Mamoru Oshii cita 5 filmes vitais para a criação de Ghost in the Shell

Nos últimos dias, durante o programa Kono eiga ga mitai (“I want to see this film”) o aclamado diretor Mamoru Oshii (Ghost in The Shell, Angel’s Egg) citou 5 filmes específicos que segundo ele foram importantes para a criação do filme Ghost in the Shell.

Os filmes são:

  • Day for Night
  • Blade Runner
  • This Island Earth
  • Bride of White Castle
  • 2001: A Space Odyssey

Em uma entrevista publicada no PR Times, Mamoru Oshii deu mais detalhes sobre a influência que o 2001: Odisseia no EspaçoDay of Night e Blade Runner tiveram.


Ele teve seu primeiro contato com 2001: Odisseia no Espaço  enquanto estava no ensino médio,  e este filme foi o que inspirou a tornar-se num escritor de ficção científica. Ele relata que na época ficou impressionado apenas com o espetáculo visual, mas foi só quando assistiu o filme anos depois que percebeu que o filme também tinha um enfoque no conceito de humanidade.

Demorei um bom tempo para perceber que não era apenas um filme com grande história e atores, mas sim um filme sobre grandes ideias.

Segundo Oshii, Day for Night o inspirou a se tornar um diretor de cinema, após ver o filme no período de faculdade.

Oshii concluiu falando sobre Blade Runner, um filme que ele admira ao ponto de sempre mantê-lo em seus favoritos.

Eu sempre pensei sobre o que os filmes podem fazer que nenhuma outra forma de contar histórias pode alcançar, e depois de ver Blade Runner, eu fiquei com a certeza que é a construção de mundos.

Ele acrescentou que Blade Runner é um filme tão influente que, qualquer  universo de ficção focado em tecnologiafoi inspirado por Blade Runner de alguma forma. Assim como acontece com grandes sucessos, muitos filmes se inspiraram em Blade Runner após o seu lançamento, Oshii acredita que Ghost in the Shell é um deles.

Fausto

Um dos redatores do Animystic. Estudante de farmácia e trabalhador de chão de fábrica. Excêntrico admirador de mangás, cinema antigo, podcasts e história.
Follow Me:

Posts Relacionados