SOLO LEVELING – A CORAGEM DO MAIS FRACO !

Olá, aqui quem vos escreve é a Bruna Tavares, mais conhecida como Brubs Nana. O texto de hoje é sobre uma obra coreana, que angariou milhares de fãs pelo mundo, o manhwa Solo Leveling. Uma história moldada pela coragem, amizade, inteligência, determinação e acima de tudo superação. 

Caso tenha dúvidas em ler Solo Leveling ou se você ainda não conhece. Preciso te dizer que está perdendo uma narrativa incrível, cheia de emoção, lutas épicas e diversos momentos de perseverança. Se ainda não se decidiu, aproveita e dá uma lida nesse texto!

Capas coreanas – Solo Leveling (volume 1 e 2)


INFORMAÇÕES TÉCNICAS 

Antes de nos aprofundarmos no enredo e demais características da trama, iniciaremos com algumas informações necessárias. Muitos ainda não conhecem a palavra Manhwa, termo esse usado para se referir aos “mangás” provenientes da Coreia do Sul. Atualmente Solo Leveling é uma das obras coreanas que mais possuem leitores, vindo em uma crescente cada vez maior. 

A novel foi escrita por Chu-Gong (criador original) sendo primeiramente publicada pela D&C Media através do site Papyrus, e posteriormente também serializada pela plataforma KakaoPage. Com o término da mesma, veio a transformação para Webtoon em 4 de março de 2018, onde Jang Sung-Rak ficou a cargo da arte e Gi So-Ryeong da adaptação, também hospedado na plataforma kakaoPage. Nessa conversão, podemos ver a escrita tomando forma, através de desenhos que são coloridos, diferentemente do tradicional mangá, preto e branco que estamos acostumados. Aliás, a webtoon coreana, possui um formato vertical, sem quebra de página. Isso faz toda a diferença, pois sinto que juntamente com a coloração, entendo melhor a mensagem, além é claro de dar uma emoção a mais durante a leitura. 

NOVEL E WEBTOON

No que se refere a novel, Solo Leveling possui 14 volumes completos, totalizando 270 capítulos, já a webtoon se encontra em andamento, estando ainda em seu capítulo 110 (até a data desse texto) o qual encerrou o ciclo da temporada no dia 19 de março de 2020. Inclusive a webtoon coreana é produzida por temporadas e devido ao término dessa primeira etapa da história, no momento encontra-se em hiato. Creio eu, que essa pausa seja de uns 2 meses e com a recente pandemia causada pelo Covid-19, talvez esse período se estenda, porém não foi revelada nenhuma informação sobre essa questão. A ansiedade foi tão grande, que cheguei a ler em inglês alguns capítulos da novel (já finalizada), posteriores ao último capitulo lançado da webtoon, e o que nos espera na temporada, é de perder o fôlego.

MANHWA  

O manhwa de Solo Leveling, que seria a versão impressa da webtoon com algumas modificações feitas para comportar o formato, teve seu primeiro volume lançado na Coreia do Sul, pela D&C Media, no dia 26 de setembro de 2019 e o segundo volume no dia 30 de janeiro de 2020. Diversamente do mangá, o manhwa é lido da esquerda pra direita e o encadernado segue o estilo ocidental, ao invés do japonês em que a capa fica na parte de trás. 

MANGÁ 

Uma versão para mangá, também está em desenvolvimento, já que há necessidade de adaptar a quadrinização ao estilo japonês. Por enquanto, temos somente 2 volumes também impressos e lançados no Japão, contudo o mais interessante é que apesar da adaptação para mangá, os desenhos continuam inteiramente coloridos. A versão webtoon em japonês, está hospedada no site Piccoma, que foi desenvolvido pela Kakao Japan (subsidiária japonesa da Kakao).

ARTE 

Com relação ao traço, o ilustrador Jang Sung-Rak, faz um belo trabalho com uma arte precisa, certeira e limpa. Conseguindo expor muito bem os momentos de luta e batalhas mais intensas. Percebem-se cores vibrantes e nuances que chamam mais atenção do leitor.

 

Um pouco da arte maravilhosa de Solo Leveling | Protagonista – Sung Jin Woo 

ENREDO 

Sem mais delongas, vamos ao PLOT central da história, que nos apresenta o protagonista Sung Jin Woo, o caçador Rank-E. Em Solo Leveling, abriram-se portais chamados de “Dungeons” em todo planeta terra, que ligam-se ao mundo com diversas criaturas horrendas e perigosas, por esse motivo algumas pessoas receberam a habilidade de se tornarem caçadores. Essas dungeons possuem níveis de periculosidade, que são: S, A, B, C, D e E, esse último considerado o rank mais fraco. De igual modo, o poder dos caçadores, também são classificados nesses parâmetros. 

Sung Jin Woo, além de ser um caçador de Rank-E, ou seja, o nível menor entre todos, era ainda considerado por seus companheiros de equipe, como o “caçador mais fraco do mundo”. Apelido esse dado, visto que era o mais fraco dentro de seu próprio rank, que já é o pior. Mesmo entrando em portais de níveis menores, ele sempre se machucava muito e por inúmeras vezes, quase não conseguia retornar.

O protagonista nos revela sua determinação, uma vez que, diante dos riscos tremendos que enfrenta, escolhe continuar na profissão de caçador, para que possa pagar as contas médicas de sua mãe, que se encontra em coma. Além disso, através desse ofício, sustenta a casa e pretende ajudar a irmã mais nova a cursar a faculdade de medicina. Perante esses acontecimentos, é viável que o público sinta o peso com o qual Sung Jin Woo lidava diariamente, já que seu pai havia desaparecido em uma dungeon tempos atrás.

MENSURAÇÃO DO PODER 

É importante citar, a forma com a qual as pessoas se tornam oficialmente caçadores. No mundo ainda existem profissões consideradas normais, entretanto para ser reconhecido como um caçador, você precisa se dirigir a associação de caçadores. Nessa organização, eles possuem um aparelho que detecta o nível de mana, dando assim seu Rank adequado. Todavia se o poder for imensurável, a pessoa adquire o status de Rank-S (mais forte). Um caçador, mesmo de nível mais baixo, possui um poder de regeneração e força acima dos padrões normais de um humano.

Alguns dos caçadores Rank-S da Coreia do Sul

COVIL DUPLO – TEMPLO CARTHENON 

O que traz um ar mais sóbrio a trama, é atribuído ao episódio que ocorre no início do manhwa. Sung Jin woo mais 16 caçadores, entram em uma dungeon de rank-D e depois de matar todas as criaturas ali presentes, procuram pelo Boss. Em suma, quando um portal aparece, os caçadores precisam fechar e explorar a dungeon em um período de 7 dias e ela só será extinta quando matarem todos os monstros e o chefe final, caso contrário as criaturas invadem o mundo real. 

Ocorre que, na procura pelo chefão, eles acabam encontrando uma porta dentro do portal de rank-D, que na verdade era uma dungeon de classe especial. Tal situação considerada extremamente rara, é apelidada de Covil Duplo, por haver uma dungeon de nível superior, junto de uma outra de rank inferior.

 

Momentos antes de dar ruim | Já tava todo mundo lascado


Tão logo, depois de passar pela porta, descobrem ser uma armadilha, não tratando-se de um “Boss final” e sim de algo invencível, que não tinha conexão com as criaturas do portal de rank-D. Esse salão na qual entraram é chamado de Templo Carthenon. Não quero de forma alguma tirar a experiência que o leitor terá ao ler essa etapa da história, por isso vou me ater em explicar apenas o efeito principal que isso causou ao protagonista. 

CONSEQUÊNCIAS 

As situações que se sucederam no Templo Carthenon, levaram a mudanças severas em Sung Jin woo. Por vencer a quest secreta “a coragem do fraco”, agora o sistema passa a mostrar abas com metas diárias de treinamentos, missões e instruções que ele precisa cumprir, inclusive esses avisos só podem ser vistos por ele. Com isso, capítulo após capítulo, é apresentada uma evolução drástica e constante de Jin Woo. A propósito, é por meio dos percalços para aumentar suas habilidades que vemos a força de vontade e perseverança para vencer. O melhor é que em nenhum momento a bondade e humanidade dele se esvai, pois apesar de estar se tornando cada vez mais forte, ele permanece intacto em sua convicção.

PERSONALIDADE E EVOLUÇÃO 

Uma das características louváveis de Jin Woo, é saber como usar a inteligência e criatividade a seu favor, e a forma como ele põe isso em evidência, mostra sua personalidade marcante. Além é claro, de fugir do típico estereótipo de protagonista guiado apenas pela emoção, diferentemente Sung Jin woo é calculista e incisivo. Ele possui um enorme senso de dever e não hesita quando necessário matar um inimigo, mesmo que seja humano. No tocante às criaturas malignas, nem se fala, ele mata sem dó, sempre seguindo a linha estrategista. Por outro lado também possui empatia, e consegue se pôr no lugar do outro. Solo Leveling não economiza em morte, sangue e luta, mas possui na medida certa o caráter necessário para prender o leitor.

 

Olha essa mudança e evolução – O treino do Saitama faz efeito mesmo hahaha !


Ademais, depois da averiguação do rank, por mais que o caçador treine, se esforce e realize um número maior de fechamento de dungeons, seu nível não aumentará. Por esse motivo,
Sun Jin woo é especial, já que devido ao benefício do sistema, ele consegue elevar mais e mais sua força, habilidade e consequentemente seu nível. Além do mais, o nome do manhwa significa, upar sozinho, o que faz total sentido com a narrativa. Em determinada etapa do enredo, ele requisita uma nova mensuração de seu poder pela associação de caçadores, que corrige seu rank para…. (não vou contar, se não perde a graça, mas talvez tenha ficado óbvio).

CURIOSIDADES 

Em toda a Coreia do Sul existem diversas Guildas, mas as 5 principais e mais importantes são: Hunters, Fame, White Tigers, Fiend e Knights. É padrão o mestre da guilda possuir um rank alto, por isso as 4 primeiras possuem líderes de Rank-S e a 5° é liderada por um caçador de Rank-A, inclusive a Hunters é a única guilda que dispõe de dois caçadores rank-S. Uma outra curiosidade, é que aquele que fecha um portal de Rank-S, detém o título de Nível Nação. Esse rank não oficial, é apenas um nome para se referir a caçadores que extrapolam o rank-S em poder e habilidade. Existem pouquíssimo dele no mundo e nenhum na Coreia, mas acredito que isso mude com o tempo.

Como percebe-se, além da pegada mais dark, o manhwa possui características de um RPG, com quests, itens e classes. As classes essenciais apresentadas até o momento são: lutador, healer, tanker, assassino e mago. É importante frisar, que mesmo entre os caçadores de rank-S, há uma diferença de força e habilidade ao longo do manhwa e isso fica claro. O ideal seria que mais pra frente, houvesse um ranqueamento entre eles ou um nível superior estabelecido oficialmente.

O símbolo das 5 principais guildas coreanas, acompanha a mesma ordem do texto respectivamente

CONSIDERAÇÕES FINAIS 

O crescimento de Jin woo é evidente tanto em aparência quando em poder e nos faz querer acompanhar sua jornada. Confie em mim, apesar de clichê a questão do protagonista Overpower, Solo Leveling possui um enredo vasto e muito bem abordado. Com uma variedade de lutas e batalhas sensacionais, além é claro do traço magnifico. Talvez o único defeito pra mim, seja a falta de um desenvolvimento mais denso em determinados personagens, mas que ainda podem ser melhor trabalhados no decorrer da história. Em termos de romance, não vemos nenhum feito, contudo temos dois possíveis interesses românticos do protagonista, um inclusive mais aparente que o outro. No entanto este tópico somente deve ser tratado mais para o final da obra.

LANÇAMENTO NO BRASIL 

Felizmente, a Editora NewPOP anunciou recentemente, o lançamento do manhwa e da novel de Solo Leveling no Brasil. O manhwa, como já relatado mais acima, possui por enquanto 2 volumes e a novel será vendida em um novo formato lançado na Coreia, composto por apenas 8 volumes ao invés de 14. Fique tranquilo, pois todos os 270 capítulos estão inclusos nesses 8 volumes e o manhwa será lançado para nós, também no estilo coreano, ou seja, inteiramente colorido. Segue imagens de ambos os anúncios:

 

 

Enfim, espero ter te convencido a realizar a leitura. É sério, eu não contei metade do enredo e dos acontecimentos. Você não vai se arrepender, a história é tão envolvente que quando perceber, estará no último capítulo lançado. Confesso que terminei a webtoon de Solo Leveling em 1 dia, simplesmente não conseguia parar. E acabei interrompendo a leitura da novel em inglês, a partir do momento do anúncio de lançamento no Brasil, para ter a felicidade de poder acompanhar em português (nada melhor que ler no próprio idioma né). Aproveitando que o manhwa acabou de ser licenciado no Brasil, compre e recomende aos amigos essa obra fantástica. Quem sabe daqui algum tempo saia o anime, mas espero que seja por um bom estúdio. 

  • A equipe do Animystic gravou um podcast sobre Solo Leveling: CONFIRA 

 

  • Em breve a NewPOP deve liberar a pré venda dos 2 volumes do manhwa. Pra quem se interessou pela compra, fique de olho no site oficial da editora: AQUI 


Com certeza irei adquirir tanto o manhwa, quanto a novel, que por sinal parecem vir em excelente qualidade. 

SOLÉM

Até o próximo texto >.< 

Bruna Tavares Arrais

Possuo um grande amor pela cultura japonesa. Aliás a grande maioria das músicas que escuto são J-Rock, mas curto Kpop também, além disso sou colecionadora de mangás, amo ir em eventos de anime e de quebra as vezes faço cosplay. 22 anos, Pós-graduanda em Direito Tributário Internacional e estudante de japonês a 4 anos. Me sigam nas redes sociais 😁

Posts Relacionados