Entenda o que é a torre em Tower of God

Entenda o que é a torre em Tower of God

© Tower of God, SIU

Olá a todos! Meu nome é Bruno, também conhecido como D.A(Doctor Anime) e hoje vamos falar sobre o universo de Kami no Tou, mais especificamente sobre a torre e todo o mito que permeia ela. Então, continue a ler e entenda o que é a torre em Tower of God. A propósito, o Animystic tem um cast especial sobre essa obra, ainda não ouviu? Clique aqui! 

Sobre a obra

Tower of God é uma webtoon escrito e desenhado por Lee Jong-Hui, usando o pseudônimo de SIU, sendo a obra referenciada igualmente como um Manwha ( em termos gerais, uma versão coreana dos mangás japoneses).  Atendendo por seu nome em Inglês ou então pelo nome Kami no To (Torre de Deus), a obra retrata a jornada de Baam, um garoto misterioso que entra em uma Torre chamada de Torre de Deus, a fim de encontrar uma moça chamada Rachel que previamente começou a subir a torre. Além disso, foi recentemente animada pela Telecom Animation Films, tendo o selo da Crunchyroll Originals.

imagem promocional Tower of God

® Tower of God, Crunchyroll Originals

Acerca da torre em si

A primeira vista, a torre em si parece ser apenas um local físico, uma estrutura gigantesca saindo das profundezas da terra até acima do céu, possuindo diversos andares (na obra se conhece até o 135° andar) cada qual com um universo dentro dele e uma ampla gama de elementos como atmosfera,  vegetação ,clima, entre outras coisas que tornam cada patamar um “universo” único.

Mais do que isso, algo peculiar em Tower of God é a torre ser tratada como algo vivo, ela sofre o que na literatura é chamado de Personificação.

Personificação é quando um objeto inanimado ganha características próprias de um ser vivo como pensamento ou racionalidade, usada em livros clássicos da literatura brasileira como por exemplo o cortiço em O Cortiço, de Aluísio de Azevedo.

O fato dela ser tratada como viva torna-a mais mística ainda, um amontoado de universos paralelos? Uma gigantesca torre física que corta da terra ao céu? Ou um mito vivo que permeia todo um multiverso? 

Arte sobre a torre

© Tower of God, SIU

Compreendendo a estrutura da torre

Dentro da webtoon, em certos momentos é explicado o funcionamento da estrutura interna da torre, composta por quatro partes: Torre interna, Torre externa, Área Intermediária e o Topo. Sendo esses respectivamente: A área onde os selecionados para subir a torre são testados, o “mundo” fora da Torre, um local de “vigia” entre a torre interna e externa e por último o topo da torre propriamente dita.

Cada andar da torre vive sob o regimento de um guardião, uma espécie de ente místico que determina o teste para ver os aptos a subirem de andar e os reprovados. Além disso, toda a torre é banhada por um elemento gerado a partir dela, chamado de Shinsu.

Explicação da estrutura da torre

© Tower of God, SIU

O que é o Shinsu ?  

O Shinsu (ou Shinsoo) é uma das coisas mais interessantes de Tower of God. Um elemento que é gerado a partir da própria torre, e pode ser manipulado por ela, comporta-se como líquido, gás, sólido, é energia e ao mesmo tempo não é. O Shinsu é algo único desse universo que explica a vida, é como uma essência por trás das coisas, parte de todos os seres e todas as coisa.

Personagens como Lero-ro, Headon, entre outros “sábios” da torre afirmam a possibilidade de se fazer tudo com o Shinso, criar vida, destruir, modelar, uma verdadeira “matéria” capaz de tomar qualquer comportamento e que mereceria, na verdade, um post só sobre ela.

Entenda o que é a torre em Tower of God

Como vimos, a torre possui um aspecto físico, é dividida em diversos andares físicos, mundos, e ao mesmo tempo gera um ente quase filosófico como o Shinsu, ela cria todo o mito dos que são capazes de subir ou não e a hierarquia natural dela, além de suas próprias leis.

A torre pode ser vista tal qual a Torre de Babel. Essa é tratada na mitologia como um lugar que reúne todos os elementos do mundo, todas as culturas, línguas, povos, e o topo dela guarda todo o conhecimento do mundo.

No fundo, a Torre de Deus é a própria alegoria da Torre de Babel (recomendo fortemente a leitura dos links na seção de referências). Mais do que isso, ela é um personagem vivo, que a tudo conhece e abrange. Já o Shinsu poderia ser a própria manifestação dessa torre, da sua vida, e a Torre traz para dentro de si aqueles que podem agregá-la mais, ou então os que por sua própria força conseguem entrar nesse universo.

A torre é ao mesmo tempo que um personagem vivo, um multiverso amplo de características, lendas e personagens complexos, costurando tudo sobre um único propósito: subir a torre e conquistar todo o universo, seus saberes e suas riquezas.

Entenda o que é a torre em Tower of God

© Tower of God, SIU

“A resposta sempre está no topo”

Headon

Novamente, obrigado pelo espaço e tempo de leitura.

Você já viu o anime Babylon? Já pensou nas mensagens dele? Então leia sobre Babylon e as reflexões sobre a morte.

Links para mais referências estão logo abaixo:

Bruno Rezende

Estudante, 23 anos, curioso e leitor assíduo. Apaixonado por animes, e sempre afim de aprender.
Follow Me:

Posts Relacionados