Qual é o Maior Poder de Saitama em One Punch Man?

Dono do maior soco sério, da série mortalmente séria. Saitama é sem dúvida nenhuma um dos personagens mais poderosos da ficção, e o maior no seu mundo. Mas será que isso é tudo que o careca de capa possui?

Hoje vamos falar um pouquinho sobre o herói que se veste como um pãozinho de padaria e que costuma salvar muitas vidas, mesmo não ganhando o crédito por isso.

Para quem não me conhece, eu sou O Paladino, vindo das terras longínquas do mundo de RPG de D&D, direto aqui pro Animystic.

Então vamos lá!

De onde vem o Saitama?

One Punch Man é uma série que começou a ser escrita e publicada como Webcomic, desde 2009, por um autor de pseudônimo One no ambiente digital conhecido como: Young Jump Web Comics.

Saitama

©Shueisha

Possuindo um traço horrível, mas com uma história muito boa e envolvente, que em pouco tempo viralizou pelo universo dos fãs Otakus.

Mais tarde acabou sendo ilustrada por Yusuke Murata e distribuída pela Shueisha no Japão. No Brasil o manga é distribuído pela Panini Comics.

Resumidamente, a história retrata um mundo de heróis a serviço de uma organização governamental que visa repreender os perigos que assolam a sociedade.

Esses perigos vão desde super seres, que aparecem aqui e acolá à desastres catastróficos, como: meteoros, tsunamis, pernilongos, etc. Mas todas compartilhando de classificações de perigos.

Assim como os chamados heróis que vão de categorias de “C” à “S”, os perigos e inimigos vão das categorias “Lobo” a “Deus”.

E no meio disso existe Saitama, um herói de classe “C”, que se tornou tão forte devido ao seu treinamento, que ele praticamente trivializa o empenho de seus inimigos, independentemente de sua classificação.

Por ter essa facilidade em vencer os oponentes que aparecem, e a maioria das situações que exigem força bruta, o herói acabou perdendo a empolgação em suas atividades.

Saitama

©Shueisha

Mas se por um lado o herói da um show a parte na desenvoltura física, por outro ele realmente mostra o porquê veste a capa que porta.

Apesar da série mortalmente séria existir, o maior poder que Saitama possui não são só suas capacidades físicas, mas a Abnegação.

Saitama E Sua força Do Altruísmo

No começo do Anime, Saitama acaba conhecendo Genos, um herói ciborgue muito poderoso que rapidamente sobe as classificações de sua posição por conta de suas capacidades.

Salvo pelo careca, o jovem é o único que sabe da verdade por detrás das situações que envolvem o seu “Mestre”, como ele chama carinhosamente Saitama.

Não apenas uma, mas em várias ocasiões presenciando Saitama abdicar de seu papel como protagonista de uma situação, em prol de outras pessoas ou apenas para não se incomodar.

Essa admiração que Genos nutre por Saitama, acaba refletindo nos espectadores da obra, justamente por perceber que o herói não toma essa atitude como forma de sermão.

E sim porque ele simplesmente não se importa com rótulos ou créditos.

One Punch Man

©Shueisha

Bases De Um Herói Presentes em Saitama

Essa pode ser colocada como uma das críticas que a obra faz em relação ao mundo a sua volta. Quantas pessoas, por muito menos, não estariam disposta a fazer qualquer coisa em busca de fama.

Muitas vezes colocado até mesmo como vilão em uma situação, o próprio Saitama deixa de lado o reconhecimento sem mostrar esforço nessa atitude.

Um exemplo é no ataque do Rei do Mar Profundo. Uma criatura muito perigosa que atacou a cidade J e levou para a lona diversos heróis das classes B, A e até S.

Saitama

©Shueisha

Até confrontar Saitama, vindo a óbito por um de seus socos normais. Contudo, antes disso, o Cavaleiro Sem Licença tentou enfrentar o inimigo e os esforços dele, por ser um herói de classe C, tocaram Saitama, reconhecendo sua força.

No desfecho Saitama ao invés de roubar para si a fama, inventou estar usurpando dos esforços dos heróis caídos para que as pessoas creditassem a eles o resultado.

E essas atitudes estão diluídas ao longo da obra, indo desde conversas pequenas até as cenas mais eletrizantes, como foi a luta contra Boros ou a Centopeia Anciã.

A Abnegação De Saitama

ah tah

©Shueisha

Para entender um pouco sobre as atitudes de Saitama é necessário entender um pouco sobre Abnegação.

O conceito mais básico sobre abnegar tem como variáveis a ideia de rejeitar quaisquer privilégios que uma pessoa pode conseguir, para não se colocar sobre outras pessoas.

Pegando apenas essa ideia podemos trabalhar que Saitama, após atingir um nível tão alto de suas capacidades, deixou de lado qualquer outro tipo de ambição.

Ao perceber que poderia derrotar seus inimigos, geralmente, com apenas um mero soco. Saitama passou a buscar outros objetivos em sua vida como herói.

Não obstante, podemos perceber que na maioria das vezes, seu inimigos precisam reunir forças em diferentes formas para encará-lo e que seus aliados se desenvolvem a medida em que se relacionam mais com o herói. Sendo assim, mais núcleos da história do universo que o próprio protagonista.

A Maior Força Do Heroi

Apesar de não ser um ermitão de sabedoria, ou um mestre com grandes responsabilidades, as atitudes de Saitama ensinam não só seu amigo, como aos leitores.

Não é porque você consegue superar os desafios sem grandes esforços que necessariamente você precisa estar em evidência em todos eles.

Muitas vezes, os esforços de outras pessoas também são importantes e reconhecer seu companheiro não te torna menor ou despreparado.

Construir substitutos não significa que você ficará obsoleto, e acima de tudo, que o que importa é você saber do que é capaz e até onde pode ir.

No caso Saitama é seguro em si por motivos óbvios. Mas sua força é apenas parte de quem ele é e não o seu verdadeiro eu.

Apesar de buscar um objetivo que o deixe empolgado novamente com sua vida, Saitama não deixa de construir a esperança nos outros em relação as suas história.

E esse é o verdadeiro único golpe que o herói pode disparar em relação ao seus inimigos.

Encerrando

©Shueisha

Apesar de tudo, Saitama não deixa de ser um pastelão. O humor presente na obra é muito bom e muitas vezes serve como tempero para os dramas das situações.

Além disso, Saitama está tão acostumado a vencer seus desafios que ele acaba ficando perplexo ao perder para King no videogame.

Dentre todas essas situações podemos bater o martelo de vez que Saitama é o maior herói de todos! Não é?

©Shueisha

Oi? pode não? (produção?…)

Mas isso, meus aspirantes a cavaleiros honrados, é apenas a minha opinião. E você, o que acha?

Concorda, discorda? Diz aí nos comentários, não deixe de compartilhar esse artigo e dar uma olhada nas postagens da Equipe. Garanto que tem muita coisa boa por aqui.

Eu vou ficando por aqui…

Fico muito grato pela atenção de vocês! Um Abraço e Tchau!

 

“- Um dia desses eu ainda vou levar um processo de copyright por causa dessas coisas… Cara cadê meu cavalo?

Paladino

Sou leitor assíduo de conteúdo Otaku e material nerd em geral. Muito fã de Tokusatsu, em especial a franquia Ultra, do qual sou realmente maluco. Corredor por esporte, trabalhador por necessidade e redator de passatempo.
Follow Me:

Posts Relacionados