Como os animes podem ajudar nas relações interpessoais.

Oi, aqui quem fala é o Stefan gostaria de lhe convidar para pensarmos sobre como animes podem ajudar nas relações interpessoais, e para iniciar vamos entender um pouco sobre relacionamento interpessoal.

O que é relacionamento interpessoal?

Relacionamento interpessoal nada mais é do que a interação entre pessoas, grupos e times, seja ele no meio profissional, pessoal ou familiar. Cada pessoa tem sua própria personalidade o que acaba sendo influenciada pelo meio e também acaba sendo influenciador na personalidade de outras pessoas. Ou seja, mesmo que não seja muito utilizada a expressão “relacionamento interpessoal” é basicamente todas as relações que cultivamos entre amigos, familiares e em ambientes profissionais. E a habilidade de cultivar bons relacionamentos requer autoconhecimento e empatia, para lidar com divergências de ideias, posicionamentos, percepções, valores, personalidades e objetivos.

Fairy Tail - representando a amizade

A timidez que vive atrapalhando

É comum ver fãs de animes bem reservados e com péssimas relações interpessoais, que geralmente se dá devido uma timidez gigante tornando quase que impossível uma conversa com alguém que não faça parte do seu círculo de amizade. Assim também até mesmo com esses que não tem um bom relacionamento, só para conversar o básico, e é aí onde os animes podem ajudar. A melhor forma de se começar um diálogo é através de algo que os envolvidos tenham em comum e nada melhor do que falar de seu anime favorito, e o que vemos bastante em animes são ensinamentos para a vida. Mesmo que o anime não tenha obrigação quanto a isso, sendo apenas mais uma forma de entretenimento.

À primeira vista lhe surge uma dúvida, “mas assim ele conseguiria se relacionar apenas com outras pessoas que gosta de animes?”. Sim e não, quando você conhece uma pessoa nova que goste das mesmas coisas que você aquele medo some, assim também tornando possível o diálogo, conseguindo conversar cada vez mais com seus amigos sobre este assunto e até fazendo novas amizades. Até chegar um momento em que o medo de conversar desapareça completamente perdendo a timidez, sendo assim capaz de ter um boa conversa com qualquer pessoa.

E como os animes influenciam no bom relacionamento?

Os animes vem nos mostrando situações que se assemelham a nossa vida de alguma forma sejam elas fantasiosas ou não, podendo nos ensinar a ter empatia por alguém, que acontece muito atualmente com vilões de animes, por exemplo, o Uchiha Obito de Naruto que mesmo sendo um grande vilão da obra é muito querido pelos fãs devido à história do personagem nos emocionar e cativar bastante nos fazendo entender como ele se sente. Assim, entendendo suas razões para ter feito tudo que fez.

personagem Obito Uchiha de Naruto, passando um sentimento de tristeza sofrimento e solidão

A jornada do herói que influencia

Geralmente acompanhamos a trajetória de um personagem em sua grande aventura ou dia-a-dia e assim acaba nos passando muitos ensinamentos de vida. Acompanhando a jornada do Naruto temos sempre grandes vilões que são visto de uma forma boa. Devido a um passado triste e carregado de dificuldades. Momentos que nos fazem refletir surgem o tempo todo. O sentimento de Naruto quanto a Gaara, por exemplo, nos mostra que devemos tentar entender o lado das outras pessoas. Nos ensinando uma grande lição de empatia, nessa situação Naruto de fato entendia os sentimentos de Gaara que já havia passado pelas mesmas coisas.

naruto vs gaara

O embate entre Luffy e Usopp em One Piece, momento onde a amizade deles é colocada a prova. A divergência de ideias é grande demais mesmo os dois entendendo os motivos um do outro. O que faz com o que briguem, porem pode nos fazer refletir e pensar como agiríamos naquela situação moldando um conhecimento sobre nós de certa forma.

relações interpessoais - luffy vs usopp - durante water 7

Basicamente os animes podem nos ajudar mostrando o quanto a amizade e o respeito pelo próximo é importante e assim, pode fazer diferença no nosso convívio social. Facilitando bastante a relação em um ambiente onde este contexto já está inserido e ajudando nas relações interpessoais nos ambientes externos tornando pessoas melhores.

Gostaram? deixa um comentário com mais exemplos e vamos debater como ajudar a nos tornar pessoas melhores, Eu vou ficando por aqui e até uma próxima.

Follow Me:

Posts Relacionados