Ragnarok Online e o sucesso do MMORPG no Brasil! 

"<yoastmark

Olá! Meu nome é Bruno, também conhecido como D.A.(Doctor Anime) e se você já matou muitos porings para conseguir upar de nível, acompanhe o texto, pois hoje vamos falar sobre Ragnarok Online e o sucesso do MMORPG no Brasil!  

Sobre o game

Ragnarok Online é um MMORPG baseado no manwha Ragnarok de Lee Myung-Jin. O jogo é desenvolvido pela Gravity corp, e foi lançado na Coreia do Sul em 2002, alastrando-se mundo afora depois. Aqui no Brasil foi inicialmente distribuída pela LevelUp Games em 2004 e atualmente pela WarpPortal Brasil. 

Sendo um MMORPG do tipo sandbox, o jogo colocava o player no mundo de Migard, uma terra com monstros, lendas e histórias. Através dos combates com esses monstros, o player evolui seu personagem, conseguindo mais habilidades e classes. Ao contrário de muitos jogos, Ragnarok não tinha uma história exatamente “linear”, o jogador podia simplesmente upar e partir para desafios ou fazer quests. Portanto, não havia um roteiro já pré-definido de missões que o jogador seria apresentado. 

Logo Level Up games

© Level Up Games

Nesse tipo de mundo livre, onde a história do personagem é totalmente definida pelas escolhas do jogador se chama SandBox, na sua tradução literal Caixa de Areia, exatamente por permitir que o personagem fosse moldado da forma que o player quisesse.

O MMORPG tomou grande espaço na terra tupiniquim em meados de 20052007 junto com uma boa política de marketing por parte da distribuidora. Em uma época onde a conexão de internet no Brasil ainda era a famosa “internet discada”, o plano de distribuir CDs com o jogo já baixado, faltando apenas instalar, e ainda de graça, foi o grande pivô por trás desse sucesso que o jogo faria nos anos seguintes. 

Cd de distribuição LVUP

© Level Up Games

A época de ouro dos MMO no mundo e no Brasil

Para os fanáticos no assunto, os anos de 20002010 foram reconhecidos como a época de ouro dos MMORPG, período onde o gênero estava em alta e diversas empresas correram para desenvolver mais e melhores jogos do estilo. 

No Brasil isso não foi exceção, Lineage, Ragnarok, Mu Online e Grand Chase são títulos que marcaram a infância de muitos jogadores da atualidade e foi porta de entrada de muitos para o mundo dos Games. Afinal, todo mundo dessa época lembra de ter ido pelo menos uma vez na lan house para jogar um pouco de Grand Chase, não? 

Dentre eles, Ragnarok foi o que fez mais sucesso, com direito à propaganda na televisão, produtos como camisetas e caixas de cereal com disco do jogo e até mesmo uma animação chamada Ragnarok The Animation. Dessa forma, o crescimento do jogo deu-se em parte pelo incrível trabalho de marketing da LevelUP.

Paralelamente, em outros lugares do mundo, a mesma febre ocorria, a Tailândia também foi um país que abraçou o Ragnarok, tendo até mesmo produtos como uma linha especial da Coca-Cola sobre o jogo. Mas, em outras partes do mundo, outros jogos também cresciam abruptamente, tal como o World of Warcraft, Lineage, entre outros.

© Level Up Games

Por que esse jogo é tão bom ? 

Como diria o ditado:  “Nem só de marketing vive um produto”. Ragnarok Online também fez jus ao seu sucesso. Sendo ele um jogo SandBox, permitia aos jogadores traçar o destino que queriam ao seu personagem. Além disso, seu estilo puxado para o traço mangá e design 2D (ainda que com elementos 3D) fez com que fosse um jogo amplamente aceito pelo público geek em ascensão no Brasil.

Bem como a questão de não ser totalmente linear fazia com que jogadores experientes se tornassem lendas e dividissem seus conhecimentos através dos fóruns ou então formando guildas. A interação entre jogadores foi uma das grandes virtudes desse jogo. Pois, benefícios como divisão de EXP ao matar monstros em grupo permitiam que o trabalho fosse feito mais rápido, além de criar horas e horas de diversão ao ser jogado com seus amigos.

A parte social do jogo com certeza foi um dos, senão o, elemento que garantiu que Ragnarok Online fosse febre no Brasil. Permitindo que amigos pudessem viver suas aventuras em Migard através de seus avatares, em um ambiente em que cada vez mais era famoso o encontro de amigos nas lan houses.

"<yoastmark

A comunidade de Roleplaying foi outro ponto muito forte. Pois jogadores já habituados com a interpretação de personagens, como em Dungeons and Dragons, encontraram no Ragnarok a plataforma perfeita para levar suas “sessões” para outro nível. Assim, criavam histórias por trás de seus personagens, lendas, contos, e com isso era feito todo um universo de personagens das mais diversas origens. Dessa forma, permitia que as histórias fossem não só imaginadas como vividas, já que era possível enfrentar aquele terrível Boss e depois contar a história do seu personagem o enfrentando.

Ragnarok Online e o sucesso do MMORPG no Brasil!

Outro pilar no seu sucesso ao jogar Ragnarok é o amplo repertório de possibilidades. Há jogadores que preferem disputar contra outros, o famoso PvP, jogadores que vão atrás dos desafios do jogo, caçando itens raros e difíceis de serem obtidos, jogadores que preferem jogar em pequenos grupos e se divertir com os amigos tentando completar uma dungeon, e aqueles que preferem contar as histórias através dos Roleplaying.

Seja as famosas guerras do Emperium (batalhas gigantes entre guildas) ou simplesmente enfrentar os Bosses, Ragnarok abrangeu diversos jogadores nas mais diversas possibilidades, e por isso tornou-se a grande nostalgia para muitos atuais jogadores.

Obrigado novamente pelo tempo de leitura.

Links para saber mais seguem logo abaixo!

Por acaso já ouviu falar sobre Ace of Diamond ? Quer entender mais sobre o sucesso por trás do beisebol e desse anime no Japão? Leia esse texto e fique por dentro!

Bruno Rezende

Estudante, 23 anos, curioso e leitor assíduo. Apaixonado por animes, e sempre afim de aprender.
Follow Me:

Posts Relacionados