas é errado jogar toda a respondibilidade em cima de uma única pessoa.

As circunstâncias e as chances de Chiyuki não estão a favor dela, devido às barreiras encontradas na profissão. Por outro lado, ela está trabalhando muito duro e sempre mantendo a perseverança para aparecer as oportunidades com o propósito de ser uma modelo. Além disso, a obra mostra que a estatura física não define o talento de uma pessoa.

©Ezόla/Kotoba Inoya

O anime Runway representa bem as características de um “protagonista shounen” que mostra as contradições de um padrão estabelecido que foi criado como uma fórmula para obter sucesso. Isso é normal em animes de esporte com foco em basquete e vôlei, porque é muito comuns as pessoas quererem definir o sucesso de uma pessoa com base em padrões físicos. Além disso, o preconceito contribui para desmerecer o talento e o esforço daqueles que não têm os requisitos.

Por exemplo, Hinata do anime Haikyuu, ele é um garoto com a altura muito baixa para os padrões exigidos do esporte. Mas, o anime mostra que a determinação, o foco, e o amor no que o protagonista faz são a chave para superar as barreiras que estão à nossa frente. Além disso, é importante não dar ouvidos àqueles que querem fazê-lo desistir dos seus objetivos.

No anime Ahiru no Sora, o protagonista sofre de algo semelhante e busca encarar a dificuldade como se fosse um desafio a ser superado. Ele treina os fundamentos todos os dias e busca sempre novos conhecimentos para aprimorar suas habilidades. O que chama à atenção nos animes citados é que os personagens principais mantêm um sorriso bonito, além disso, não desistem de seus objetivos.

©Ezόla/Kotoba Inoya

Voltando para o anime Runway de Waratte, lá é mostrado o personagem Ikuto, que iniciou a sua luta para ser um design de moda. Mas, as chances para ele obter sucesso são mínimas devido a sua idade e a ausência de uma graduação. A família do rapaz é simples e com problemas financeiros que dificultam o crescimento profissional dele para atingir seus objetivos.

Entretanto, Ikuto não desiste e agarra a oportunidade que o Hajime Yanagida lhe deu para aprender e evoluir na profissão, mesmo sabendo que as possibilidades são pequenas. O anime aborda a profissão de um design de moda como extremamente difícil para aqueles que estão trabalhando há anos no ramo; sempre lidando com prazos curtos e a pressão de entregar o produto final com qualidade, livre de erros.

©Ezόla/Kotoba Inoya

Para aqueles que estão assistindo, pode parecer algo abusivo a maneira como tratam os iniciantes. Porém, é mostrado o que realmente importa no mundo dos negócios são os resultados que geram dinheiro. Por consequência, não se preocupam com o estado físico e emocional dos funcionários envolvidos no projeto.

Acredito que o anime aborda um lado ruim da profissão que, muitas das vezes, não é revelado ao público. Entretendo, devem ser casos isolados que não podem ser generalizados por falta de informações para comprovar os incidentes.

©Ezόla/Kotoba Inoya

No meu ponto de vista, o anime está conseguindo, até o momento, mostrar as barreiras que as pessoas precisam passar para atingir seus objetivos. Acredito que o enredo está próximo da realidade e as sensações que temos ao ver a frustração e a superação dos personagens é intensa. Em suma, os pontos essenciais podem variar dependendo da pessoa; normalmente os principais são a estabilidade financeira, ser o melhor no que faz, satisfação pessoal, etc.

David Gutierres

Sou estudante de Pós Graduação, 24 anos, programador e amante da cultura japonesa. Formado em Tecnólogo em Sistemas para Internet. Animes que eu indico: Suzumiya Haruhi no Yuuutsu, Major e Fate/stay night: Unlimited Blade Works.

Posts Relacionados