Dicas de terror e horror “diferentes”

Oi, eu sou o Bruno, e aproveitando a temática do mês de outubro… Trago dicas de terror e horror, numa pequena lista de obras para você consumir e sentir medo. A saber, pretendo variar bastante nas mídias nessa pequena lista. Então você já vai poder consumir todo tipo de história. 

Filme, quase…

Goedam © Netflix

A primeira indicação da vez é o Goedam. A série de curtas de terror, que variam de 7 a 15 minutos de duração cada, aborda lendas urbanas da Coreia. Ao longo de oito “episódios” é possível encontrar desde lendas sobre “dimensões paralelas”, fantasmas, espíritos vingativos e ainda rituais proibidos.

Sinopse:

Ao cair da noite, sombras e espíritos ganham vida nesta série antológica de terror baseada em lendas urbanas. 

Conforme mencionado, a série de curtas retrata histórias que por vezes retratam diretamente a cultura presente no país. Por sua vez, isso pode gerar um esforço a mais, para se colocar naquele ambiente e entender o que se relata ali. Porém há também lendas que já se tornaram comuns mundialmente. 

Goedam © Netflix

Além disso, o portal Brazil Korea fez um artigo bem interessante sobre a obra. Onde explica e traz uma visão interessante sobre os três primeiros curtas, com base na visão de uma coreana que conhecia a lenda original na qual os filmes foram baseados.

Anime

© Kekkoku

Agora, para um anime que não necessariamente se encaixa na premissa do horror. Mas consegue oferecer um suspense e uma trama sobrenatural instigante. Kokkoku, foi lançado em 2018 pelo Geno Studio e tem apenas 12 episódios.

SINOPSE:

A fim de salvar seu irmão e sobrinho que foram sequestrados por um misterioso grupo religioso conhecido como a Sociedade de Amor Genuíno, Juri e sua família lançaram um feitiço usando uma pedra escondida por seu avô, para entrar no mundo do tempo parado, conhecido como Stasis. No entanto, quando infiltram a base do sequestrador, eles são interceptados por outras pessoas que também podem se mover livremente nesse mundo. Cheio de criaturas grotescas que se escondem lá, eles serão capazes de escapar do mundo paralelo e retornar às suas vidas normais?

https://www.youtube.com/watch?v=HwoBxIOM3KQ

De tal forma, o anime está disponível no catálogo da Amazon Prime Vídeo. Conforme mencionado, com apenas 12 episódios a história consegue inserir elementos fantásticos, junto a conceitos de seitas religiosas secretas e segredos de família. Contudo, apesar de estar listado aqui como uma obra de terror/suspense, ainda possui boas sequências de ação e uma animação muito bem executada.  

© Kekkoku

Mangá.

Primeiramente, confesso que vou “roubar” nessa categoria, para indicar duas obras. Então seguindo com a proposta, meu objetivo é ir além das indicações tradicionais, conforme a lista vai prosseguindo. Com isso em mente o primeiro mangá indicado é o BioMeat: Nectar

Sinopse:

A humanidade está tendo dificuldades para encontrar alimentos e se livrar do lixo. Devido a isso, os cientistas criam um animal com bioengenharia que sobrevive comendo lixo e depois é morto para alimentar a humanidade. Mas essas criaturas auto-replicantes com uma fome infinita de matar acabam soltas em Tóquio.

BioMeat: Nectar © Yuki Fujisawa

De acordo com a sinopse, já fica fácil de entender que a obra tem um apelo que lembra diretamente ao terror de zumbis. Nesse mangá de Yuki Fujisawa, acompanhamos personagens que evoluem com o passar do tempo, e se deparam com aspectos cruéis e terríveis da humanidade. Foi lançado entre 2000 e 2002  no Japão, e finalizado em 12 volumes. Entretanto, a obra não possui versão “oficial” brasileira. 

BioMeat: Nectar © Yuki Fujisawa

+ Mangá

A fim de compensar, que o mangá anterior não saiu por nenhuma editora em solo brasileiro, a segunda dica na categoria é o clássico do horror: H.P. Lovecraft – O Cão de Caça e outras histórias. Esse mangá lançado pela editora JBC, é uma adaptação feita por Gou Tanabe. Similarmente, o mesmo já é um velho conhecido do gênero de horror, sendo responsável por criar momentos intensos de suspense e apreensão ao virar as páginas do mangá.

Sinopse:

Três contos do grande mestre do terror, H.P. Lovecraft, são adaptados magistralmente para os mangás por Gou Tanabe. Maldições, estranhas criaturas, espíritos e lendas assombram os protagonistas de “O Templo”, “O Cão de Caça” e “A Cidade sem Nome”.

O Cão de caça e outras histórias © JBC

Dessa maneira, atualmente algumas obras inspiradas nos contos de Lovecraft foram feitas. Por exemplo Lovecraft Country, uma série baseada em livro de mesmo nome. Diante disso, fica claro o potencial das histórias do autor. Além disso é interessante ver uma interpretação feita para o mangá. Resultando em lindos painéis que juntam o melhor do terror diante do desconhecido e a fascinação pelo monstruoso.

O Cão de caça e outras histórias © JBC

Por fim

Em conclusão, não vou me estender demais nas listas. Entretanto, como não podia deixar de ser, eu deixo ainda a recomendação bônus:

Primeiro, um lançamento da Netflix,  a série: A Maldição da Mansão Bly. Neste ínterim, a série, segue o sucesso anterior de A Maldição da Residência Hill. O projeto de séries busca criar antologias de “casas assombradas”.

Além disso, no meu projeto de podcast o Conversa É Essa? teremos lançamentos especiais de Halloween. Com a finalidade de ter mais indicação de conteúdos, e histórias de amigos, minhas e de ouvintes. 

Em resumo, é bacana como o medo pode ser explorado em diferentes aspectos. Indo desde o horror contido nas lendas urbanas, até o medo diante de uma situação absurda. Finalmente passando pelas histórias que te fazem questionar sua própria sanidade.

Se é fã desse tipo de conteúdo, deixe sua opinião, e acompanhe mais dicas como o incrível Kingdom que já foi assunto aqui no site.

Kingdom © Netflix

 

See You Later Elevator.

Posts Relacionados