Dr. Stone – Guerra de Ideais?

Oi! Eu sou o Bruno, e dessa vez trago uma velha discussão que tem percorrido o mundo nos últimos tempos. Quero falar de Dr. Stone e a atual guerra na obra. Afinal o reino da ciência é o vilão da história? Se o Tsukasa só quer um mundo sem a opressão dos ricos e corruptos, não seria ele o mais justo?

Dr. Stone ©TMS

Uma velha discussão.

Conforme já introduzido, o tema é muito instigante. Desde a primeira temporada, Dr. Stone apresenta muito bem seus personagens e ideais. Por exemplo, os já citados herói e antagonista, são mostrados à audiência desde o princípio como seres que representam seus ideais e lutam por isso. No mundo do anime ao ser trazido de volta da petrificação, Tsukasa é descrito como o homem mais forte da sua idade. Por outro lado, Senku é a personificação da inteligência e conhecimento.

Apesar da parceria imediata, os laços entre eles são rompidos, pois Tsukasa mostra que por trás de todos os músculos e poder ele também é inteligente e possui seus ideais. Em sua era (nosso presente), o mundo é corrupto, e os mais ricos oprimem e ferem os outros. Aqueles que detêm mais poder bélico e financeiro transformaram a sociedade para o pior, permitindo guerras e morte de crianças e inocentes, tudo em busca de manter esse poder.

Dr. Stone ©TMS

Do outro lado da moeda, Senku apresenta um discurso quase neutro e idealista. O personagem deixa claro que seu objetivo é restaurar o mundo ao qual ele já foi. E por meio  dos seus conhecimentos ele pretende reviver todos os avanços científicos produzidos ao longo da história. De tal forma a discussão entre uma sociedade tecnológica e que se baseia nos avanços científicos é diretamente confrontada por uma visão de mundo que aponta justamente para as “vítimas” de todos esses avanços.

Dr. Stone ©TMS

O verdadeiro discurso

Decerto, a segunda temporada do anime nos trouxe o embate entre os dois grupos já citados. Por um lado Tsukasa formou um grupo de pessoas que assim como ele possuem muita força e habilidades. Do outro lado, Senku achou aliados que se dispuseram a trilhar o caminho de experimentos e criações científicas. Contudo acompanhamos sempre o lado de Senku da história, mas percebo como a visão de Tsukasa tem apelo.

Dr. Stone ©

Mas, em determinado momento da segunda temporada, é comentado como com os equipamentos adquiridos o Reino da Ciência havia chegado a revolução industrial. Mais uma vez de maneira quase ingênua, Senku retrata tal avanço como puramente bom. No entanto, em nossa realidade tais revoluções sempre vieram acompanhadas de muita exploração dos mais pobres e desumanização dos empregados. Logo Tsukasa está certo né?

Dr. Stone ©TMS

Todavia o discurso apresentado pelo personagem possui conotações que mostram que existe muito mais escondido nessa obra. Ademais Tsukasa afirma se ressentir do mundo e como a violência era usada contra inocentes. Entretanto o mesmo não hesita em destruir pessoas petrificadas (assim matando-as), atacar inocentes e por fim nem mesmo se arrepende de “matar” Senku.

No mesmo passo, todos dentro do grupo do personagem possuem o mesmo perfil de pessoas “fortes e atléticas” cumprindo assim um perfil que agrada o seu líder. Por fim, não é difícil concluir que o que Tsukasa realmente representa é um líder Fascista. 

 

Fascismo?

O fascismo foi um tipo de governo surgido após a primeira guerra mundial. De acordo com algumas definições, ele poderia ser resumido como: “Entre as principais características desse sistema estão a concentração do poder nas mãos de um único líder, o uso da violência e o imperialismo.” (https://www.politize.com.br/fascismo/)

Além disso, o movimento ainda era caracterizado por: Vitimização de determinados grupos da sociedade ou de um povo com o objetivo de iniciar uma perseguição contra aqueles que eram vistos como “inimigos do povo”. Uso da retórica contra os métodos políticos tradicionais afirmando que estes eram incapazes de combater as crises e de levar a nação à prosperidade. Exaltação dos “valores tradicionais” em detrimento de valores considerados “modernos”. (https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/historia/o-que-e-fascismo.htm)

Portanto, não fica difícil agora reconhecer agora, como na realidade o discurso “humanitário” do personagem é também uma maneira de manipular a aceitação de sua ideia e por fim de seu governo. Apesar do Fascismo ter sido um método de governar no passado, líderes mundiais e governos eleitos hoje em dia usam dessas estratégias para ficar no poder. Existe ainda o Neofascismo que poderia ser também visto na maneira de se impor do personagem no anime. 

Dr. Stone ©TMS

Por fim…

É importante ressaltar como o que é apresentado no anime não é tão profundo como a discussão que trago hoje. Afinal ele sim foca no Senku e como a alegria da descoberta da tecnologia pode ser cativante. Mas como em toda obra existe um subtexto pronto para ser explorado. Assim como mencionado, a obra retrata sim maneiras de “governar”, e claramente aponta como o uso da violência e morte mesmo que por um “ideal nobre”, ainda são erradas.

Dr. Stone ©TMS

Talvez nem todas tivessem feito a conexão direta com o governo fascista ou mesmo com a ascensão atual do neofascismo. Eu mesmo citei antes como os avanços da ciência na nossa história não vem sozinhos, e acabaram  revelando ou mesmo beneficiando opressores. Porém a tecnologia não é por si só boa ou má, e por isso não existe como tirar o aspecto humano da discussão.

Dr. Stone ©TMS

A mesma droga que alivia uma dor intensa, pode servir para assassinar esse mesmo enfermo. O uso das tecnologias precisam ser discutidas, pois não é a ciência que atribui valores morais a si mesma. E a sociedade pode e deve conhecer, experimentar e evoluir.

#ishigami senku from rome-okami

Dr. Stone ©TMS

 

See You Later Elevator

PS: Sei que dessa vez eu trouxe uma viagem quase inesperada para a discussão, mas espero que tenha ficado claro, que no fim, nós enquanto sociedade ainda caímos em armadilhas ideológicas que criam inimigos para odiarmos e combatermos. Não é mesmo nenhuma novidade que vivemos hoje no mundo em uma nova era de regimes neofascistas, e somente através do conhecimento podemos abrir os olhos para enxergar esses problemas e mudarmos.  Aí é 10 bilhões de pontos se você já aprendeu isso hoje.

Posts Relacionados