Love Live Nijigasaki e seu visual doce e atualizado

Love Live! Nijigasaki está diferente e ao mesmo tempo muito parecido com os outros projetos Love Live!. Mas se tem uma coisa que essa temporada traz é esse toque de fofura em tons pastéis.

Oi, eu sou a Bogo e é pensando nesses detalhes, que te convido para ler sobre essa gracinha de anime!

Depois de três anos do lançamento do segundo anime da franquia, o Love Live! Sunshine!!, a saga de idols escolares finalmente (ou novamente) estreou com uma nova temporada agora em 2020 – que está passando neste período (dando início em outubro). Trata-se de um anime com um nome gigantesco e um enredo tão fofo quanto os outros da série, o Love Live! Nijigasaki Gakuen School Idol Doukoukai.

© Love Live! Nijigasaki High School Idol Club

Sendo assim, vamos conhecer um pouco desse projeto: O Love Live! Nijigasaki nasceu resgatando algumas personagens já existentes no projeto, que eram conhecidas como estudantes de cartas “N” no jogo para celular SIF – Love Live! School Idol Festival. Logo com a primeira formação concluída, o novo grupo idol já se “apresentou” no novo jogo, o SIFAS – Love Live! School Idol Festival All Stars e é interessante notar as dissonâncias entre a trama do SIFAS e do anime.

Obs: Assim como os outros grupos que estrelaram um projeto do Love Live, as Seiyuus (dubladoras) também participam de alguns shows, como o Love Live! Fest.

Aqui no Animystic, o redator Fernando Alencar já havia comentado sobre o lançamento do anime e a divulgação do teaser do primeiro single. Desse modo, você fica com a faca e o queijo na mão para saber mais por meio do resumo bacana do artigo:

Love Live – Novo anime divulga teaser do 1º single

E não é que o novo anime da saga Love Live! começou super bem? 

© Love Live! Nijigasaki High School Idol Club

Com traços simples e delicados, Love Live! Nijigasaki Academy traz a essência idol e de amizade dos anteriores com uma atualização muito fofa. Já no início, no primeiro episódio, é possível notar que a animação e o estilo artístico está mesmo diferente do conhecido dos outros animes de Love Live!. De certa forma, isso trouxe uma renovação à série.

© Love Live! Nijigasaki High School Idol Club

As expressões das personagens, tal como o jeito de desenhar as roupas, o fundo e a escolha de cores estão relativamente num outro tom. Talvez isso se dê porque Nijigasaki foi lançado como um projeto a parte, um spin-off? Assim, não necessariamente precisasse seguir todos os passos e um manual de estética de uma forma fixa. O importante é se ater ao que faz Love Live! ser Love Live!.

As cores

Antes de tudo, o uso das cores nesse projeto está de parabéns. Nas cenas gerais, o anime está composto por uma paleta menos vibrante e que traz ao espectador um conforto que traduz muito bem um slice-of-life.

© Love Live! Nijigasaki High School Idol Club

Ouso até a dizer que nessa temporada acentuaram o uso de cores “pastéis”. Esse tipo de cor, que nós conhecemos como pastel ou candy color, é considerado mais leve. São tons que possuem pouca saturação e normalmente são associados a cores de bebês, calma, doces e neutralidade. E assim temos um toque de algodão doce para o anime.

© Love Live! Nijigasaki High School Idol Club

Do mesmo modo que é feito em algumas apresentações, porém nessa parte somos atingidos por detalhes em tonalidades bem mais fortes. Dessa forma, quando se alia a escolha de cores ao estilo simples do traço, a troca desse cenário parece ficar muito boa. Isso faz com que a transição do dia-a-dia ao momento idol, que é cheio de glamour e intenso, seja de um jeito muito natural. E tudo continua muito bonitinho de se ver.

© Love Live! Nijigasaki High School Idol Club

Se tiver interesse em ler mais sobre uso de cores em animes, aproveita para conferir a análise do Bruno Trajano: Yuukoku no Moriarty e a psicologia das cores.

Aliás, aqui estão alguns links interessantes sobre cores:

Um estilo simples

© Love Live! Nijigasaki High School Idol Club

É inegável que em algum momento dos animes Love Live! você vai encontrar um meme. Seja nas pessoinhas de fundo, seja nas personagens principais em movimentos, essa saga sempre trouxe espaços em que o traço estava o mais simples o possível. Entretanto, esse traço ajuda muito na fluidez já que a saga tem muito essa ideia sobre dinamicidade, apresentações e o que estudantes estão fazendo em relação ao seu clube idol.

© Love Live! Nijigasaki High School Idol Club – Lado esquerdo: Carta do jogo; Lado direito: Abertura do anime

Portanto, se pegarmos imagens de cartas, jogos ou publicidade e compararmos ao do anime, é bem fácil notar a diferença (como na imagem acima) e a maior simplicidade. E ainda adiciono outro ponto: percebe que a pose é quase a mesma mas a expressão mudou e o foco parece ser outro? Trata-se de um visual mais simples, sem sexualização, e com perspectiva mais plana das estudantes. Nesse sentido, os floreios parecem que ficarão na história, nas apresentações e nos cenários.

E por falar em cenários…

Apesar de não serem o que torna o anime fofinho em boa parte das cenas, considero que vale um espaço aqui nesse texto. Para finalizar, vamos falar sobre os cenários!

Esses planos de fundo muitas vezes têm bem mais informações do que percebemos. São árvores com trabalho de luz e sombra, prédios com efeitos em suas vidraças e vários pormenores que trazem esse contraste com as meninas. E é com esse contraste do simples com elaborado que também podemos destacar esse ar fofo e leve.

© Love Live! Nijigasaki High School Idol Club

Você sabe em que lugares os cenários foram inspirados?

O ar futurista está muito presente no anime das Nijigasaki e creio que a utilização de cenários e cores azuladas ajudam muito a reforçar essa ideia. É aí que entram os grandes prédios, as tecnologias, as luzes e as janelas que rodeiam as personagens.

Nessa temporada parece que estamos assistindo idols de um colégio de rico, pois tudo parece bem amplo, metropolitano ou chique. Além disso, a maioria dessas locações gigantescas, bonitas ou até normais que aparecem é real, tanto que algumas até já foram identificadas por fãs. Uma curiosidade é que a escola Nijigasaki parece ter sido inspirada no Tokyo Big Sight.

Vale a pena, definitivamente, notar os detalhes que o anime traz nos fundos. Desse jeito, fica mais divertido encontrar easter eggs ou fazer aquele tour no google maps por onde as meninas estariam andando.

© Tokyo Big Sight e Love Live! Nijigasaki High School Idol Club

Mais comparações de cenários reais e do anime estão presentes em posts como esses do reddit: Para acessar clique aqui e aqui também

Logo, se estiver afim de assistir um anime fofinho para relaxar, aproveite que Love Live Nijigasaki está lançando uma boa dose de gracinhas por semana! Espero que esteja curtindo os animes dessa temporada e até o próximo texto 😀

Follow Me:

Posts Relacionados