STADIA, o console de jogos por streaming da Google

Hoje (19) na Game Developers Conference a Google anuncia o Stadia, sua nova plataforma de streaming de jogos. O Stadia permitira jogar games em qualquer um dos aparelhos Google. Ele funciona através do processamento de dados da nuvem, tecnologia que vem sendo testada nos últimos anos e normalmente requer uma poderosa conexão de internet.

A plataforma é quase totalmente digital, tudo funcionará através dos servidores da empresa , que podem transmitir jogos até 4K e 60FPS no lançamento, podendo ser expandido para 8K e 120FPS. Não haverá necessidade mais de baixar os jogos, tudo funcionara com base no streaming. Desde que tenha conexão com a internet o jogo será acessível em qualquer dispositivo, afirma a empresa. Um dos desenvolvedores do Stadia afirmou que o futuro dos consoles não está em caixas físicas, mas sim nos servidores de empresas.

No vídeo abaixo, o vice-presidente da Google, Phill Harrison, fala sobre como os jogos do Stadia poderão ser acessados e também demonstra a diversidade de plataformas que nele poderá ser acessado.

O Controle do Stadia

O controle da própria plataforma foi apresentado também, no vídeo assim ele explica as funcionalidades do controle também. Apesar do Stadia poder ser usado com qualquer controle, ou teclado e mouse, o controle do Stadia apresenta algumas vantagens, entre elas, o controle se conecta a conta por conexão Wi-fi diminuindo o tempo necessário para o controle se conectar a plataforma usada, e também permitindo que se troque de plataforma com mais facilidade e velocidade.

O controle possuirá uma entrada para microfone pois uma das funções únicas do controle é o Google Assistente filtrar vídeos no Youtube com as soluções para as dificuldades que tiver no jogo no mesmo instante. A outra função única do controle é a de compartilhamento de vídeos diretamente do youtube.

Não foi divulgado valor de comercialização do controle.

Potencia do Stadia

O Stadia não possui um hardware fixo, a plataforma depende de como a empresa alimenta e melhora seus servidores(que são compostos por 7.500 nós de transmissão de dados em todo o mundo). Para transmitir jogos para todos em 4K, o Google disponibiliza de uma fazenda de computadores 10,7 Teraflops de poder de processamento. Mas para que isso funcione nessa capacidade é necessário uma excelente internet, para ter fazer uma ligação dos servidores do Google com a sua casa.

O Google também alfineta seus novos concorrentes da industria dos jogos. Nossa capacidade é maior que os dois atuais consoles mais potentes juntos”, diz Harrison.

Jogos

Poucos jogos foram apresentados, dentre eles estão: Doom, Doom Eternal, NBA 2K Sports, Assassin’s Creed Odyssey, Rime e Shadow of the Tomb Raider e serão disponibilizados em 4K com HDR e a 60FPS.

Estúdio de Jogos da Google

Além dos estúdios parceiros, a Google tem a intenção de desenvolver seus próprios games, com objetivo de aumentar o valor do Stadia. No evento foi apresentado a “Stadia Game & Entertainment” a divisão de games do Google comanda pela Jade Raymond, desenvolvedora experiente com participação na criação de vários jogos da saga Assassin’s Creed.

Raymond afirma que outras empresas vão criar títulos para a Stadia, porém não foi revelado quais são esses títulos e também não há previsão para serem anunciados.

Cross-play

Outra característica dessa novidade é que qualquer jogo Multiplayer ter o consentimento da companhia para cross-play com outros consoles da geração.

Data de Lançamento

O Stadia será lançado em 2019 nos Estados Unidos, Canada, Reino Unido e em partes da Europa. Não possui previsão para lançamento no Brasil, e nem foi divulgado preço de assinatura.

Por fim o Google prometeu apresentar novos jogos e informações no verão americano (Junho a Setembro), na mesma época que a E3.

Fábio Muniz

Tenho 18 anos, carioca, e sempre vou aparecer por aqui com uma noticia nova ou um texto sobre o mundo da dublagem, quando não estiver pagando mico no podcast.

Posts Relacionados