Gekkan Shoujo Nozaki-kun e a dublagem da Netflix

Gekkan Shoujo Nozaki-kun

Oiee!!! Aqui é a Manu, vamos falar sobre Gekkan Shoujo Nozaki-kun e sua dublagem na Netflix.

Gekkan Shoujo Nozaki-kun (Mangá mensal do Nozaki para garotas) é um anime shounen escolar com comédia e romance. O anime foi lançado na temporada de verão de 2014, é licenciado pela Sentai, foi produzido pelo estúdio Doga Kobo. A adaptação é baseada no mangá ainda em publicação de Tsubaki Izumi e conta com 12 episódios.

Sinopse

A história gira em torno da alegre estudante do colegial Chiyo Sakura, que tem uma queda pelo seu colega de classe, Umetarou Nozaki. Porém, quando ela se confessa, ele a confunde com uma fã e lhe dá um autógrafo. E quando ela diz que quer estar sempre com ele, ele a convida para sua casa e a faz ajudá-lo com alguns desenhos. Chiyo descobre que Nozaki na verdade é um renomado mangaká de shoujo chamado Sakaki Yumeno. Ela então aceita ser a assistente dele para ficar mais próxima de Nozaki. À medida que eles trabalham no mangá, eles encontram outros colegas de escola que os ajudam ou servem de inspiração para os personagens do mangá.

A história e as personagens

Você pode pensar que é mais um daqueles romances fofinhos, principalmente porque o Nozaki é um mangaká shoujo. Porém não poderia estar mais enganado, apesar de escrever shoujos, Nozaki não tem nenhuma noção de romance.

Nozaki-kun

©Gekkan Shoujo Nozaki kun

O anime quebra diversos clichês dos shoujos quando Nozaki tenta desenhá-los, pois ele precisa vivenciar o que quer desenhar. Por ele não conseguir desenhar sem inspiração, sua protagonista é baseada no seu amigo Mikoshiba Mikoto que parece um galã, mas é tímido e morre de vergonha das coisas que diz.

Love in - Gekkan

©Gekkan Shoujo Nozaki kun

Outras personagens tembém fazem parte da vida do Nozaki e da Chiyo, entre eles está a Seo Yuzuki que é ótima nos esportes, porém, muito competitiva, ela faz parte do clube de canto e tem uma voz maravilhosa. Também temos a Kashima Yuu que é uma garota muito popular outras garotas e é o “príncipe” do clube de teatro.

Ainda mais, tem o Hori Masayuki que é o presidente do clube de teatro, além de ser quem desenha os planos de fundo dos mangás do Nozaki. E finalmente tem o Wakamatsu Hirotaka que faz parte do clube de basquete, vive sendo perseguido pela Yuzuki e tentando ter uma “vingança” sobre ela. Você vai rir muito acompanhando esses personagens no dia a dia e vai shippar bastante também.

Gekkan Shoujo- Basquete

©Gekkan Shoujo Nozaki kun

Gosto muito da personalidade dos personagens, são diferentes entre si e ainda assim há muita química na convivência deles. Gosto também da forma inocente que o Nozaki sempre recebe as trapalhadas tentativas de confissão da Chiyo, sempre acreditando que ela é apenas uma fã. Além, é claro, da amizade de vai crescendo entre a Chiyo e o Mikoto.

O anime não tem história contínua, sendo assim, cada episódio tem sua trama que é desenvolvida e finalizada, dessa forma, não acho que você vá querer maratonar esse anime.

Gekkan Shoujo Nozaki-kun

©Gekkan Shoujo Nozaki kun

A dublagem da Netflix

No dia 01 de maio, a Netflix disponibilizou em seu catálogo o anime com a versão dublada para o português-BR feita pelo estúdio All Dubbing, e essa dublagem gerou algumas controvérsias.

Bem, falando das vozes dos personagens, não posso reclamar, excetuando a voz da protagonista, que é irritante, achei que foram bem escolhidas, principalmente a voz “maçante” do Nozaki e a voz “sedutora” da Kashima.

Gekkan Shoujo Nozaki-kun

©Gekkan Shoujo Nozaki kun

As controvérsias foram principalmente pela tradução, vamos chamar de “tradução criativa” brasileira. O que quero dizer com “tradução criativa”? Bem, vamos dizer que as pessoas se incomodaram com os memes usados na tradução e por terem abrasileirado algumas cenas. Particularmente, não sou muito fã do uso dos memes, as vezes são expressões conhecidas apenas por determinados grupos. Talvez o responsável pela tradução de Nozaki-kun tenha tentado parecer legal, mas acabou utilizando expressões pouco conhecidas, que acabaram deixando as cenas sem o sentido esperado, por exemplo, algumas expressões utilizadas foram “esquerdomachos” e “héterotop”.

Agora preciso ser sincera, percebi que quando abrasileiram as cenas, meu problema é ter assistido algo dublado que já havia visto legendado anteriormente. Ou seja, se começo a ver em português, sem nunca ter visto o original antes, isto é, legendado, não sinto tanto incomodo, por exemplo, quando assisti One Punch Man, assisti direto dublado, e as piadas abrasileiradas não me incomodaram.

Então sim, me incomodou um pouco a dublagem do anime, mas foi mais nos primeiros episódios, pois fui me acostumando. Exceto por uma coisa, se vai abrasileirar algo, algumas coisas têm que ser levadas em conta, por exemplo, em uma cena, a Kashima chamaria o Masayuki de “senpai”, porém eles traduziram para “senhor”, e gente nenhum adolescente brasileiro chamaria outro colega de escola, por mais velho que fosse, de senhor.

Anime -

©Gekkan Shoujo Nozaki kun

E agora? Assistir dublado ou legendado?

Acredito que a dublagem existe para aumentar o nicho de pessoas que podem assistir algo, é uma forma de inclusão social, pois algumas pessoas que não saibam ou tenham dificuldades de ler, podem assistir sem problemas. Também tira a limitação de apenas o “grupo otaku” assistir, o que é muito bom, pois aumentando o nicho de pessoas que tem acesso, incentiva as plataformas de streaming a trazerem mais conteúdo.

Agora fica a dúvida, assistir dublado ou legendado? Bem, acredito que essa resposta é óbvia: cada um assiste como quiser.

Se queremos criticar o trabalho de dublagem, sejamos críticos construtivos, não apenas criticar porque é nossa opinião e ponto. Temos que ser justos e não generalizar, vamos valorizar a indústria de dublagem brasileira, deixar claro quando for boa, mas também demonstrar quando algo nos desagrada, dizendo os pontos que acreditamos que possam ser melhorados.

Gekkan Shoujo Nozaki-kun

©Gekkan Shoujo Nozaki kun

Leia também nossa matéria falando sobre dublagens.

Assista Gekkan Shoujo Nozaki-kun agora.

Posts Relacionados