Kyoto Animation – Agências de notícias pedem que revelem os nomes das vítimas restantes

Após o incêndio criminoso ocorrido no dia 18 de julho no estúdio 1 da Kyoto Animation, que ceifou a vida de 35 pessoas, a Polícia de Quioto revelou o nome de 10 vítimas desde então. Entretanto, esse processo de comunicação tem sido completamente diferente do que já foi feito em casos passados semelhantes, quando as identidades das vítimas são divulgadas logo após a descoberta dessas identidades. Devido a isso, 12 agências de notícias enviaram em conjunto na última terça-feira, 20, um pedido para que as autoridades da região revelassem os nomes das outras 25 vítimas do atentado.

Segundo informações, a Polícia de Quioto não divulgou os outros nomes em respeito as famílias das vítimas. Daisuke Okeda, advogado da Kyoto Animation para este caso, pediu para que a mídia respeitasse a privacidade das vítimas e dos que estão de luto. Okeda chegou a revelar recentemente que não estava pendido para que a polícia mantivesse os nomes em segredo “para sempre”.

Sobre o pedido das agências, a dubladora Megumi Ogata (Shinji Ikari em Evangelion, Sailor Urano em Sailor Moon) disse que “entre aqueles que conhecem as identidades daqueles cujos nomes não foram revelados [os nomes] já são de conhecimento comum. Mesmo assim, é certamente suficiente para [nós] simpatizar com a amargura e o sofrimento.”, disse. “Por que os jornalistas que escrevem os artigos não começam escrevendo todos os seus artigos com as linhas de texto com seus nomes neles?”, completa.

Já o diretor Junichi Sato (Sailor Moon, Princess Tutu, Aria) comentou que: “u acho que as agências de notícias também têm a responsabilidade de prevenir danos secundários que possam surgir de suas reportagens. Então eles não deveriam mostrar como estão indo para evitar que isso aconteça primeiro?”.

Vale lembrar que casos em que a polícia não divulga todos os nomes das vítimas já aconteceu em outras oportunidades, como no caso do incêndio em um hotel na cidade de Fukushima em maio de 2012.

Fonte: Aqui!

Follow Me:

Posts Relacionados