TIMERMAN – Conhecendo o herói de Tokusatsu Brasileiro

Oi eu sou o Bruno, e trago para vocês algo super interessante, quero apresentar o Timerman!

Eu tive a chance de poder sentar pra conversar com o Fabiano Ferreira que é um dos criadores desse herói de “cem por cento nacional”! Então vamos conhecer mais sobre essa história.

© Timerman

Primeiramente uma palavra sobre o “gênero”

O gênero de tokusatsus não deve ser novidade para a maioria, uma vez que heróis como Power Rangers, Jaspion, Black Kamen Rider assim como muitos outros, fazem parte da cultura pop assim como da história da televisão.

Ilustrações de Tokusatsus – © Francisco Mauriz

No Japão, a palavra tokusatsu tem o significado mais atrelado ao “efeito prático”, uma vez que ela é usada para definir: série de efeitos especiais. Todavia no Brasil, acabou se adotando o termo para falar de todas as séries live action de heróis japoneses.

https://www.dicionarioinformal.com.br/significado/tokusatsu/465/

Conforme já comentado, no nosso país temos mais contato com duas grandes “categorias” desses heróis. Sendo eles os “Super Sentai” que são os grupos ou esquadrões. Similarmente, os Kamen Riders, que tendem a ser mais “guerreiros solitários”. Entretanto, ainda existem outros tipos que acabam criando todo um universo próprio com direito a subgênero e muito mais. Por exemplo, temos o próprio Ultraman.

© Francisco Mauriz

Na conversa com Fabiano pude questionar onde o Timerman se encaixaria, considerando que o personagem criado por ele não nega a influência japonesa. Segundo o próprio, seria difícil defini-lo como qualquer um desses (já citados). Visto que ele acaba por reunir influências e características mais originais, só que permanecendo fiel a categoria do “henshin” que é a transformação.

© Timerman

Mas afinal o que é o Timerman?

Em 2015, Fabiano Ferreira e Francisco Mauriz, advindos de outro projeto, decidem criar um personagem original inspirado nos famosos seriados de TV que ambos já eram fãs, tais como Jaspion, Changeman, assim como também Ultraman, entre outros. E a parceria dos dois gerou o já nomeado Timerman.

© Timerman

A história gira em torno de um professor de educação física que recebe a missão de combater um mal que ameaça a terra. Assim surge Timerman que recebe do futuro a habilidade de se transformar para combater as forças do Império Nômade.

© Timerman

A saber, Fabiano é ator com experiência em filmes e televisão, além de um passado nas artes marciais, aliado a isso, sua paixão pelas séries japonesas o levou a criar a ideia de um personagem brasileiro que ganha as habilidades de transformação. Não apenas isso, mas ele fala na entrevista sobre como sua parceria com Francisco funciona, já que os dois moram distantes, e acabam tendo que apresentar e discutir bastante as ideias sobre o roteiro e o desenvolvimento do personagem.

© Timerman

Primariamente, o projeto iniciado tinha como objetivo criar um produto áudio visual, seja curta metragem ou filme independente. Entretanto, como forma de tentar solidificar a marca, nesse meio tempo, foi criada uma história em quadrinhos. Que por conseguinte acabou gerando bastante frutos.

A HQ Nacional que começa a ganhar o mundo.

Francisco Muniz, que reúne bastante experiencia como ilustrador, ajudou a criar todo visual bem característico do personagem. Da mesma forma, é quem assume toda a parte artística da história em quadrinhos.

Conforme o relato de Fabiano, uma campanha de financiamento coletivo foi criada para lançar o quadrinho de Timerman de maneira independente. Todavia, a campanha não alcançou a meta. Mas assim como em toda boa história, uma reviravolta aconteceu e projeto foi abraçado pela Editora Kimera, que decidiu publicar o encadernado de 56 páginas.

Timerman

© Timerman

Com história de Fabiano e arte de Mauriz, o quadrinho tem sido muito bem avaliado. A história apresentada no material retrata a origem do personagem e conta com a seguinte sinopse:

“Em um futuro muito distante, o planeta Terra é invadido por uma frota conquistadores do espaço. Para surpresa deles, nos defendemos muito bem e derrotamos a eminente ameaça, restando aos invasores o plano desesperado de voltar no tempo e tentar conquistar a Terra no passado. Mas é claro que… não podemos deixar que isso aconteça.”

HQ Timerman

Não só teve todo um novo público nacional, alcançado pela história publicada pela editora brasileira. O projeto também contará com lançamento nos Estados Unidos. Fabiano conta que eles foram contatados pela editora Behemoth Comics, e assinaram o contrato para dois volumes de Timerman. A saber, a editora é distribuída nos estados unidos pela Diamond Comics que também faz a distribuição dos títulos da Marvel.

Behemoth comics

O primeiro volume do quadrinho já lançado no Brasil será distribuído em território americano. Da tal forma, o quadrinho também contará com o lançamento de seu segundo volume simultaneamente no Brasil e em solo Americano. Entretanto, ainda sem data definida por diversos fatores, incluindo o atual estado de pandemia.

Timerman

Áudio Visual e o Futuro

Conforme já apresentado, Timerman surge como um projeto multimida, algo que o próprio criador afirma ser um objetivo desde sempre. Dessa maneira, a marca criada hoje conta com produtos próprios, sejam pôsteres, camisas e artes.

Conjunto Timerman

Além disso, o curta metragem ganhou um teaser trailer lançado no canal do Youtube do projeto. Fabiano conta ainda sobre as parcerias que tem feito, incluindo o recente lançamento da música tema oficial do herói, que foi interpretada por Rafael Pinheiro do canal YouDubb, e de autoria de Tuta Vasconcelos.

Anteriormente, a produção do curta, que tem sido o principal foco de Fabiano, havia sido paralisada devido a pandemia que afeta ainda o mundo todo. Todavia, o artista reafirmou que logo voltará a fase de pré-produção e com isso uma campanha online de financiamento será lançada para a produção do curta.

Tokusatsu Nacional

Concluindo, foi muito animador ver como um projeto nacional independente, tem encontrado sua maneira de prosperar. Na conversa que tive com Fabiano o questionei ainda sobre os desafios tanto de criação quanto de produção. Em primeiro lugar, o mesmo citou os clássicos problemas sobre ter que estar envolvido em cada parte do processo, e os dilemas de ter sua equipe espalhada pelo Brasil.

Além desse artigo, o papo gerou um episódio do meu podcast o Conversa É Essa?, onde falamos mais sobre alguns outros aspectos da produção, assim como influencias que ele teve para criar o Timerman. Você pode conferir o programa em todas as plataformas e no link a seguir.

Por fim, vale ainda ressaltar que esse projeto ainda está crescendo e trabalhar com um nicho como o tokusatsu não é fácil. Mas ainda assim, muita coisa boa tem sido produzida e claro já anseio pelo curta, assim como espero que você também. Novas atualizações estão sendo divulgadas nas redes sociais do projeto, assim como a campanha de financiamento para o projeto em áudio visual.

Lembre de conferir e seguir esse trabalho. Ao mesmo tempo que já pode ir conhecendo o novo heróis pela a HQ. Portanto, lembre de comentar aqui se algo te despertou alguma dúvida. E se a música grudou na sua cabeça como na minha. Haha.

See You Later Elevator!

Posts Relacionados